Home Noticias No Dia Mundial da Reciclagem, Samsung reforça suas iniciativas sustentáveis

No Dia Mundial da Reciclagem, Samsung reforça suas iniciativas sustentáveis

por admin

De componentes reciclados na composição de seus produtos a programas voltados para coleta de lixo eletrônico e reaproveitamento de embalagens, a marca reforça seu compromisso com o meio ambiente

Neste dia 18 de março, quando é comemorado o Dia Global de Reciclagem, uma iniciativa da Global Recycling Foundation que nos incentiva a olhar para o lixo sob uma nova perspectiva, a Samsung reafirma seu compromisso global em combater a mudança climática. Com isso em mente, a empresa utiliza suas tecnologias inovadoras para implementar sustentabilidade em todo o processo de produção, ciclo de vida do produto e muito mais.

 

Isso se traduziu em diversos programas e iniciativas que acontecem em toda América Latina, visando a reutilização de materiais reciclados, a redução de plástico no desenvolvimento de seus aparelhos e embalagens, e o reaproveitamento de caixas. O mais recente lançamento da Samsung, a série Galaxy S23 5G, é um ótimo exemplo de sustentabilidade, ao reunir essas e outras práticas em um único dispositivo, reunindo o maior número de componentes reciclados em sua composição e zero plástico em sua embalagem.

 

Outro grande exemplo de iniciativa que vem se espalhando pela região latino-americana são os programas trade-in, que estimulam a troca consciente de smartphones e outros aparelhos eletrônicos, como televisores e refrigeradores.

 

A seguir, relembre as principais ações da Samsung, que envolvem todas suas áreas de negócio.

 

Galaxy for the Planet

A iniciativa Galaxy For The Planet é um conjunto de metas com o objetivo de reduzir a pegada ambiental da divisão de dispositivos móveis até 2025 – incluindo o uso de materiais reciclados na fabricação de seus produtos, eliminando o plástico descartável das embalagens e desviando todos os resíduos dos aterros sanitários dentro do prazo estipulado.

 

Logotipo do Galaxy For The Planet em background com céu estrelado

 

Nesta linha, a série Galaxy S23 5G marca mais um passo na jornada de sustentabilidade da Samsung. A série Galaxy S23 usa materiais reciclados em mais componentes do dispositivo do que qualquer outro smartphone Samsung Galaxy até o momento. Os smartphones são produzidos com componentes reciclados e feitos a partir de redes de pesca que seriam descartadas no oceano, gerando grandes ameaças à vida marinha. Isso prova que você não precisa escolher entre qualidade e sustentabilidade. A série Galaxy S23 é certificada pela UL ECOLOGO®1, o que significa que o produto foi certificado para impacto ambiental reduzido, ao mesmo tempo em que traz o melhor da inovação do Samsung Galaxy.

 

 

Assim, visando menor impacto ambiental, a presença de materiais reciclados aumentou, passando de seis componentes internos feitos de materiais ecologicamente corretos no Galaxy S22 Ultra para 12 componentes internos e externos incorporando materiais reciclados no Galaxy S23 Ultra, entre eles, vidros e metais. Além disso, a caixa de embalagem da linha Galaxy S23 foi remodelada com papel 100% reciclado e os aparelhos foram construídos a partir de tecnologias para durabilidade e capacidade de reparo, tornando-os confiáveis por mais tempo.

 

Reciclagem de lixo eletrônico

O aparelho não tem mais conserto, o smartphone ficou ultrapassado e tem um monte de acessórios ocupando uma gaveta no fundo do armário. Nos tempos de hoje, essa situação é bastante comum na casa de qualquer pessoa. Mas o descarte dos eletroeletrônicos está longe de ser tão popular quanto a facilidade com a qual eles chegam aos consumidores. O lixo eletrônico, ou e-waste (como é chamado em inglês), é um problema a ser resolvido com reciclagem especializada.

