O ônibus espacial Endeavour, acoplado a um Boeing 747, chegou nesta quarta-feira a Houston (EUA) em seu voo final com destino à Califórnia, onde foi fabricado.
O avião adaptado que transportou a nave 20 anos após a primeira missão espacial desta, levantou voo às 8h22 (de Brasília) no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e aterrissou em Houston pouco mais de quatro horas depois.
Depois de sobrevoar em baixa altura várias áreas do Centro Espacial, do aeroporto da Força Aérea em Cabo Canaveral e da Base Patrick também da Força Aérea, o 747 tomou rumo a oeste.
Entre maio de 1992 e maio de 2011, o Endeavour completou 25 missões espaciais e passou 299 dias em 4.671 órbitas da Terra, somando 197.761.261 quilômetros percorridos.
O mais jovem dos cinco ônibus espaciais construídos pelos Estados Unidos se acoplou uma vez à estação espacial russa Mir e 12 vezes à Estação Espacial Internacional (ISS).
Em 11 de outubro do ano passado, a NASA transferiu o título e a propriedade da nave ao Centro de Ciência Espacial da Califórnia. EFE
A ÚLTIMA VIAGEM….
Como se fosse seu último adeus, a nave também deve sobrevoar o Centro Espacial Stennis da NASA no Mississippi (sul) e a fábrica de Michoud em Louisiana (sul), onde foram produzidos os tanques externos. Ele irá então para Ellington Field, perto do Centro Espacial Johnson, em Houston, Texas (sul).
O comboio retomará voo na quinta-feira até pousar no Centro de Pesquisa da Nasa de Dryden, localizado na Base da Força Aérea de Edwards, no deserto de Mojave, na Califórnia.
Na sexta-feira, o ônibus espacial vai sobrevoar o norte da Califórnia, passando por diversas cidades, incluindo Sacramento, São Francisco e Los Angeles, antes de aterrar no aeroporto de Los Angeles.
Desde o fim do último programa de ônibus espaciais no ano passado, muitas cidades americanas disputam o direito de abrigar as naves.
A Discovery, a mais antiga delas, está no Centro Steven Udvar-Hazy, um anexo do Museu Nacional do Ar e do Espaço, perto de Washington.
Ela havia tomado o lugar da nave Enterprise, um protótipo que nunca foi ao espaço e que agora está no Museu do Mar, do Ar e do Espaço, em Nova York.
Por fim, o Atlantis irá para o Centro de visitas do Kennedy Space Center, em Orlando (Flórida), quando o edifício terminar de ser construído.
Dois outros ônibus espaciais foram destruídos em pleno voo, causando a morte de toda a tripulação. Além do Challenger, o Columbia se desintegrou durante seu retorno à Terra em 2003.