O setor supermercadista registrou um crescimento de 9,36%, no ano de 2020, em comparação ao ano de 2019. Com foco na maximização dos lucros, investidores também procuram soluções tecnológicas para evitar o prejuízo que as perdas e deterioração de mercadorias causam.
Os registros de crescimento, mesmo em ano de pandemia, mostram que o setor é um dos principais segmentos da economia brasileira. Porém, apesar do constante avanço, empresários do varejo precisam lidar com um problema comum que afeta não só a qualidade, mas também o bolso.
O supervisor de logística Matheus Peyerl, da rede de supermercados Hippo, exemplifica isso em números. Seu prejuízo anual era em média R$ 100 mil em produtos danificados por mofo e bolor ao ano. “Durante nossas auditorias periódicas, quando identificávamos um chocolate esbranquiçado, era necessário fazer uma inspeção em todo o lote”, comenta o lojista.
A mudança veio quando Peyerl decidiu adquirir o desumidificador de ar para sua câmara climatizada e passou a controlar a umidade de seu estoque. Com o investimento, o supervisor constatou uma mudança significativa na qualidade do ar do ambiente. “Desde que o equipamento entrou em funcionamento não houve mais nenhum foco de mofo”, reforça.
O mofo e a umidade nesse segmento podem danificar produtos, maquinários, alterar a textura e contaminar alimentos. O controle correto da umidade na armazenagem do estoque é uma ação que previne essas perdas de produtos e resguardam o mercadista de possíveis prejuízos inesperados.
O desumidificador de ar auxilia no controle da umidade relativa do ar, mantendo-a entre 50% e 60%, como indicada pela Organização Mundial da Saúde. Com a desumidificação, Matheus pôde armazenar melhor seus produtos de chocolate e massas importadas controlando a umidade de sua unidade de distribuição, garantindo que a qualidade chegue até o consumidor.
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