Para criar soluções confiáveis de IA generativa, o cortAIx Lab da Thales, o laboratório integrado mais poderoso para IA crítica na Europa, e a CEA, que é uma das organizações de pesquisa mais inovadoras do mundo e está listada ao lado da Thales no Top 100 Global Innovators da Clarivate Analytics,1 uniram forças para se concentrar em uma série de casos de uso de IA generativa, em particular para aplicativos de inteligência e comando.
Bertrand Tavernier, diretor técnico da Thales para o negócio de Sistemas de Comunicação e Informação Segura: “Essa parceria com as equipes de IA da CEA combinará o poder de sua pesquisa com nosso trabalho no cortAIx, o acelerador de IA da Thales, que reúne a experiência tecnológica do Grupo e o profundo conhecimento dos setores de defesa e segurança. Nossos clientes – governos, forças armadas, operadores de infraestruturas críticas – precisam de soluções confiáveis e soberanas de IA generativa para suas missões críticas”.
Alexandre Bounouh, diretor do Instituto List da CEA, especializado em sistemas digitais inteligentes: “ Essa parceria se baseia na longa colaboração entre a CEA e a Thales e a estende para a questão sensível da IA generativa, combinando a experiência e a excelência das equipes de pesquisa da CEA em segurança e proteção de IA com as forças do cortAIx no domínio estratégico de defesa e segurança. Ela apoiará a missão da CEA em segurança, proteção e inteligência artificial com nossos parceiros e todos os stakeholders institucionais e industriais neste campo”.
Casos de uso para as forças armadas
A IA generativa pode ser desenvolvida para acelerar os ciclos de comando OODA (observar, orientar, decidir, agir) e implementada em toda a cadeia de decisões críticas: detecção e coleta de dados, transmissão e armazenamento de dados, processamento de dados e suporte a decisões.
A IA generativa servirá como um assistente inteligente confiável para os usuários, permitindo que eles dialoguem de forma fácil e eficiente com sistemas complexos, com o objetivo de facilitar e acelerar a tomada de decisões humanas e o ritmo das operações. Para a coleta inteligente, por exemplo, a IA generativa multimodal possibilitará extrair, processar, correlacionar e interpretar simultaneamente diferentes tipos de informações de várias fontes – como a Web, mídias sociais e sensores em um teatro de operações – para gerar resumos e acelerar a produção de relatórios confiáveis.
O cortAIx Lab da Thales e a CEA também se concentrarão na interoperabilidade dentro das coalizões. Para simplificar a comunicação entre os estados membros no contexto de uma operação conjunta, a IA geradora confiável facilitará a interação entre operadores e sistemas complexos, traduzindo suas intenções em uma sequência de ações e traduzindo termos técnicos para os idiomas das várias nações envolvidas.
Thales, líder em IA confiável para sistemas de missão crítica
A Thales é um dos principais participantes em IA confiável, cibernética, transparente, explicável e ética para forças armadas, fabricantes de aeronaves e operadores de infraestrutura crítica. Em 2023, o Grupo foi o principal requerente de patentes da Europa no campo da IA para sistemas de missão crítica. Ele tem mais de 600 especialistas em IA e recebe cerca de 100 estudantes de doutorado todos os anos em IA no cortAIx, o acelerador de IA da Thales no campo da pesquisa (cortAIx Lab), sistemas (cortAIx Factory para sistemas de suporteàdecisão) e sensores (cortAIx Sensors para sonar, radar, rádio e optrônica). Graças ao cortAIx eàsua rede de parceiros industriais, start-ups e acadêmicos de classe mundial, a Thales está incorporando a IA em mais de 100 de seus produtos e serviços. Beneficiando-se das mais avançadas tecnologias de sensores e sistemas, esses recursos de IA cobrem todo o espectro de necessidades em defesa, aviação, espaço, segurança cibernética e identidade digital. A IA confiável foi projetada para atender às necessidades específicas de segurança e soberania dos clientes da Thales. Ela traz maior eficiênciaàanálise de dados e ao suporte a decisões e acelera a detecção, a identificação e a classificação de objetos de interesse e cenas-alvo, ao mesmo tempo em que leva em conta restrições específicas, como segurança cibernética, capacidade de incorporação e frugalidade em ambientes críticos.
