Samsung e SolarEdge, líder global em soluções solares e de armazenamento residencial, aliam-se para oferecer aos proprietários de imóveis residenciais melhores meios de independência energética
A Samsung Electronics Co., Ltd. anunciou que assinou uma parceria com a SolarEdge, líder global em soluções solares e de armazenamento residencial, com o objetivo de expandir sua cobertura do ecossistema Net Zero Home.
Integrando-se ao SolarEdge Home – ecossistema de energia inteligente da SolarEdge –, o SmartThings Energy oferece aos usuários novas maneiras de otimizar o consumo de energia e reduzir as contas de energia em suas residências. Esse ecossistema fornece suporte completo, monitorando a geração de energia fotovoltaica (PV) e o status da bateria de uma casa, permitindo otimizar o consumo de energia e economizar através do modo AI Energy.
O ecossistema SolarEdge se expandiu e incorporou a ampla gama de tecnologias de energia inteligente da Samsung, como bombas de calor para impulsionar ainda mais o uso de energia solar limpa e fornecer visibilidade sobre o impacto dos aparelhos no consumo de energia doméstica.
Através dessa parceria com a SolarEdge, especialista em inversores inteligentes que convertem luz solar em energia elétrica, a Samsung estabeleceu uma base sólida para a expansão de seus negócios. O inovador sistema de otimização de energia da SolarEdge utiliza automação orientada por dados para tomar decisões ideais de energia diariamente, com base em previsões inteligentes de produção solar, padrões de consumo de energia, status da bateria e tarifas de serviços públicos.
“As soluções que desenvolvemos com nossos principais parceiros reforçam nosso compromisso de criar um futuro melhor com energia solar”, afirmou Chan-woo Park, vice-presidente executivo de negócios de Digital Appliances da Samsung Electronics”. “Estamos entusiasmados em demonstrar como a expansão de nossa solução residencial Net Zero e do serviço SmartThings Energy tornará mais fácil para os consumidores se tornarem independentes em termos de energia, economizar dinheiro e contribuir para a criação de um planeta mais saudável”.
“A Samsung é um parceiro estratégico e estamos entusiasmados em expandir ainda mais a oferta SolarEdge Home e fornecer aos nossos clientes um conjunto ampliado de possíveis aparelhos de energia inteligente”, declarou Ido Ginodi, vice-presidente de produtos globais da SolarEdge”. “Como parte de um ecossistema de energia inteligente completo, nosso sistema inteligente de otimização SolarEdge ONE ajudará a otimizar o consumo de energia doméstica e reduzir as contas de energia dos proprietários”.
O SmartThings Energy também fornecerá informações periódicas sobre a intensidade de carbono como uma de suas novidades, a partir do final de junho. A intensidade de carbono refere-se às emissões de carbono geradas pelo consumo de um quilowatt-hora (kWh) de eletricidade, e os consumidores poderão experimentar a redução nas emissões de carbono através de previsões específicas do produto e participar escolhendo períodos de baixa intensidade de carbono.
Além disso, a Samsung expandirá globalmente seu serviço de Resposta à Demanda (demand response, DR na sigla em inglês), começando pelos EUA, após seu lançamento bem-sucedido na Coreia. Apoiado por governos locais, o serviço oferece incentivos financeiros, como recompensas em dinheiro e créditos para os consumidores que reduzirem voluntariamente o consumo de energia durante os horários de pico.
Desde março, a Samsung tem operado o DR em cooperação com o Governo Metropolitano de Seul e a Korea Electric Power Corporation. A partir do final de junho, a Samsung planeja testar o DR na Califórnia e em Nova York.
A colaboração da Samsung com a SolarEdge não é a primeira desse tipo. A empresa possui um histórico de parcerias com várias empresas de energia solar, como a Qcells em 2021, além da SMA Solar Technology e a Maxeon Solar Technology.
A Samsung apresentará suas soluções inovadoras e de economia de energia na Intersolar Europe 2023, juntamente com diversos parceiros globais. O evento, a maior feira de energia da Europa, é realizado em Munique, Alemanha, de 14 a 16 de junho.