Hoje em dia, é comum trabalhar com pessoas de diversas origens. Com mais de 221 locais de trabalho em todo o mundo e operações em mais de 74 países, a Samsung Electronics conta com funcionários e funcionárias de diferentes nacionalidades, religiões, gerações e valores. A Samsung acredita que respeitar a diversidade e se comunicar com transparência não apenas contribui para as pessoas alcançarem seu potencial, mas também estimula a inovação e o crescimento. À medida que a empresa cria produtos e serviços que atendem às necessidades das pessoas em todo o mundo, essa mentalidade aberta é fundamental para estabelecer verdadeiras conexões e alcançar o sucesso.
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, e para refletir sobre o valor da diversidade, equidade e inclusão (DEI), a Samsung Newsroom conversou com funcionários de diferentes origens, desde executivos até novos contratados e gerentes de DEI. O objetivo foi ouvir suas opiniões sobre a próspera cultura de DEI da empresa.
“A Samsung Electronics busca inovação para todos”.
“Desafie-se a perseguir seus verdadeiros desejos, de uma maneira autêntica, em vez de seguir cegamente o caminho dos outros”.
Younghee Lee Presidente e CMO de Marketing Global da Samsung Electronics |
“A diversidade é o impulsionador do crescimento sustentável em uma empresa global, e a Samsung está comprometida com a Inovação para Todos”, disse Younghee Lee, Presidente e Diretora de Marketing Global da Samsung Electronics.
“Como uma empresa de alcance mundial, a filosofia de nossa marca destaca a resolução dos problemas dos clientes e o desejo de ajudá-los a desfrutar de uma vida melhor, independentemente de sua região, raça ou gênero, em qualquer lugar do mundo. Estamos empenhados em compartilhar genuinamente esse valor com nossos clientes, ao mesmo tempo em que apoiamos essa missão em toda a organização”, declarou ela.
Lee incentivou os funcionários a cultivarem uma cultura de aceitação das diferenças, “ouvindo as opiniões dos colegas e realizando discussões abertas para que cada pessoa possa desenvolver plenamente as suas capacidades com base na sua experiência particular”.
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, ela aconselhou as mulheres a permanecerem verdadeiras a si mesmas e a confiarem em seu potencial. “Acredito que, ao desafiarem a si mesmas e buscarem de fato o que realmente desejam – de maneira autêntica, em vez de seguir cegamente os outros – as mulheres darão um passo significativo não apenas para seu próprio desenvolvimento, mas também para a sociedade como um todo”.
“O design inclusivo leva em consideração e respeita todos os usuários, e o design da Samsung Electronics se esforça para alcançar esse objetivo”.
Gunho Chae Designer, Equipe de Design de Interação da Samsung Electronics |
Como designer na Equipe de Design de Interação da Samsung Electronics, responsável pelo design inclusivo, Gunho Chae leva em consideração a ampla base de clientes da marca para desenvolver produtos e serviços que respeitam a diversidade de todas as pessoas.
A Samsung desenvolveu um glossário de termos para informar sua linguagem inclusiva e criou diretrizes e materiais de treinamento para garantir que os funcionários estejam bem preparados para incorporar os valores de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI).
“A Samsung acolhe todos os clientes e reconhece suas diferenças, independentemente da idade, deficiência, estrutura familiar, identidade de gênero, raça, cultura ou status socioeconômico”, disse Chae. “Respeitamos todos as pessoas e nos esforçamos para tornar nossos produtos, serviços, manuais e anúncios relevantes para nossos clientes, proporcionando uma experiência de usuário aprimorada”.
“Juntos, podemos alcançar nossos objetivos mais rápido”.
Michelle Anne Mangl-Lan Gerente de DEI, Samsung Electronics America |
Michelle Anne Manglal-Lan, responsável pela área de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) na Samsung Electronics America, procura criar um ambiente onde os funcionários possam se comunicar, compreender e aprender uns com os outros de maneira fluida. Ela está particularmente empenhada em motivar as funcionárias e promover uma cultura corporativa onde elas se sintam capacitadas para desbloquear o seu potencial. No ano passado, ela organizou a conferência Grupos de Recursos para Funcionários (ERGs – Americas Employee Resources Groups, na sigla em inglês) para estabelecer uma rede de colaboração e compartilhar melhores práticas em DEI.
“Os ERGs surgiram do interesse e envolvimento de nossos funcionários com a DEI”, compartilhou Manglal-Lan. “Juntos, somos mais fortes e conseguimos alcançar nossos objetivos com mais rapidez. Estou orgulhosa do fato de a Samsung Electronics America ser o primeiro escritório a lançar um ERG.”
“Estou me esforçando para me instruir, participando de sessões e dedicando tempo à leitura sobre diversidade, equidade e inclusão sempre que tenho oportunidade”.
Jiyoon Jang Estratégia de vendas B2B, Samsung Electronics |
Jiyoon Jang, nova funcionária da divisão Visual Display (VD) da Samsung Electronics, percebeu que a empresa era mais diversa do que ela imaginava quando visitou a Digital City, o escritório da Samsung em Suwon, pela primeira vez. “Recebemos treinamento em DEI durante as sessões de integração de novos funcionários, e percebi a importância de uma cultura inclusiva em um ambiente com um grupo tão diversificado de pessoas”.
“Eu sabia que a Samsung fez doações para iniciativas de responsabilidade social”, comentou ela. “Desde que entrei, também aprendi que a empresa está sinceramente comprometida em desenvolver tecnologias que sejam verdadeiramente inclusivas.”
O Modo Relumino para deficientes visuais e as Legendas Audíveis para deficientes auditivos estão entre alguns dos projetos desenvolvidos pela Divisão VD para tornar os produtos da empresa mais acessíveis, alinhando-se ao slogan do departamento, “Telas para Todos”.
“Espero que os produtos nos quais trabalho contribuam no futuro para a diversidade e a inclusão, e que eu possa me orgulhar do que faço”, afirmou Jang. “Acredito que a discriminação contra as minorias e os conflitos intergeracionais resultam da ignorância, por isso estou trabalhando arduamente para me instruir, participando de sessões e lendo sobre diversidade, equidade e inclusão sempre que tenho oportunidade”.