Quando a linha Bespoke* foi lançada em 2019, a Samsung Electronics queria reimaginar o papel que os eletrodomésticos desempenham em uma casa, tanto na aparência quanto na função. Trazer essa visão para a realidade significava criar uma nova linha de eletrodomésticos, que permitisse aos consumidores se expressar com designs inspiradores, criar experiências conectadas mais inteligentes em casa e oferecer soluções sustentáveis que melhorem o planeta.
Esta série de três partes apresentará a jornada que o conceito Bespoke fez e até onde evoluiu para oferecer maior valor, expandindo as capacidades dos eletrodomésticos.
Como parte um desta série, este artigo detalhará as decisões por trás das inovações de design que evoluíram o conceito de design sob medida, de cores e culturas a verdadeiras personalizações.
Adicionando cor e textura à Linha Branca
A filosofia de design minimalista Flat Style – a teoria de que linhas simples e superfícies niveladas seriam ideais para combinar com a decoração moderna da casa – foi a inspiração por trás dos eletrodomésticos Bespoke Home. Esses designs podem se encaixar facilmente em qualquer conceito de cozinha moderna, criando uma sensação de coesão com o espaço circundante, enquanto as fachadas personalizáveis no exterior permitiriam que os consumidores se expressassem através de uma variedade de opções de cores e acabamentos de materiais.
Os refrigeradores foram os primeiros eletrodomésticos na jornada Bespoke de elevar os designs de eletrodomésticos. Desde então, o conceito Bespoke expandiu-se para o resto da casa para incluir um pacote completo de cozinha, incluindo fornos, lava-louças e cooktops, bem como os demais eletrodomésticos, como aspiradores de pó, lavadoras e secadoras.
Ficou claro muito rapidamente que o conceito de design Bespoke ressoou com os usuários que queriam que seus dispositivos refletissem seus próprios gostos diversos, e até a indústria percebeu. Em 2020, o refrigerador Bespoke ganhou o NYCxDESIGN Awards na categoria de produtos de cozinha e foi selecionado como homenageado na CES 2021 em reconhecimento ao uso criativo do design Bespoke, ao oferecer aos usuários uma maneira de personalizar facilmente seus eletrodomésticos. Os eletrodomésticos Bespoke receberam um prêmio de prata e prêmios Best-in-Show no International Design Excellence Awards (IDEA) em 2021 e ouro no International Forum (iF) Design Award em 2022.
Mais tarde, a linha Bespoke se expandiria para mais eletrodomésticos de cozinha e, depois, para o resto da casa, introduzindo mais opções de cores e materiais. A equipe por trás dos designs Bespoke decidiu que um ciclo contínuo de novas cores para os eletrodomésticos Bespoke tornaria mais fácil para os usuários encontrar o design que melhor refletisse seu estilo de vida único.
Para os usuários que podem achar difícil decidir sobre a decoração da casa, em 2021, a Samsung introduziu o serviço Bespoke AI Recommendation na Coreia. Esse serviço ajudou a tornar o design de dispositivos mais acessível com a ajuda da IA. Os usuários fariam upload de fotos de suas casas ou designs que gostassem, e a IA analisaria as imagens para obter recomendações de cores¹ que se encaixassem melhor nesse ambiente.
Por mais ousados que esses dispositivos fossem em um mar de “produtos da linha branca”, a Samsung sabia, no entanto, que a visão não poderia terminar apenas com opções de cores e materiais. Com o Bespoke, a verdadeira customização é mais do que uma escolha – é também uma questão de personalização.
Das cores à cultura
Aprofundando-se na visão de design Bespoke, a Samsung procurou destacar os principais fatores de identificação compartilhados por todos os usuários Bespoke – um sentimento de pertencimento por meio da cultura. Colaborando com artistas de uma ampla gama de disciplinas, bem como com os próprios usuários Bespoke, a Samsung queria refletir culturas de todo o mundo em designs de painéis de geladeiras Bespoke.
Este ano, a Samsung apresentou a bandeira Union Jack como uma nova opção de design para refrigeradores Bespoke no Reino Unido, reconhecendo o 70º aniversário da ascensão da rainha Elizabeth II.
Em maio do ano passado, a Samsung realizou concursos de design nas mídias sociais em colaboração com designers, incluindo a premiada designer de interiores britânica Kelly Hoppen CBE e a designer londrina Yinka Ilori. Os concursos foram temáticos em torno de duas das paixões mais importantes na cozinha – comidas e designs inspiradores. Na Europa, por meio do desafio de design #BespokeDesignedByYou, a Samsung convidou os usuários a compartilhar seus próprios designs exclusivos de geladeira, com base em como o conceito Bespoke estimula a criatividade na cozinha. Nos EUA, a Samsung lançou o desafio #BespokeDinnerParty, no qual os usuários compartilharam seus planos perfeitos de jantar com coquetéis, arranjos de flores, louças e comida inspirada em cores ousadas sob medida.
Antes disso, muitos artistas participaram do desenvolvimento dos designs Bespoke. O ilustrador francês Hérem adicionou arquitetura europeia ao design, enquanto o artista americano Rementer adicionou retratos coloridos de diversas comunidades através das lentes da pop art. A empresa de design dinamarquesa HAY experimentou cores naturais inspiradas em alimentos, e o artista americano Alex Proba expressou alegria e felicidade com padrões coloridos e formas inspiradas na natureza.
Essas experiências de design envolvendo artistas e usuários serviriam como um prólogo para a próxima evolução dos designs Bespoke.
O próximo nível de personalização sob medida
Se o uso de cores oferece aos usuários uma maneira de se expressar e se identificar com as culturas por meio de um sentimento de pertencimento, o próximo nível nos designs Bespoke seria a verdadeira auto-expressão. Como tal, a Samsung agora oferece aos usuários uma experiência de personalização Bespoke verdadeiramente auto-expressiva do início ao fim.
O conceito de verdadeira personalização Bespoke começou a ganhar forma com concursos de design em todo o mundo. A empolgação e o entusiasmo expressos pelos participantes desses concursos inspiraram o início do serviço de impressão digital chamado MyBespoke nos EUA.
Com o MyBespoke, a Samsung chegará à mais recente evolução do design Bespoke, passando da auto-expressão através de opções pré-selecionadas para uma experiência de personalização verdadeiramente Bespoke, na qual os usuários podem criar seus próprios designs do zero.
No início da jornada de design Bespoke, estava a visão de inspirar os usuários a personalizar suas casas com designs que realmente refletissem quem eles são. Com o lançamento do MyBespoke, a Samsung está um passo mais perto de tornar essa visão uma realidade. A Samsung continuará a inovar para expandir o design, a experiência e a personalização para tornar a vida em casa mais expressiva e agradável.
Fique atento para o resto desta série. Para saber mais sobre dispositivos Bespoke, visite Samsung.com.