O Dia Internacional da Juventude (International Youth Day, IYD), celebrado no último dia 12 de agosto, é uma data de conscientização designado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para aumentar a conscientização sobre os problemas enfrentados pelos jovens de hoje, e para celebrar suas conquistas e potencial.
Com seus programas globais de responsabilidade social corporativa (RSC), a Samsung Electronics empodera, engaja e estimula a imaginação dos jovens que se esforçam para tornarem-se os solucionadores dos problemas de amanhã. O Samsung Solve For Tomorrow oferece oportunidades de educação e implementação de soluções baseadas em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Enquanto isso, o Samsung Innovation Campus (SIC) ajuda a projetar e nutrir recursos de inovação em jovens, treinando-os em habilidades básicas de tecnologia da informação e comunicação (TIC).
Esses programas se expandiram para 33 países em todo o mundo, e apoiaram 2,1 milhões de participantes talentosos até o momento. Hoje, a Samsung Newsroom está analisando mais de perto essas diferentes iniciativas globais para ver como a Samsung Electronics está cumprindo suas responsabilidades sociais corporativas em todo o mundo e para celebrar os jovens que participam do Dia Internacional da Juventude.
Malásia: alternativas inovadoras de plástico para um oceano mais saudável
Reduzindo a poluição dos oceanos com alternativas plásticas de algas marinhas
“Aprendemos que a STEM é uma ferramenta crítica para abordar problemas e realizar nossas soluções para eles.”
Na Malásia, três alunos aprenderam como a poluição dos oceanos por resíduos plásticos ameaça a vida de espécies costeiras e marinhas. Eles realizaram um estudo para desenvolver alternativas ao plástico usando um dos materiais mais acessíveis em um país com uma longa costa: as algas marinhas. Depois de ingressar no Solve For Tomorrow, os alunos aprenderam que STEM é uma ferramenta crítica na abordagem de problemas e na realização de suas soluções para eles. Com base no que aprenderam ao longo do programa, eles continuam seu estudo sobre a redução da poluição marinha com a esperança de contribuir para um futuro sustentável.
Alemanha: Tecnologia de ponta abrindo caminho para as startups de amanhã
Explorando tecnologias que antes pareciam tão distantes
“Enquanto visitávamos as instalações da Samsung Electronics, tivemos um vislumbre do processo de como a inovação nasce. Agora sabemos que as tecnologias que facilitam nossas vidas são o resultado de muito trabalho nos bastidores.”
Nada Seada, que participou do Solve For Tomorrow na Alemanha, projetou um novo gadget chamado Ingrid, que dá aos idosos mais oportunidades de se conectar entre si e com os outros. Agravados pela pandemia, a solidão e o isolamento social são problemas graves para a nossa sociedade em envelhecimento. Ingrid foi criada a partir da reciclagem de um antigo dispositivo de RV.
“Solve For Tomorrow me ajudou a desenvolver minhas ideias da semente ao fruto e me proporcionou oportunidades de obter um valioso feedback de mentores e amigos”, disse Nada.
Katharina Porenta Elisabeth Scholz desenvolveu algo chamado EP-Checkup, que facilita a comunicação entre os profissionais de saúde e as famílias dos pacientes. A invenção de Katharina foi motivada por uma experiência que ela teve quando seu avô foi hospitalizado com uma doença cardíaca. Ela se lembrou das horas ansiosas que passou esperando por atualizações sobre sua condição. Enfrentar esse nervosismo – e esperar que outras pessoas possam evitá-lo no futuro – foi o que inspirou seus esforços.
“Participei de bootcamps, sessões de coaching e seminários e tive a sorte de aprender tecnologias de ponta com mentores especialistas. Agora eu quero criar minha própria startup”, disse ela.
Peru: Inovando para o benefício das comunidades em diferentes regiões
Ajudando a resolver problemas únicos em nossas comunidades
“O Solve For Tomorrow proporcionou uma oportunidade valiosa de abordar velhos problemas de uma nova perspectiva. Nosso projeto é uma solução potencial para uma preocupação social premente e esperamos que beneficie nossas comunidades”.