 

Com isso em mente, a Samsung, por meio do programa de logística reversa e reciclagem da marca, oferece a possibilidade de descarte adequado para resíduos eletrônicos sem uso. Produtos de pequeno e médio porte de qualquer marca, como fones, carregadores e smartphones, podem ser descartados em uma das urnas de coleta nas lojas e Centros de Serviço Samsung. No total, estão espalhados 350 pontos de coleta por todo o país. Já os produtos de grande porte também são coletados pela empresa, oferecendo ao consumidor a oportunidade de contribuir com a redução do impacto ambiental ao realizar o descarte adequado e seguro de lixo eletrônico.

 

Já para incentivar o descarte correto e sustentável de aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos antigos, a marca conta com o programa Samsung EcoTroca, que dá ao consumidor a possibilidade de trocar seu equipamento – de qualquer marca e em qualquer condição – por um cupom de desconto em produtos adquiridos na loja oficial da Samsung. Para participar, basta acessar https://shop.samsung.com/br/ecotroca para agendar a retirada do produto antigo e conferir a possibilidade de obter o voucher de desconto na loja oficial da Samsung. Em geladeiras e máquinas de lavar é possível ganhar um desconto de até R$3.000. Para aparelhos de ar-condicionado até R$500, já para as TVs o desconto fica em 10%2.

 

 

Além dessas atividades, os consumidores também podem dar preferência a aparelhos mais sustentáveis. O SolarCell Remote dos televisores Samsung, por exemplo, é carregado por energia solar, luz ambiente e até por radiofrequência sobressalente de roteadores Wi-Fi, que foi desenvolvido para reduzir o desperdício de bateria e ajudar a fechar o ciclo do lixo plástico.

 

Dando vida às embalagens

Você sabia que o material de embalagem do seu dispositivo eletrônico pode contribuir para um uso mais sustentável? Reutilizar é um bom jeito de evitar a geração de lixo. Hoje já é possível usar sua criatividade e reaproveitar a embalagem da sua TV para montar uma casinha para o seu pet ou um porta-revistas, por exemplo. Essa é a proposta da Samsung Eco-Package.

 

Imagem meramente ilustrativa

 

Ao invés de simplesmente descartar a caixa após abrir o produto, o consumidor pode acessar o site especial criado pela Samsung por meio do QR Code que vem na embalagem e descobrir todas as maneiras criativas de reaproveitamento. A proposta é simples: por meio de moldes e instruções, você escolhe no que quer transformar sua embalagem. Basta seguir o passo a passo e pronto, a caixa que seria descartada agora se torna um objeto com nova utilidade.

 

O que está por vir

Este é apenas o começo. A Samsung está empenhada em evoluir no que diz respeito ao seu compromisso com o meio ambiente. Assim, a nova estratégia ambiental da Samsung inclui esforços abrangentes para se juntar à força global e combater as alterações climáticas, com o compromisso de alcançar emissões líquidas de carbono zero em toda a empresa até 2050 e de utilizar 100% de energia renovável até 2027, bem como investir e investigar novas tecnologias para desenvolver produtos energeticamente eficientes, aumentar a reutilização da água e desenvolver tecnologia de captura de carbono.

 

 

E para endereçar mundialmente a importância do descarte correto de lixo eletrônico, até 2030, a Samsung Electronics planeja expandir o escopo de seu sistema de coleta de e-waste de aproximadamente 50 países para cerca de 180 países. Com isso, planeja coletar 10 milhões de toneladas de lixo eletrônico entre 2009 e 2030, e um acumulado de 25 milhões de toneladas até 2050.

 

1 *Os dispositivos da série Galaxy S23 vendidos, distribuídos e/ou produzidos para o mercado dos EUA receberam a certificação UL ECOLOGO de acordo com o padrão UL110 por sustentabilidade para telefones celulares.
2 Os valores podem ser alterados a qualquer momento e a critério da Samsung.

Fonte: https://news.samsung.com/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações