Além do painel online, que acontece em 18 de maio, às 19h, a grade mensal do programa de capacitação da Samsung conta com aulas e cursos gratuitos em diversas áreas da tecnologia
A programação de maio do Samsung Ocean, programa de capacitação e inovação tecnológica da Samsung, inclui o sexto encontro da série ‘Ocean Innovation Talks’, com o tema “O Panorama das Edtechs”. O painel online e gratuito, que acontece no dia 18 às 19h no horário de Brasília, vai tratar sobre o papel da tecnologia nas diversas transformações que ocorreram no setor de educação nos últimos anos, desde a digitalização até as inovações aplicadas aos métodos de ensino e aprendizagem. Com a participação da gestora pública, Kelly Baptista, e do Diretor de projetos na Fundação Lemann, Lucas Rocha, a palestra será moderada pelo Professor Marcelo Knobel, que também é coordenador do Samsung Ocean na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
“A tecnologia tem sido protagonista na realidade das pessoas e, nos últimos dois anos, foi essencial para manter a realização de tarefas relacionadas ao trabalho, ao estudo e ao relacionamento entre indivíduos. Nesse sentido, as inovações apresentadas pelo mercado têm impulsionado mudanças que, na educação, além de ampliar as interações, também contribuem para a democratização do ensino. É acerca desse tema que será realizada essa discussão do próximo ‘Samsung Innovation Talks’”, afirma Eduardo Conejo, Gerente Sênior de Inovação na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung.
O Samsung Ocean também conta com uma programação completa de aulas e cursos gratuitos para o público geral. Na segunda quinzena do mês de maio, os interessados poderão aprender sobre Programação com foco nas linguagens Phyton, CSS e HTML; conceitos e práticas do Design Thinking na experiência do usuário (UX); laboratório de realidade Aumentada e Virtual e fundamentos de análise de dados através da Inteligência Artificial.
As atividades do Samsung Ocean são gratuitas e ministradas por educadores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA). São oferecidos certificados aos participantes concluintes. Os interessados podem se inscrever pelo site www.oceanbrasil.com ou pelo aplicativo do Samsung Ocean, disponível para download na Play Store.
Confira as atividades do Samsung Ocean na segunda quinzena de maio:
16/05
– Trilha Backend: Integrando os serviços de backend na nuvem
– Formação MS-DEV: Plataforma Microsoft e Projeto Final
17/05
– Trilha de Programação: Programando para web com Python, CSS e HTML (Parte 2)
– Formação MS-DEV: Plataforma Microsoft e Projeto Final
18/05
– Trilha de Programação: Linguagem Python – aprendendo a linguagem (Parte 3)
– Trilha UX: Design Thinking – Conceitos e Prática
– Ocean Innovation Talk: O panorama das EdTechs
19/05
– Trilha UX: Oficina de Usabilidade
20/05
– Trilha UX: Tópicos de UX para IA – Experiências Ominicanal
24/05
– Trilha de Programação: Programando para web com Python, CSS e HTML (Parte 3)
25/05
– Trilha Ágil: Desenvolvimento Ágil – DevOps Git
26/05
– Trilha AR/VR: Realidade Aumentada: Laboratório com Unity e AR Foundation
27/05
– Trilha de Inteligência Artificial: Ciência de Dados – Fundamentos de Análise de Dados com Orange
31/05
– Trilha de Programação: Programando para web com Python, CSS e HTML (Parte 4)
SERVIÇO
Ocean Innovation Talks: O Panorama das Edtechs
Quando: 18 de maio das 19h às 20h30 (horário de Brasília)
Onde: Informações de acesso serão enviadas por e-mail
Inscrições: https://www.oceanbrasil.com/agenda/
Investimento: Gratuito
Moderador: Marcelo Knobel, Professor e Coordenador do Samsung Ocean na Unicamp
Público: Estudantes, Profissionais, interessados em geral com idade acima de 13 anos
Palestrantes:
- Kelly Baptista: Líder da Fundação 1Bi, instituição apoiada pela Movile, gestora pública formada pela Unifesp, tem mais de 20 anos de experiência no terceiro setor e em projetos de impacto social, geração de renda e raça. Com a Fundação, atua diretamente com a educação, por meio da tecnologia para jovens em situação de vulnerabilidade e acelerando organizações que entendem que a tecnologia é um caminho para a melhoria. Em 2014, foi uma das 25 finalistas do Jovens Mulheres Líderes, um programa de fortalecimento em questões de gênero e juventude da ONU Mulheres. Já gerenciou a área de qualificação profissional e empregabilidade de jovens na Rede Gerando Falcões, empregando e capacitando mais de 3 mil pessoas vulneráveis em 2019, por 11 anos, foi Coordenadora de Projetos Sociais do Consulado da Mulher, a ação social da marca Consul. Foi produtora do Podcast Vozes Femininas, que tem como missão visibilizar todas as vozes das mulheres que são silenciadas ao longo da vida. Mãe, preta e periférica, atualmente é conselheira fiscal do Instituto Djeanne Firmino, líder da Rede de Líderes da Fundação Lemman e colunista do Site Mundo Negro, o maior portal de conteúdo para negros do país.
- Lucas Rocha: Diretor de projetos na Fundação Lemann, responsável por liderar as ações relacionadas à melhoria dos anos finais do ensino fundamental na rede pública de educação. Nos últimos três anos, esteve à frente do laboratório de inovação da Fundação, atuando com pesquisas e recomendação de novas tecnologias e metodologias que podem contribuir para uma educação mais significativa e colaborativa. Em 2017, assessorou o Ministério da Educação na elaboração do Programa de Inovação Educação Conectada, que tem o objetivo de levar internet de alta velocidade para todas as escolas públicas do Brasil, e os municípios de São Paulo e Sobral na concepção de laboratórios de educação maker. Em 2015, participou da criação do Programaê!, movimento que promove o aprendizado de programação de computadores e pensamento computacional para crianças e jovens da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, uma comunidade de professores para desenvolvimento profissional e promoção da aprendizagem criativa. É formado em Engenharia de Computação pela Universidade Federal de Itajubá com pós graduação em Inteligência de Mercado pela Saint Paul Escola de Negócios. Também foi Visiting Fellow of Practice no MIT Media Lab junto ao laboratório Lifelong Kindergarten.