497
Mais de 60% dos cerca de 5 milhões de usuários do site de recrutamento e seleção online Elancers estão empregados. Segundo o presidente da empresa, Cezar Tegon, esse indicador revela que, de modo geral, as pessoas estão permanentemente atentas ao mercado de trabalho e podem trocar de emprego a qualquer momento.
No entanto, procurar emprego quando se está empregado pode não ser uma boa política. Há casos de empregados que enviaram o currículo para as próprias empresas onde atuavam apenas porque a vaga era confidencial e não trazia o nome da empresa. Por isso, quando você está empregado, uma boa ideia pode ser a de colocar alguém para procurar emprego por você, usando para isso um robô.
De acordo com Tegon, robôs são muito usados na Internet nos dias de hoje. Eles são essenciais, por exemplo, para sites de busca como o Google, pois investigam se determinados sites estão ativos e podem ajudar a qualificar os bilhões de buscas que as pessoas fazem todos os dias:
“Se você está empregado e quer monitorar vagas naquela empresa dos sonhos, uma boa ideia é fazer isso por meio de robôs que vão monitorar os sites de seu interesse e alertar você quando aquela vaga aparecer”, explica Tegon, que desenvolveu o Elancers Bots, um robô buscador de empregos que ajuda profissionais já empregados a encontrarem a vaga que consideram ideal para suas carreiras.
Coaching online – Mas a eficiência desses robôs online não se resume a monitorar uma vaga potencial. Segundo Tegon, o Elancers Bots permite que o candidato compare suas competências e demandas salariais com as dos outros candidatos que se inscreveram à mesma vaga:
“São 11 gráficos que dão ao usuário uma visão panorâmica da vaga, dos inscritos e de suas chances no processo. Por exemplo: ao analisar os dados do Elancers Bots o candidato pode descobrir que seus concorrentes têm inglês e estão pedindo salários menores, o que reduz suas chances se não for fluente no idioma”, explica.
Com essa visão multidimensional das vagas, os candidatos conseguem fazer um planejamento de carreira, programando cursos e aprendizados necessários para alcançar certos cargos e posições. E tudo isso sem sair da frente do computador, apenas configurando suas preferências para que o seu robô faça o resto.
“Criamos este serviço quando constatamos que os sites de emprego eram desenvolvidos para atender necessidades exclusivas das empresas. Nesses sites, o profissional atuava apenas como um observador que se inscreve a uma vaga e espera que algo aconteça. Mas percebemos que tínhamos muita informação disponível também para o candidato, daí porque configuramos a solução. Com o Elancers Bots o profissional que busca emprego, esteja empregado ou não, consegue compreender suas forças e fraquezas em relação a um mercado de trabalho que muda sempre, conseguindo informações que vão ajudar a pautar sua carreira, algo como um coaching online. Com o sistema, o profissional assume uma posição de protagonista de sua própria carreira, reunindo informações para tomar decisões relativas a seu futuro”, explica Tegon.