Samsung Eco-Packaging tem capacidade para transformar cerca de 300 mil toneladas de caixas dos produtos da empresa em móveis e objetos de decoração por ano
Em um momento em que o mundo todo tem repensado os hábitos e ações de consumo e como eles afetam o planeta, a Samsung repensou a utilização das embalagens resultantes de produtos vendidos diariamente pela marca e lançou o programa Eco-packaging, que, em poucos anos de existência, alcançou o potencial de transformar, por ano, cerca de 300 mil toneladas de embalagens de TV em objetos úteis, como casinhas para pets, jogos e até móveis.
A proposta é simples: por meio de moldes e instruções que podem ser encontradas no site do programa, o consumidor escolhe no que quer transformar sua embalagem. Utilizando o guia já impresso no papelão, basta seguir o passo a passo e pronto, a caixa que seria descartada agora é um objeto com um novo uso.
Dando importância para soluções criativas e sustentáveis, o projeto Eco-Packaging surgiu em 2019 na forma de C-Lab (programa de startups da Samsung) e foi rapidamente aprovado e implementado definitivamente no ano seguinte. Os três criadores – Jonathan Whang, Sungdo Son e Daehee Yoon – apresentaram a proposta à unidade de negócios, que a transformou em produto. Em cerca de um ano, a ideia já tinha sido implementada nas embalagens das TVs Samsung e, atualmente, foi ampliada para as caixas de novos produtos, como monitores e eletrodomésticos.
Criar objetos é simples. No portal www.samsung-ecopackage.com, há uma enorme variedade de peças a serem montadas, organizadas por modelo de produto (QLED TVs, TVs Lifestyle, Monitores, Soundbars, Aspiradores, Condicionadores de ar ou Produtos de Cozinha). Existem designs para todos os tamanhos de caixa (como túnel para gatos, porta-livros, prateleiras, etc.), e alguns para dimensões específicas (50, 55, 65, 75 polegadas). Cada modelo tem o nível de dificuldade e o tempo estimado para montagem.
Uma vez selecionado o objeto a ser criado, há um passo a passo detalhado desde a preparação, material necessário (régua, estilete, etc.) e se é adequado para montagem com crianças acompanhadas de adultos para cortar e montar. Os modelos são sempre renovados, incluindo ideias premiadas da Competição Out of the Box.
Concurso para Inovação
O Desafio FurTheWin da Samsung é uma competição global que desafia os participantes a projetar objetos domésticos inovadores que podem ser feitos com embalagens de papelão reciclado. A primeira edição aconteceu na Coreia e atualmente envolve 16 países. Os participantes reciclam suas próprias embalagens ecológicas para criar objetos decorativos e compartilhá-los nas redes sociais.
Por se tratar de um projeto inovador e funcional, surgem muitas curiosidades e dúvidas sobre o assunto. Para entender os detalhes de como funciona a solução sustentável, os idealizadores contam sobre o surgimento da ideia e a implementação do projeto na breve entrevista abaixo:
Como surgiu a ideia?
Nosso processo de reflexão começou com a embalagem que é usada na maioria dos nossos produtos, mas que é a primeira coisa a ser descartada. Pensamos em como reutilizar esta embalagem dando-lhe valor e analisamos nossos usuários de TV e seus comportamentos. Muitos consumidores que estavam comprando produtos como a TV The Serif também compravam gavetas ou armários adicionais para armazenar acessórios de televisão. Começamos a estudar os produtos de papelão ondulado no mercado e visitamos pequenos fabricantes de móveis. Como o papelão ondulado é muito resistente, pensamos em uma solução para fazer vários produtos usando a caixa de embalagem do nosso produto.
E o programa, como funciona?
Para facilitar, colocamos um padrão de matriz de pontos na superfície do papelão para que os consumidores pudessem desenhar esboços facilmente ao longo dos pontos. Também disponibilizamos manuais online de fácil acesso para orientar esse público na confecção de móveis de papelão. Assim, viabilizamos a participação no processo e a produção de diversos móveis com caixas de TV.
Sobre a solução para animais de estimação, como vocês chegaram até ela?
Percebemos que muitos móveis para animais de estimação são feitos de papelão. Inicialmente, construímos uma casa grande para animais de estimação em geral. Mas quando testamos com gatos, descobrimos que eles preferem um espaço mais estreito e escuro. É por isso que mudamos o design para criar uma casa mais adaptada aos gatos.
Como foi a implementação do Eco-Packaging nos produtos Samsung?
As três características de design a seguir foram os pontos-chave aplicados aos nossos produtos:
1) Solução simples com padrão de matriz
Como a solução utiliza um padrão de pontos impresso na superfície do papelão, é uma solução que pode ser facilmente aplicada sem aumentar o uso de materiais desnecessários, processos adicionais e poluição ambiental.
2) Guia online (www.samsung-ecopackage.com)
Os consumidores podem usar um código QR na embalagem para acessar o portal Samsung, onde podem encontrar diversos designs e instruções sobre como criar objetos a partir da embalagem. Também é uma abordagem sustentável, pois fornece manuais aos usuários sem usar papel.
3) Estrutura com montagem fácil
Os móveis que podem ser construídos com o reaproveitamento da caixa da embalagem possuem uma estrutura de junção que permite montá-los facilmente sem o uso de adesivo ou fita adesiva. O consumidor pode criar seus próprios acessórios e utilizá-los em uma ampla variedade de ambientes, como um porta-revista ou uma mesa para colocar ao lado do sofá ou da TV.