No Peru, o prêmio principal do Solve For Tomorrow 2021 foi para uma equipe que desenvolveu uma caixa térmica isolada que poderia aquecer água usando energia solar. A caixa térmica aquece a água e a mantém quente, o que é útil nas regiões frias, onde a temperatura média anual varia de 5 a 15°C. A esperança dos jovens inovadores era que a caixa pudesse ser produzida combinando métodos orgânicos tradicionais peruanos com ideias científicas modernas e que sua invenção pudesse servir regiões de todo o Peru.
Brasil: Novas metodologias de purificação de água
STEM: uma maneira brilhante de colocar a mão na massa com novas tecnologias
“STEM é uma maneira muito eficaz de explorar tecnologias não cobertas pelo sistema educacional convencional. O Solve For Tomorrow defende os valores da educação pública, bem como os estimula.”
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, localizado na região nordeste do Brasil, é um excelente modelo de como as abordagens baseadas em STEM podem ser inestimáveis na educação pública. Uma equipe dessa instituição se comprometeu a desenvolver um sistema de purificação de água por radiação solar e, tanto pela utilidade social quanto pela originalidade da ideia, a equipe conquistou o segundo lugar na 8ª edição do Solve For Tomorrow Brasil.
“STEM é uma forma muito eficaz de explorar tecnologias que os estudantes não são tão expostos no sistema convencional de educação”, disse o Raymond Lima Júnior, orientador da equipe e professor de química. “O programa tem a capacidade de trazer mudanças positivas para a educação institucional pública, mostrando para as comunidades que estão envolvidas os importantes valores que possui”.
Canadá: Inovação ambiental desbloqueada através de materiais inesperados
Uma grande oportunidade para entusiastas do meio ambiente
“Nosso entusiasmo pelo meio ambiente nos levou a participar deste programa. Conhecer e interagir com outros ambientalistas foi profundamente inspirador para nós.”
Alunos da Mount Allison University venceram o desafio Solve For Tomorrow organizado pela Samsung Canadá. A equipe tentou resolver o problema do desperdício de casca de laranja na área local de sua universidade. Ao longo do Projeto Enviroot, como eles o chamavam, os alunos desenvolveram um produto adesivo alternativo não tóxico e ambientalmente consciente feito com cascas de laranja secas em fornos Samsung. A alternativa adesiva agora é amplamente utilizada em placas macias em todo o campus.
“Foi uma oportunidade significativa de interagir com outros estudantes ambientalistas e ativistas comunitários”, disseram os jovens entusiastas do meio ambiente.
Indonésia: Aproveitando a tecnologia para ajudar os deficientes visuais
Samsung Innovation Campuses ajudando estudantes a descobrir seus sonhos
“Aprendi muitas coisas com os meus mentores e amigos do SIC. Estudei coisas que nunca tinha encontrado antes e agora o meu sonho é um dia desenvolver soluções para alcançar um futuro melhor.”
O SIC realizado na Indonésia não foi exclusivo para estudantes com especialização em STEM.
“Eu não sou um grande programador, então o SIC foi um grande desafio para mim”, disse um estudante que aprendeu a desenvolver soluções de TI independentes no SIC.
Este aluno desenvolveu algo que eles chamaram de soluções Eyeroom. Essa tecnologia – implementada por meio de teorias aprendidas durante o bootcamp – permite que idosos e deficientes visuais façam a distinção entre seus medicamentos prescritos.
“Aprendi tantas coisas com os meus mentores e amigos do SIC. Estudei coisas que nunca tinha encontrado antes e agora o meu sonho é um dia desenvolver soluções para alcançar um futuro melhor.”
Armênia: subindo a escada da programação
Variedade de aulas e práticas aprimorando as capacidades tecnológicas dos alunos
“Depois de ter aulas no SIC, estou determinado a começar a minha carreira no setor de programação.”
O SIC Armênia ministrou palestras para estudantes de toda a Armênia na United World College (UWC) Dilijan, uma das 18 faculdades desse tipo em todo o mundo. O programa incluiu aulas de habilidades em TIC e aulas de capacitação para estudantes em busca de emprego.
