A melanina é o pigmento responsável por dar a coloração da pele e dos pelos, o que vale tanto para nós, humanos, como para os animais domésticos, como cães e gatos. No caso de pets com pelos claros ou brancos, a presença desse tipo de proteína é mínima ou quase nenhuma.
Saiba o que fazer para manter seu pet bonito e saudável
O problema é que por conta disso o animal acaba tendo maior sensibilidade à agentes externos, como o sol, a sujeira e até mesmo a parasitas, como pulgas e carrapatos. Sendo assim, mais que usar roupinhas para cachorros e gatos, é preciso adotar algumas medidas mais eficazes.
Isso inclui o uso de produtos específicos para animais de pelos claros, além de alguns cuidados relativamente simples, de modo a garantir que o seu peludo fique, ao mesmo tempo, protegido e muito mais saudável. Veja a seguir os principais cuidados para se ter com cães e gatos de pelagem clara.
Como cuidar de pets de pelos claros?
Prefira shampoos para pelos claros
Com o passar do tempo, é bem comum que cães e gatos com pelos claros fiquem visivelmente mais sujos que seus pares de pelos escuros, já que os fios brancos ou mais clarinhos tendem a evidenciar qualquer sujeira existente.
Isso faz com que o banho acabe sendo um pouco mais frequente. Só que, além dessa regularidade na higiene, outra dica é o uso de shampoos específicos para pelos claros. Esses itens podem ajudar a manter os fios mais uniformes e brilhosos por mais tempo.
Tose apenas o necessário
Animais de pelagem longa exigem, além da escovação diária dos pelos, a tosa periódica deles. Isso deve ser feito exclusivamente em pet shops, já que eles terão as ferramentas adequadas para tal tipo de serviço.
Agora, um erro comum de muitos tutores é fazer uma tosa intensa, deixando os fios extremamente curtos. A não ser em casos específicos, a exemplo de uma cirurgia, isso não deve ser feito, principalmente em animais de pelos claros, já que estes ajudam a criar uma camada protetora extra contra os raios solares.
Evite a exposição excessiva ao sol dos pets de pelos claros
Assim como nós, humanos, os pets também precisam de uma dose diária de vitamina D para o bom funcionamento de seu organismo, o que é feito por meio da exposição ao sol.
O detalhe é que, quando isso acontece de maneira exagerada e sem considerar os horários de pico, as chances do animal sofrer queimaduras ou até mesmo desenvolver câncer de pele são ainda maiores. Sendo assim, deixe-o fazer esse banho de sol em horários mais brandos, evitando o período das 10h às 16h.
Aplique protetor solar específico para pets
Os nossos peludos também devem usar protetor solar. Esse tipo de item específico para pets é encontrado em lojas de produtos veterinários ou pet shops. O melhor é que além de prevenir contra queimaduras, envelhecimento precoce e o temido câncer de pele, ele ainda deixa os pelos hidratados.
O uso do protetor solar é recomendado para todos os tipos de pelos de cães e gatos, em especial os mais claros, e deve ser aplicado principalmente em regiões mais expostas, como focinho, barriga, orelhas e ao redor dos olhos. Em lugares de maior incidência solar, como parque ou praia, reaplique o produto a cada 2 horas.
Ofereça ração de qualidade
Outra recomendação válida para todos os animais domésticos é o uso de uma ração de boa qualidade, já que, além de garantir alimentação adequada às necessidades do seu pet, ela ainda ajuda na saúde dos pelos.
Nesse caso, o melhor a se fazer é buscar a orientação com o médico veterinário que poderá lhe indicar as melhores marcas, considerando a idade, o porte e o quadro clínico do seu cachorro ou gato.
Proteja seu animal contra pulgas e carrapatos
Espécies de pelos claros tendem a ter mais sensibilidade que os demais, podendo desenvolver alergias, irritações e, no pior dos casos, até mesmo feridas por conta da presença de parasitas, como pulgas e carrapatos.
Portanto, é preciso redobrar o cuidado. Assim, use produtos específicos para a eliminação desses agentes nocivos, lembrando sempre de manter a higiene correta do ambiente em que o seu pet vive.