A Samsung Developer Conference (SDC) destacou as mais recentes experiências e serviços para vários dispositivos que são habilitados por uma multiplataforma e por um ecossistema verdadeiramente conectado
A Samsung Electronics Co., Ltd. realizou hoje a Samsung Developer Conference (SDC), no Moscone Center, em São Francisco. Em sua nona edição, o evento para desenvolvedores e parceiros se concentrou no compromisso da Samsung com a inovação aberta e a estratégia de serviços, destacando as plataformas Bixby, Samsung Knox, SmartThings e Tizen para desenvolvedores.
Durante o keynote, a Samsung apresentou novas maneiras de criar experiências mais seguras, saudáveis e sustentáveis por meio de seu ecossistema de múltiplos dispositivos, que foi particularmente aprimorado pelos novos recursos de conectividade do SmartThings e uma Matriz Samsung Knox atualizada. A conferência também destacou a One UI 6, a versão mais recente de sua interface de usuário móvel líder de mercado, que apresenta uma variedade de estilos personalizados e novos recursos para uma experiência completa com o smartphone.
“Mais de 500 milhões de produtos Samsung são vendidos todos os anos, e o número de pessoas que usam contas Samsung ultrapassa 600 milhões. Para nós, isso é uma grande conquista e uma profunda responsabilidade”, disse Jong-Hee (JH) Han, Vice Chairmain, CEO e Head da Divisão Device eXperience (DX) da Samsung Electronics. “As tecnologias da Samsung conectam inúmeras pessoas, produtos e serviços. Acredito que, se nossos desenvolvedores e parceiros se juntarem a essa jornada de inovação, poderemos criar mais oportunidades e um futuro mais brilhante juntos”.
O CEO JH Han também enfatizou que a sustentabilidade e a segurança são a base de todas as atualizações mais recentes da Samsung, pois ambos os valores são essenciais para inovar com responsabilidade em uma nova era de hiperconectividade.
Casas inteligentes mais conectadas do que nunca
A visão da Samsung sobre a casa conectada está profundamente enraizada no SmartThings1 e na inovação aberta. Desde a incorporação do padrão Matter no ano passado, o número total de usuários do SmartThings que conectaram produtos e serviços compatíveis aumentou para mais de 290 milhões. Agora, o SmartThings Home API2 torna mais fácil para os desenvolvedores a criação de aplicativos baseados no SmartThings, e o SmartThings Context API oferece novas maneiras de aproveitar a tecnologia de IA e sensibilidade para melhores experiências do usuário.
A Samsung está incorporando a funcionalidade do SmartThings Hub em produtos novos e existentes, incluindo as Sound Bars e Smart TVs da Samsung, para que os usuários possam montar suas casas inteligentes de forma rápida e fácil a partir de seus dispositivos conectados. Essa Rede Multi-Hub também significa que, quando é hora de substituir ou adicionar um dispositivo, há uma rede poderosa e estável de outros dispositivos prontos para manter a casa inteligente em funcionamento. Essas experiências são ainda mais aprimoradas com o trabalho da Samsung com a Aqara, que se juntou à marca para compartilhar como seus sensores de Internet das Coisas (IoT) funcionam com o SmartThings, para criar casas inteligentes mais intuitivas e acessíveis.
A Samsung também anunciou o SmartTag2 de segunda geração na SDC23. Com uma bateria que dura até 700 dias3, classificação IP67 para resistência à água e poeira e um design menor e mais simples, o SmartTag2 pode seguir objetos perdidos na chuva, na neve e até mesmo no subsolo com conectividade Bluetooth Low Energy (BLE).
A Bixby4 está integrando-se cada vez mais ao SmartThings. Este ano, a Samsung anunciou um controle de comando mais intuitivo para ambientes com vários dispositivos. Agora, mesmo que vários devices estejam conectados no mesmo espaço, a Bixby entende intuitivamente qual dispositivo é mais adequado para cada comando, com uma compreensão mais profunda de cada cenário. No futuro, a Bixby evoluirá para oferecer experiências personalizadas com comandos simples, compreendendo amplamente os idiomas dos usuários e otimizando suas intenções.
