Neste Dia Internacional da Educação (24), relembre os projetos vencedores da 9ª edição do Solve For Tomorrow Brasil e sua contribuição para a população local
Hoje, no Dia Internacional da Educação, a Samsung reforça a importância do investimento em ações que contribuam para a sociedade e para o planeta. Um exemplo é o Solve for Tomorrow Brasil, presente no país desde 2014. A iniciativa global da Samsung é voltada para incentivar alunos e professores de escolas públicas a criarem projetos inovadores para solucionar problemas e demandas da vida real por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Os projetos inscritos no Solve for Tomorrow têm crescido em complexidade, inovação e, principalmente, no propósito de aplicar melhorias para o bem da sociedade geral e do meio ambiente. Sabendo da importância de reconhecer o trabalho realizado por esses alunos, a Samsung aproveita a data para relembrar as propostas vencedoras da edição de 2022. Confira abaixo!
Educação atrelada à sustentabilidade
Nas últimas edições do Solve For Tomorrow Brasil, foi observado um crescimento significativo nos projetos relacionados à sustentabilidade. Entre os seis grupos de destaque da edição de 2022, cinco estiveram diretamente relacionados a este tema com diferentes abordagens. A equipe da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Marconi Coelho Reis, de Cascavel, no Ceará, ficou em primeiro lugar entre os Vencedores Nacionais com o projeto ARBOCAPS: Cápsulas Sustentáveis Biodegradáveis em combate à Arboviroses. O objetivo principal da proposta era combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti usando cápsulas biodegradáveis. Já o projeto de Horta Magnética foi criado por alunos do Centro de Ensino de Tempo Integral Dom Ungarelli, na cidade de Pinheiro, Maranhão, para auxiliar no processo de plantação da escola.
Outras equipes da última edição também trabalharam com ideias para transformar o dia a dia da população local mais sustentável e ambientalmente responsável. É o caso dos estudantes do Centro Territorial De Educação Profissional Do Sisal II, na cidade de Araci, Bahia, que criaram luvas a partir do bioplástico produzido com sisal, uma planta orgânica comumente encontrada na região, para reduzir a produção de lixo em ambiente laboratorial. E para elevar o acesso a água potável no município de Coari, Amazonas, os alunos da Escola Estadual CETI Professor Manuel Vicente Ferreira Lima criaram uma Micro estação portátil para tratamento da água domiciliar.
Outra ideia vencedora da edição de 2022 do Solve For Tomorrow foi o protótipo de gerador de energia elétrica eólico vertical de baixo custo. O projeto dos alunos da Escola de Educação Básica Bom Pastor, em Chapecó (SC), foi criado para ampliar o acesso à energia por meio de um gerador elétrico eólico.
Iniciativas em sustentabilidade com foco em saúde
Em segundo lugar entre os Vencedores Nacionais ficaram os alunos do Instituto Federal de Rondônia, no Campus Porto Velho. Eles criaram um protótipo de uma biopomada como alternativa sustentável e acessível ao tratamento da leishmaniose cutânea, que gera consequências física e psíquicas ao paciente, devido à doença exposta em sua pele.
“O Solve For Tomorrow tem sido um meio importante para estimular o desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras para o bem-estar das pessoas e do planeta. Iniciativas como esta devem estar cada vez mais presentes em ambiente escolar e no processo acadêmico dos jovens brasileiros, pois contribuem para melhorias que impactam a sociedade local e global, além de elevar as habilidades de alunos e professores envolvidos”, afirma Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil.
O Solve for Tomorrow está inserido na visão global de Responsabilidade Social da Samsung, ‘Together for Tomorrow! Enabling People, que tem o propósito de fomentar uma educação de qualidade para as próximas gerações. No ano passado, em sua 9ª edição brasileira, o Solve For Tomorrow registrou um aumento de 65% de alunos inscritos e de 20% no número de escolas em comparação a 2021.
A iniciativa conta com uma rede de parceiros que inclui a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), a Todos pela Educação e a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do Cenpec. Para acompanhar as novidades do programa, acesse o site oficial ou as redes sociais do Solve For Tomorrow Brasil.