O investimento de empresas de apostas online em marketing digital é uma necessidade para se diferenciar em mercados cada vez mais globais e competitivos. Um exemplo disso são os sites de cassino e de apostas esportivas: existem centenas deles, com novos players entrando a todo instante e um mercado gigantesco no Brasil, que está prestes a ser regulamentado.
As empresas de cassino e empresas de apostas esportivas já tinham presença no país, mas com a abertura para uma regulamentação moderna após décadas da ultrapassada Lei do Jogo, promulgada pelo presidente Dutra, o movimento aumentou ainda mais.
Apesar do aumento do uso, além de investirem em ações de marketing e publicidade para conquistar novos públicos, os sites de apostas precisam ser muito assertivos quanto a outras questões que preocupam os usuários como a segurança do site para gerar confiança. Por isso, a maioria das empresas do setor estão sempre buscando esclarecer o público quanto a isso. Veja aqui um exemplo de como esse assunto é tratado.
Patrocinios
Os clubes de futebol foram grandes beneficiados e dos 20 times da Série A do Campeonato Brasileiro, 19 deles tinham um patrocinador da indústria estampando seus uniformes. Empresas também patrocinaram competições e federações.
Se esses patrocínios são uma boa forma de exposição, na briga pelo poder online; o investimento em marketing digital é ainda mais importante, afinal gera diretamente cliques, novos clientes e receitas. O SEO em específico é uma ferramenta fundamental, já que um bom trabalho na geração de conteúdo e link building pode ter excelentes resultados para aumentar a autoridade do site e ter melhores posicionamentos nos mecanismos de pesquisa, especialmente o Google.
A publicação de artigos patrocinados por empresas de apostas em sites do Brasil é uma tendência que também existe no exterior; com criação de conteúdo em português de Portugal nos sites do país, em italiano, espanhol, inglês e por aí vai.
“Há alguns anos atendemos o site de apostas Betway, que tem sede no Reino Unido. Na época publicávamos artigos em sites brasileiros para eles. Mas lembro que eles tinham equipes internas para diferentes países. Ou seja, eles publicavam matérias em sites de todo mundo”; é o que comenta Ricardo Prates Morais, agência especializada em SEO e link building para sites de apostas.
Conteúdos
Mas se engana quem pensa que é só escrever algumas palavras, colocar um link e publicar em algum site que isso logo será valorizado. Existe um processo por trás, que exige estudo, expertise e um trabalho bem-feito.
O site de destino precisa ter alta autoridade, o conteúdo precisa ser interessante para os leitores desse site, se ajustando a sua linha editorial e com informações de valor. Por fim, é preciso saber quais links de seu próprio site valorizar e se essas landing pages estão otimizadas. Caso esse trabalho não seja bem-feito, o investimento e todo o gasto de horas terá pouco resultado.
Por isso é preciso confiar apenas em agências com experiência nesse mercado, que conhece as minúcias do SEO e tem um portfólio de empresas e resultados conquistados.
O trabalho de link building não é feito do dia para a noite e a agência precisa construir uma relação com os sites que terão os artigos publicados; isso além de uma equipe para produzir conteúdo, monitorar e relatar os resultados. Estes também não são imediatos, já que o Google tem um algoritmo refinado; que valoriza diversas variáveis, inclusive a periodicidade dos posts no site e seu tempo no ar.
SEO
Mas o SEO é valorizado justamente por essa dificuldade: quem consegue escalar a montanha terá uma vista incrível. Um bom posicionamento no Google para palavras-chave importantes, que as pessoas pesquisam, pode trazer um grande aumento na quantidade de visualizações do site.
A partir disso cabe aos responsáveis pela página criar formas de “segurar” esses usuários. No exemplo das casas de apostas, é preciso oferecer muitos esportes, várias competições e diversas possibilidades de aposta em cada jogo. Bônus de boas-vindas e de fidelidade, bom atendimento ao cliente, muitos métodos de saque e depósito também são vantagens que o usuário procura.