À medida que um número crescente de dispositivos conectados se reúne para criar essas novas experiências, a segurança e a privacidade são mais importantes do que nunca. No ano passado, a Samsung apresentou o Knox Matrix, a visão de segurança baseada em blockchain para um futuro em que os dispositivos conectados em um ecossistema possam proteger uns aos outros – assim como seus usuários. Este ano, a Samsung está atualizando os principais recursos do Knox Matrix, incluindo o Credential Sync e o Trust Chain. A Samsung também está levando o Knox Vault para mais dispositivos, incluindo as TVs Samsung Neo QLED 8K em 2023 e alguns smartphones da série Galaxy A, que serão lançados com o One UI 6 ou posterior em 2024. Projetados para uma era de hiperconectividade, esses avanços permitem maior conveniência e escolha para os usuários, empoderando-os com alternativas adicionais de fazer o que eles amam com mais segurança.
Sistema Operacional Tizen: Maximizando as oportunidades para os desenvolvedores
Ao longo da última década, o Tizen alimentou efetivamente telas digitais, incluindo TVs, eletrodomésticos, monitores e letreiros. Este ano, a Samsung anunciou que o Tizen está chegando a um número ainda maior de dispositivos, incluindo eletrodomésticos com tela de 7 polegadas, ao mesmo tempo em que impulsiona as experiências com IA no dispositivo e o Home AI Edge Hub. Com a tecnologia Home AI Edge, os eletrodomésticos com menor poder de computação podem solicitar serviços de IA para os dispositivos da casa com recursos de computação robustos, como CPUs e NPUs. Em última análise, isso tornará todos os dispositivos domésticos inteligentes.
O Tizen também está impulsionando as experiências de jogos imersivos da Samsung, incluindo o Samsung Gaming Hub, que agora habilita 3 mil jogos na plataforma de nuvem – um aumento de 300% desde que foi lançado no ano passado. E, com o HDR10+ GAMING e a ferramenta IRIS da Samsung para desenvolvedores de gráficos, este é o melhor momento para explorar os mundos virtuais dos jogos no Tizen.
O Tizen também está oferecendo maior compatibilidade para a crescente arquitetura de semicondutores de código aberto RISC-V e a linguagem de programação RUST, juntamente com novos recursos, como o Remote Test Lab, para testar aplicativos e experiências em dispositivos Samsung TV na nuvem.
One UI 6: Habilitando seu Galaxy, do seu jeito
O novo One UI 6 oferece maneiras de tornar sua experiência com o smartphone mais fácil de navegar, mais simples de gerenciar e um pouco mais parecido com você. Ele inclui um Painel Rápido renovado com um visual novo e intuitivo, com configurações agrupadas para facilitar o uso. Com o One UI 6, também foi introduzido um novo tipo de letra exclusiva: One UI Sans, para melhorar a legibilidade em telas digitais. Para fotos, o One UI 6 analisa a foto que você está visualizando e sugere as ferramentas de edição de IA mais relevantes, tudo em uma ferramenta de fácil acesso. E com o Samsung Studio, você pode fazer edições em várias camadas em seu vídeo, como adicionar texto, adesivos e música exatamente onde e quando quiser.
Com sua capacidade de proporcionar uma experiência de usuário personalizada e intuitiva, além de recursos simplificados, o One UI 6 realmente permite que os usuários aproveitem mais do que nunca seus smartphones.
Levando os cuidados com a saúde para o próximo nível
A Samsung Electronics também usou o SDC23 para compartilhar suas soluções de saúde potencializadas pela conectividade. Novas experiências de saúde digital fornecidas pelo SmartThings e Samsung Food, e um ambiente de sono personalizado são possibilitados pela melhor conexão entre usuários, dispositivos e serviços. Para desenvolver essas experiências, a Samsung anunciou seu compromisso contínuo com o Samsung Privileged Health SDK, que permite que desenvolvedores e parceiros criem soluções digitais de saúde usando o Samsung BioActive Sensor.
Além disso, a Samsung destacou suas mais recentes colaborações de pesquisa clínica com o Brigham & Women’s Hospital, o MIT Media Lab, a Tulane University e o Samsung Medical Center, com a Dra. Pattie Maes, do MIT Media Lab, juntando-se à Samsung no palco.
A Samsung também compartilhou mais detalhes de seu novo serviço Samsung Food, incluindo as tecnologias Food AI e Vision AI, que oferecem uma experiência alimentar abrangente em todos os dispositivos conectados. Isso inclui um programa de criadores para compartilhamento de receitas e serviços para compras de supermercado, recomendações personalizadas e muito mais. A Samsung planeja oferecer a integração do Samsung Health com o Samsung Food para que os usuários possam receber sugestões para o gerenciamento da dieta.
A Samsung convida os desenvolvedores, criadores, parceiros e outros a se juntarem ao seu compromisso com a inovação aberta e melhores experiências possibilitadas pela conectividade. Para obter mais informações sobre a SDC23, acesse www.developer.samsung.com/sdc.