Empresa paranaense busca solução robótica desenvolvida pela Dalca Brasil para aumentar produtividade
O desafio de desenvolver células robóticas para diferentes segmentos industriais é encarado pela Dalca Brasil como determinante para a constante evolução de soluções que sejam capazes de absorver as demandas do mercado atual. Essa expertise posiciona a empresa de Bento Gonçalves-RS também em ascensão no setor moveleiro. A partir do uso da automação industrial, a Dalca apresentou ao segmento um robô que permite aumento de produtividade.
Processo de automação industrial da Dalca permitiu ganho de 30% na produção da Caemmun Movelaria
Para a paranaense Caemmun Movelaria, referência no desenvolvimento de soluções em mobiliários, o processo de automação industrial aplicado no parque fabril localizado em Arapongas (PR) garantiu um acréscimo de 30% na produtividade da empresa. O trabalho que antes era executado por dois funcionários por turno, hoje é realizado pela célula robótica.
A parceria surgiu a partir da identificação de um passivo ergonômico e da falta de mão de obra na linha de embalagem — tendo sua aplicação efetivada no início de 2021. “O problema de ergonomia se dava pelo fato da necessidade de manejo de caixas de móveis com até 60 quilos e a escassez de pessoal para fazer a paletização — visto que a legislação atual exige pelo menos quatro pessoas para realizar esse processo. Por isso, a partir dessa solução robótica, foi possível realocar mão de obra de zonas de risco e solucionar o gargalo identificado”, explica um dos sócios da Dalca, Matheus Ziglioli.
Caemmun Movelaria é especialista no desenvolvimento de soluções em mobiliários
A solução desenvolvida foi do tipo FlexPall, que realiza o empilhamento de caixas. De forma prática e estratégica, o robô fica localizado no final da linha de embalagem, retirando as caixas de produtos embalados da esteira e paletizando — deixando, assim, o material pronto para ser encaminhado ao estoque. “A automação aplicada na empresa, além de ajudar no aumento da produtividade, reduziu o custo produtivo”, afirma o Executivo Industrial da Caemmun, Ivam Matheus.
Pelos bons resultados alcançados, a parceria, que teve início na aplicação dessa solução, deve ser ampliada futuramente. “A Caemmun sempre procura inovações em produtos e processos. Em contato com a Dalca, identificamos a possibilidade de evolução no processo de embalagem, aumentando a velocidade e produtividade. Foi um processo em parceria para que o projeto se concretizasse e com certeza não iremos parar nesse setor, pois temos várias outras demandas que podemos melhorar com a automação”, acrescenta o executivo da empresa paranaense.