DÁ PARA APRENDER FINANÇAS JOGANDO FORTNITE? PICPAY LANÇA COFRINHO DEFENSE MAPA PARA ENSINAR GESTÃO DO DINHEIRO
Poderiam os jogos ensinar sobre finanças sem abrir mão da diversão? O PicPay acredita que sim. E por isso, está ingressando no universo dos games com o lançamento do cofrinho defense um mapa personalizado no Fortnite, um dos jogos multiplayers mais populares do mundo.
O novo mapa, “Cofrinho Defense”, é um cenário Tower Defense desenvolvido no modo Criativo — de onde saem as experiências mais inovadoras do jogo, com dedicação de fã para fã. Nele, uma cidade é dominada por vilões da vida financeira, como gastos inesperados, compras por impulso e promessas de dinheiro milagrosas. Cabe aos jogadores unirem forças para proteger o Cofrinho e recuperar a cidade.
Cofrinho Defense foi pensado especialmente para os fãs desafiarem suas habilidades enquanto aprendem sobre saúde financeira
A criação do mapa é o primeiro passo no preenchimento de uma lacuna na vida de crianças e adolescentes brasileiros: as finanças pessoais. Seja comprando jogos em plataformas online, transações in-game ou brinquedos em lojas virtuais, este público já lida diretamente com dinheiro digital. Em abril deste ano, um levantamento do PicPay com 1.500 entrevistados revelou que seis a cada dez pais transferem as mesadas de seus filhos via Pix. Porém, ainda faltam estratégias que falem de saúde financeira nos espaços onde elas estão, falando a mesma língua.
Confira o vídeo:
“Queremos oferecer uma experiência divertida e nova aos jogadores, além de equipá-los com as ferramentas e conhecimentos necessários para uma relação saudável e responsável com o dinheiro”, explica Pedro Romero, diretor de Serviços Financeiros para Pessoa Física do PicPay.
Segundo Romero, menores de 18 anos já representam 10% da abertura de contas no PicPay e a primeira coisa que fazem é criar uma chave Pix. Além disso, atualmente, 42% dos usuários do PicPay são pais ou mães de menores de 16 anos, e é crescente a preferência por soluções financeiras digitais entre as famílias.
A opção pelo Fortnite se deu pela sua importância no atual cenário de games no Brasil e no mundo. Segundo dados da plataforma de monitoramento ActivePlayer, só em março deste ano, o shooter teve um público ativo de 221.5 milhões — do qual a terceira maior base de jogadores (5.5%) é brasileira.
Diante das necessidades de ferramentas financeiras pensadas para o público infantojuvenil, o PicPay também está lançando uma conta voltada para menores, conectada a dos pais. Com essa nova oferta, crianças desde o primeiro dia de vida até adolescentes poderão ter uma experiência personalizada e individualizada, com recursos como Pix, cartão de débito e Cofrinhos para ajudá-los a entender e gerenciar suas finanças.
“Nosso objetivo é proporcionar uma experiência segura para os pais e oferecer aos filhos a liberdade que eles desejam. Acreditamos que a conta ajuda a preencher uma lacuna importante no mercado, já que poucas ou nenhuma ferramenta oferece um equilíbrio entre o que os jovens querem e o que é útil para os pais”, diz Romero.
Como funciona o Mapa no Fortnite do PicPay:
- A vida financeira do jogador é representada por um Cofrinho no centro do mapa;
- O objetivo é proteger o cofrinho de várias ondas de vilões da vida financeira;
- Cada onda derrotada aumenta o tamanho do cofrinho e ensina uma lição;
- Quanto mais tempo o cofrinho permanece intacto, mais o jogador aprende sobre como ter uma relação saudável com o dinheiro
Os vilões:
• Gastin e Gaston: A dupla que representa pequenos gastos que acabam virando um “gastão”.
• Desperado: O inimigo que ensina a importância de ter uma reserva de emergência.
• Esbanjão: A ameaça que mostra os perigos do consumismo desenfreado.
• Miss Take: O vilão que destaca os riscos de confiar seu dinheiro a terceiros.
Link trailer do vídeo: Link
O mapa “Cofrinho Defense” está disponível a partir de hoje (17) para partidas locais e online com até quatro jogadores. O código para jogar o Cofrinho Defense é o 4262-4686-7152. Para acessar, basta inseri-lo na caixa de busca do game.
Fortnite está disponível para Windows, Android, iOS e nos consoles PlayStation e Xbox das duas últimas gerações. A experiência do Fortnite foi criada de forma independente, não sendo patrocinada, apoiada nem administrada pela Epic Games, Inc.