YOKOHAMA, Japão – A Equipe Nissan de Fórmula E quer aproveitar sua recente boa performance para continuar crescendo no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, que segue agora para Portland, nos Estados Unidos, a quarta e última cidade-sede estreante desta temporada 9.
A equipe demonstrou todo o seu potencial na última prova, com Sacha Fenestraz e Norman Nato terminando respectivamente em 4º e 5º lugares na segunda prova da rodada dupla do E-Prix de Jakarta. Agora, a campanha está chegando à fase final e a dupla de pilotos vai trabalhar para evoluir com base nesse resultado e garantir um forte encerramento da temporada atual.
Nesta última rodada simples da Temporada 9, a Fórmula E estará correndo pela quarta vez em uma cidade dos Estados Unidos, depois de já ter realizado provas em Miami, Long Beach e Nova Iorque, nas temporadas anteriores. Com 12 curvas distribuídas em seus 3,19 km, o Portland International Raceway tem longas retas para entrar nas curvas 1 e 10, onde estão os melhores pontos de ultrapassagem.
Neste E-Prix, os dois carros da Nissan vão ostentar o logo da expedição Pole to Pole e os exploradores Chris e Julie Ramsey programaram uma parada em Portland. O casal de aventureiros está realizando uma longa jornada de 9 meses que partiu do Polo Norte Magnético a caminho do Polo Sul, a bordo do veículo 100% elétrico Nissan Ariya. Eles vão visitar a equipe de corrida no box e encontrar com os pilotos antes de seguir com a aventura.
Além disso, em meio aos preparativos para a corrida deste fim de semana, a Equipe Nissan de Fórmula E também lançou uma nova coleção de moda urbana (streetwear), feita a partir de uniformes de corrida da Nissan utilizados décadas atrás, chamada de NISMO Thrifted. Criada pela designer de moda sustentável Mia D’Amato, a coleção é inspirada no compromisso da Nissan com a sustentabilidade e a neutralidade de carbono até 2050, com o objetivo de demonstrar como podemos contribuir de várias formas para um futuro sem desperdícios.
As qualificações têm início em às 16h40 (horário de Brasília) e a largada do E-Prix será às 21h. Saiba como assistir aqui.
Tommaso Volpe, diretor geral e chefe da Equipe Nissan de Fórmula E:
“Na Fórmula E, é bem difícil ter consistência, mas logicamente queremos repetir a performance que apresentamos na segunda rodada de Jakarta. A corrida em Portland vai ser bem interessante, pois não será realizada em um circuito de rua. Devemos ter altas velocidades de ponta e muita gestão de energia, portanto a estratégia será extremamente importante. Será um desafio configurar o carro para nos adequarmos a este traçado e estamos buscando a melhor forma de sermos ao mesmo tempo rápidos e eficientes neste circuito. É fantástico que a Fórmula E esteja correndo nos EUA, pois este é um grande mercado para a Nissan, além de ser um país que adora os esportes a motor, então esperamos apresentar um belo show para os fãs”!
Sacha Fenestraz, piloto da Equipe Nissan de Fórmula E:
“Estou bem ansioso para correr em Portland. Como vai ser mais uma nova cidade-sede, o nível de competição fica mais homogêneo, pois ninguém no grid já correu nesse circuito antes. Chegamos muito perto do pódio nas últimas corridas e isso demonstra que temos uma equipe e um carro fortes por trás dos nossos resultados. Acho que a corrida deve ser semelhante às de Mônaco e Berlim, então liderar a prova pode não ser a melhor estratégia. Estamos muito motivados depois do resultado de Jakarta e seguimos trabalhando muito desde então para melhorar ainda mais. Vai ser bem bacana correr nos Estados Unidos, os fãs e todo o clima do evento são sempre incríveis lá, então estou bem animado para a corrida”.
Norman Nato, piloto da Equipe Nissan de Fórmula E:
“Estamos chegando a Portland com a esperança de continuar apresentando o ritmo que entregamos na segunda rodada do E-Prix de Jakarta. Este não vai ser um circuito de rua tradicional, por isso teremos que mudar nosso estilo de pilotagem. Provavelmente haverá mais aderência, portanto vai ser interessante em termos de economia de energia, talvez seja a corrida mais estratégica deste ano. Parece que o traçado vai ser bem rápido, com algumas oportunidades de ultrapassagem graças às longas retas e à largura da pista, principalmente nas curvas 1, 7 e 10.”
Luca Ghiotto, piloto de simulador da Equipe Nissan de Fórmula E:
“Portland será um E-Prix como nenhum outro no calendário da Fórmula E, pois é o único circuito permanente da temporada. O traçado é bem rápido, são muitas retas e apenas 12 curvas. Vai ser legal para ultrapassar e vai ser interessante ver durante a corrida como os pilotos vão gerenciar a energia para se manter na briga até o final. Acho que esta pista vai ser favorável ao nosso carro, temos sido fortes nas curvas de média e alta velocidade durante toda a temporada, então vai ser uma boa oportunidade para ter um resultado positivo”.
Saiba mais
Acesse Global.NissanNews.com/FormulaEPressKit
Sobre a Nissan na Fórmula E
A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.
Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.
Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da Gen3 na Fórmula E.
Norman Nato e Sacha Fenestraz formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 9 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.
Sobre a Fórmula E
Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.
Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.
Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.