5 maneiras de incentivar interesse por atividades científicas
Gostar de ciência é algo que pode ser estimulado por meio de curiosidade e muita diversão.
Incentivar o interesse das crianças por atividades científicas como ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) é um desafio enfrentado por muitos pais e mães atualmente. Mas engana-se quem acredita que precisa ser um especialista nessas áreas para ajudar seus filhos. Há também quem se sinta desconfortável em promover esses assuntos, pois lembram de suas próprias dificuldades durante a infância.
Período de férias é ideal para aguçar a criatividade e curiosidade das crianças
No entanto, de acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Marista Paranaense, Claudia Martins de Souza, a verdade é que os pais precisam apenas de uma atitude positiva e disposição para aprender ao lado de seus filhos. “Usar as férias para ir a museus, parques, fazer passeios diferentes é uma ótima maneira de estimular a curiosidade científica. As crianças são curiosas por natureza, ter tempo para explorar suas perguntas é algo que estreita laços e aguça o conhecimento”, explica.
Confira cinco passos essenciais para incentivar o interesse por atividades científicas e o modelo STEM em seus filhos:
Seja um modelo positivo:
As crianças estão sempre atentas ao que os pais dizem e fazem. É fundamental evitar retratar a ciência e a matemática como algo “muito difícil” ou “não é para mim”. Ao invés disso, enfatize a diversão de aprender algo novo, apresentando-o como uma aventura empolgante ou uma investigação que vale a pena. Não hesite em admitir quando não souber a resposta para uma pergunta científica e encare a busca pela resposta como algo divertido a ser feito em conjunto.
Estimule a curiosidade em atividades científicas
A curiosidade é um fator fundamental para despertar o interesse das crianças nas áreas de STEM. Ajude seus filhos a manterem a curiosidade sobre o mundo ao seu redor, incentivando-os a fazer perguntas e explorar novos conhecimentos. Essa curiosidade será fundamental para construir sua confiança nas áreas de STEM.
Aproveite o ambiente externo:
Não é necessário um laboratório sofisticado para engajar os filhos no mundo de STEM. A natureza é um local perfeito para iniciar essa jornada de descobertas. Estrelas, insetos, clima, aves no quintal e a mudança de cores das folhas podem despertar um senso de admiração e incentivar uma exploração mais profunda. Aproveite a oportunidade para observar, discutir e aprender junto com seus filhos.
Visite museus e centros de ciências:
Os museus e centros de ciências oferecem uma ampla gama de oportunidades educacionais em STEM por meio de experiências práticas. Incentive seus filhos a explorar esses espaços e participar das atividades interativas oferecidas. Essas experiências informais de educação científica demonstram que não há apenas uma única maneira correta de resolver problemas na ciência e que o fracasso é apenas uma oportunidade de aprendizado.
Descubra o STEM que eles já amam:
A ciência está presente em nosso cotidiano, desde a comida que comemos até as forças do movimento que nos impulsionam. Mostre aos seus filhos como a ciência está relacionada às atividades que eles já gostam, como esportes, LEGO, jogos, culinária ou tocar um instrumento. Essa conexão estimulará o interesse por STEM e os incentivará a aprender mais sobre essa relação.