Home Artigos Mesquita de Astana é climatizada com equipamentos Danfoss

Mesquita de Astana é climatizada com equipamentos Danfoss

por Paulo Fernandes Maciel

Mesquita de Astana adota solução para reduzir uso de energia, diminuindo o consumo de calor em 17,5%

A Mesquita de Astana, a maior da Ásia Central, deu um passo ousado na redução das emissões de CO2 e na promoção de um futuro mais sustentável com a instalação de uma nova solução de aquecimento térmico da Danfoss que reduz o consumo de calor em 17,5%.
O grupo global de engenharia da Danfoss ajudou a fornecer à Mesquita de Astana uma solução de aquecimento de alta eficiência energética para garantir o conforto dos fiéis durante os rigorosos invernos do Cazaquistão, quando as temperaturas podem atingir -50 graus Celsius.
A nova solução do sistema de aquecimento térmico permite menor emissão de CO2, o que colabora para a promoção de um futuro mais sustentável, com a expectativa de gerar uma economia anual de US$ 55 mil nos custos de aquecimento. Com esta economia, a solução térmica terá suas despesas cobertas após 8 anos.

Solução de aquecimento térmico fornecida pela Danfoss deverá gerar uma economia anual de US$ 55 mil.


Ziad Al Bawaliz, Presidente Regional da Danfoss para a Região da Turquia, Oriente Médio e África, afirma: “Devido às suas grandes dimensões, a Mesquita de Astana enfrenta desafios únicos de aquecimento durante os invernos rigorosos. Conseguimos fornecer uma solução que distribui eficazmente o calor por toda a ampla estrutura, ao mesmo tempo em que reduz o consumo de energia.”
A Mesquita de Astana é a maior da Ásia Central e uma das maiores do mundo. A cúpula principal da mesquita é a maior do seu tipo no mundo, com quase 83,2m de altura e 62m de diâmetro. Os quatro minaretes circundantes possuem 130m e são feitos de cinco partes, para simbolizar os cinco pilares do Islã – a fé, oração, jejum, zakat e a peregrinação.

Mesquita de Astana
Mesquita de Astana (tubulação HVAC com equipamentos Danfoss (foto divulgação)

O sistema de aquecimento da Mesquita de Astana emite menos CO2, promovendo um futuro mais sustentável.


Através de um controle preciso da temperatura interna, a solução de aquecimento da Danfoss também é capaz de reduzir o consumo de aquecimento mesmo quando a mesquita está vazia, aumentando ainda mais a eficiência energética e mantendo as condições ideais no edifício.
“Os edifícios são a segunda maior fonte de emissões de carbono relacionadas com a energia no âmbito global e, em áreas urbanas, podem muitas vezes ser responsáveis por mais de 50% das emissões”, acrescenta Ziad Al Bawaliz. “Reduzir as emissões dos edifícios é fundamental para que possamos cumprir as metas climáticas, e este projeto prova que é possível promover a sustentabilidade sem aumentar os custos.”

Respeito às leis do Cazaquistão


Altun Koksal, Diretor da Stroymep, empresa de engenharia que contratou a Danfoss para o projeto da Mesquita de Astana, afirma: “A utilização de tecnologias de economia de energia foi fundamental para este projeto, tendo em vista as novas leis da República do Cazaquistão, que exigem agora que os edifícios economizem energia.

A aplicação prática destas tecnologias da Danfoss possibilitou tornar o espaço mais confortável para os visitantes, minimizar os custos referentes ao aquecimento e melhorar a confiabilidade e segurança do sistema de fornecimento de calor.”

Sobre a Danfoss


A Danfoss desenvolve tecnologias avançadas que nos permitem construir um amanhã melhor, mais inteligente e mais eficiente. Nas cidades em crescimento, asseguramos o fornecimento de alimentos frescos e o melhor conforto em nossas casas e escritórios, atendendo à necessidade de infraestrutura eficiente em energia, sistemas conectados e energia renovável integrada. Nossas soluções são usadas em áreas como refrigeração, ar condicionado, aquecimento, controle de motores e máquinas móbil. Nossa engenharia inovadora remonta a 1933 e hoje a Danfoss ocupa posições líderes no mercado, empregando mais de 28 mil e atendendo clientes em mais de 100 países. Somos uma empresa privada controlada pela família fundadora.

Leia mais sobre nós em www.danfoss.com.br

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações