Dispositivos foram desenvolvidos com componentes feitos a partir de redes de pesca que seriam descartadas no oceano
A Samsung estabeleceu um conjunto inicial de metas a serem alcançadas até 2025 para reduzir sua pegada ambiental e diminuir o esgotamento de recursos desde a produção até o descarte dos seus produtos Galaxy: o Galaxy for the Planet. E essas práticas mais sustentáveis já podem ser vistas em dispositivos recém-lançados como o tablet Galaxy Tab S8 5G, os notebooks da série Galaxy Book2 Pro1 e os novos modelos de smartphone da linha Galaxy S22 5G2.
Os aparelhos foram desenvolvidos com componentes feitos a partir de redes de pesca, que seriam descartadas no oceano e gerariam grandes ameaças à vida marinha. Dessa forma, o Galaxy Tab S8 5G, por exemplo, além de todos os benefícios que oferece, como a tela de 11 polegadas3 e recursos premium do Ecossistema Galaxy, o dispositivo ainda contribui para reduzir o impacto ambiental e os resíduos plásticos no oceano.
Além das iniciativas nos modelos de tablets, os novos smartphones da linha Galaxy S224 5G também receberam novidades relacionadas à sustentabilidade. Todos os dispositivos da linha – que é formada pelo Galaxy S22 5G, Galaxy S22 5G+ e Galaxy S22 Ultra – contam com componentes que usam redes de pesca recicladas. Os principais componentes das teclas da linha Galaxy S22 e a tampa da S Pen5 (que vem incorporada ao Galaxy S22 Ultra) utilizam resinas de poliamida recicladas.
Outra novidade da Samsung são os notebooks da nova série Galaxy Book2 Pro, divulgados globalmente no último dia 27 de fevereiro, durante a Mobile World Congress, que aconteceu em Barcelona. Além de componentes em plástico reciclado, os modelos também contam com algoritmos que estendem os ciclos de vida da bateria, reduzindo o uso de energia em standby e a necessidade de substituições frequentes. Além disso, as telas AMOLED6 possuem certificação de ouro GREENGUARD para produtos ecologicamente corretos, pelo Underwriters Laboratories, por minimizar as emissões de compostos orgânicos voláteis (COV) para melhorar a qualidade do ar interno.
“A Samsung está atenta em aplicar práticas cada vez mais sustentáveis aos seus produtos e serviços, e os últimos lançamentos ilustram esse compromisso com o meio ambiente. São produtos que unem inovação e sustentabilidade para atender ao consumidor em todas as suas necessidades, sem deixar de lado a responsabilidade ambiental. Cuidar do planeta é uma tarefa de todos e essa preocupação continuará existindo. Para a Samsung, esse é apenas o começo”, afirma Sandra Chen, diretora da área de Notebook e Tablets da Samsung Brasil.
Outras iniciativas sustentáveis da Samsung
As embalagens que acompanham os produtos também são uma preocupação para a Samsung. Por isso, o novo Galaxy Tab S8 5G chega aos consumidores em embalagens de papel de origem sustentável certificadas pelo Conselho de Manejo Florestal, além de estarem mais finas, com menos uso de papel para sua produção. E os novos modelos da série Galaxy Book2 Pro usarão caixas de papel e bandejas de molde de origem sustentável. Dessa forma, a Samsung reaproveita materiais que seriam descartados e ainda contribui para a redução de emissões, gerando cada vez menos lixo em seus processos.
Já as embalagens dos smartphones também utilizam papel 100% reciclado e seus componentes, incluindo acessórios e manuais, foram fabricados mais compactos para reduzir o volume total da embalagem. Esses esforços eco-conscientes permitiram à Samsung equipar a linha Galaxy S22 5G com embalagens 56% menores em volume do que a do Galaxy S20.
Essas reduções estão entre as metas sustentáveis da empresa por meio do Galaxy For The Planet. Entre as metas a serem alcançadas até 2025 para reduzir o impacto ambiental, estão a utilização de materiais reciclados em todos os produtos móveis, a eliminação de plásticos nas embalagens e a redução do lixo eletrônico para zerar o descarte em aterros em escala global.
A Samsung conta também com o Re+, um programa de logística reversa que oferece descarte gratuito e ecologicamente correto aos consumidores da marca. Com o programa, os usuários podem descartar dispositivos de pequeno porte, como smartphones, tablets, acessórios, pilhas, baterias e peças menores, nas urnas de coleta encontradas nas lojas e assistências técnicas da Samsung. Já os produtos de médio e grande porte podem ser coletados direto na casa do cliente a partir de solicitações feitas pelo e-mail [email protected]. Saiba mais detalhes aqui.