“Depois de ter aulas no SIC, estou determinado a iniciar a minha carreira no setor da programação”, disse Narek, estudante da graduação que participou do programa. “Espero poder contribuir para o futuro do nosso país projetando software de drones ou sistemas de negociação de inteligência artificial para a indústria de armas. O SIC é uma excelente oportunidade tanto para melhorar sua habilidade técnica quanto para experimentar uma variedade de novas aulas e práticas.”
Coreia – Samsung Smart Schools ajudando sonhos a se tornarem realidade
Agora eles sabem que podem alcançá-lo, seja o que for.
“Eu estava acostumada a desistir de perguntas sem tentar encontrar uma resposta. Depois que comecei a estudar com a Samsung Smart School, aprendi a procurar respostas para qualquer dúvida que surgisse, organizar informações e compartilhá-las com amigos para expressar meus pensamentos sobre o assunto. A Samsung Smart School é uma mudança de vida.”
Uma escola de apenas 50 alunos em Chungyang, Coreia, compensa seu pequeno tamanho em seus recursos digitais: Samsung Smart School é uma ferramenta ativa para a escola no fornecimento de salas de aula digitais. Os professores e pais da Chungsong Elementary School vêm pensando há muito tempo em maneiras de maximizar o potencial das crianças e minimizar a lacuna educacional entre os distritos urbanos e rurais. Juntos, eles encontraram a resposta para essa questão importante e complexa com a Samsung Smart School.
“Fiquei interessado em foguetes e em como eles funcionam quando os vi em ação no meu tablet”, disse Myung-Gu Kang, aluno do 7° ano da Chungsong Elementary School. “Agora também estou interessado em outras áreas da ciência e estudo esses outros assuntos com afinco”. Myung-Gu explicou que ele pode pesquisar informações usando o tablet sempre que tiver uma pergunta, e que o tamanho maior da tela do Samsung Flip torna o estudo mais divertido e agradável do que nunca.
Índia – Samsung Smart Schools fecham a lacuna nas comunidades marginalizadas
Samsung Smart School me ajuda a chegar mais perto de meus sonhos
“O Galaxy Tab e o Samsung Flip tornaram o estudo agradável. Sinto-me um passo mais perto do meu sonho de me tornar médico”.
Desde janeiro deste ano, a Samsung Índia tem apoiado 10 escolas com a Samsung Smart School, que oferece ambientes educacionais de última geração utilizando dispositivos e tecnologias digitais. Aarohi Kumari, aluno de uma dessas 10 escolas – Jawahar Navodaya Vidyalaya – sonha em se tornar médico. O pai de Aarohi ganha a vida como motorista em Varanasi.
“Minha formação não me dá vantagens sobre os outros alunos, mas meu pai sempre me dá esperança”, disse Aarohi. “A Samsung Smart School me permitiu experimentar a educação digital e me ajudou a estudar e tornar meu assunto favorito mais agradável. Espero me qualificar como médico no futuro e deixar meu pai orgulhoso.”
“Fiquei encantado ao ver cenas de jovens liberando todo o seu potencial por meio desse ambiente educacional de ponta”, disse Shilaja Pathania, responsável pelas atividades de Responsabilidade Social Corporativa da Samsung Índia. “Pretendemos criar mais oportunidades educacionais para jovens que foram marginalizados na educação e no cuidado, para que possam adquirir conhecimento e cultivar as habilidades necessárias para se tornarem a próxima geração de líderes”.
▲Os escritórios regionais da Samsung Electronics estão espalhando seus esforços em CSR para jovens em todo o mundo.
A visão global da área de Cidadania Corporativa Together for Tomorrow! Enabling People da Samsung Electronics está empenhada em fornecer educação a jovens de todo o mundo para empoderar os líderes de amanhã. Mais notícias sobre os esforços da CSR da Samsung Electronics estão disponíveis na página da Samsung Newsroom Brasil: https://news.samsung.com/br/.