CEA, um participante importante na IA confiável para sistemas de missão crítica
No campo da inteligência artificial, a CEA está posicionado de forma única em toda a cadeia de valor da IA, com habilidades que vão de algoritmos e ferramentas de desenvolvimento de softwareàarquiteturas de computação e microeletrônica. As soluções de hardware e software desenvolvidas pela CEA com seus parceiros acadêmicos e industriais destinam-se a aplicações em que a qualidade e o desempenho da IA são essenciais. Elas incluem aplicações soberanas para as quais a CEA é seu próprio cliente (segurança cibernética, defesa, energia) e aplicações industriais para as quais a CEA contribui com sua experiência.
A CEA desenvolveu um conhecimento especializado de alto nível em tecnologias de IA, permitindo que a agência apoie seus parceiros do setor no desenvolvimento de soluções inovadoras. Em seu CEA-List Institute, especializado em sistemas digitais inteligentes, a CEA concentra sua pesquisa no desenvolvimento de modelos de alto desempenho, confiáveis e soberanos.
Trabalhando com a Thales, as equipes da CEA aplicarão seus conhecimentos mais especificamente para desenvolver LLMs (modelos de linguagem de grande porte) e VLMs (modelos de linguagem de visão) para os setores e casos de uso visados pela Thales.
Sobre a Thales A Thales (Euronext Paris: HO) é líder global em tecnologias avançadas, especializada em três domínios de negócios: Defesa e Segurança, Aeronáutica e Espaço, e Segurança Cibernética e Identidade Digital. O Grupo desenvolve produtos e soluções que ajudam a tornar o mundo mais seguro, mais verde e mais inclusivo. O Grupo investe cerca de 4 bilhões de euros por ano em Pesquisa e Desenvolvimento, particularmente em áreas-chave de inovação, como IA, segurança cibernética, tecnologias quânticas, tecnologias de nuvem e 6G. A Thales tem cerca de 81.000 funcionários em 68 países. Em 2023, o Grupo gerou vendas de 18,4 bilhões de euros. |
Sobre a CEA
A CEA é uma importante organização de pesquisa que trabalha em prol dos interesses do governo francês, sua economia e seus cidadãos. Graças às suas fortes raízes na pesquisa fundamental, é capaz de fornecer soluções concretas para atender às necessidades em quatro campos-chave: energia de baixo carbono, tecnologias digitais, tecnologias para a medicina do futuro, defesa e segurança nacional. Como o principal inovador mundial entre as organizações públicas de pesquisa (Clarivate 2024), o CEA atua como um catalisador e acelerador de inovação para a indústria francesa. Ajuda empresas de todos os setores a serem mais competitivas, criando produtos de alto desempenho que se destacam e desenvolvendo soluções pioneiras que levam a mudanças na sociedade. A CEA implanta essa dinâmica em todas as regiões da França, auxiliando parceiros locais a inovar, ajudando a criar valor sustentável e empregos em todo o país, adaptados às reais necessidades da indústria. Ao mesmo tempo, apoia o desenvolvimento de suas 250 start-ups, vetores ágeis para transferir a tecnologia disruptiva e o conhecimento desenvolvidos nos laboratórios da CEA para a indústria.
Saiba mais em: www.cea.fr
___________________________
1 A CEA está listada com a Thales no Top 100 Global Innovators publicado pela Clarivate Analytics:Thales listada entre as 100 empresas mais inovadoras do mundo pela 11ª vez | Thales Group
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20240617618317/pt/
Contato:
Informações para Imprensa
FSB Comunicação
Felipe Blanco
Lucas Ardigo
Fabio Souza
Fonte: BUSINESS WIRE