Os resultados do estudo Employee Experience Excellence: Key Practices that Differentiate Leaders from Laggards, realizado entre março e julho de 2021, com 600 gestores de RH, indicam que empresas que proporcionam a melhor experiência para seus funcionários, Employee Experience, EX, têm 12 vezes mais chances de crescer além de 20% em seus negócios do que as organizações que hesitam em investir na melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores durante a jornada de trabalho.
O relatório aponta que hoje, no mundo dos negócios, a instantaneidade trazida pela aceleração digital exige que a jornada de trabalho de cada pessoa seja acompanhada em tempo real.
De acordo com a pesquisa, para as empresas, não existe mais a possibilidade de ignorar ou, então, examinar num momento posterior a real experiência que a pessoa – seja o cliente (Customer Experience, CX), seja o colaborador (Employee Experience, EX) – está vivenciando.
Para Vitor Simão, diretor regional da Medallia Brasil, 2022 vai ser o ano da experiência do colaborador. Ele conta que as empresas mais engajadas em proporcionar mais qualidade de vida e melhor experiência durante o horário do expediente de seus funcionários irão projetar e gerenciar as jornadas de seus colaboradores, captando seu feedback com muito mais frequência para que sua experiência interna seja mais condizente com a experiência que a empresa deseja fornecer aos clientes. “As melhores empresas tratarão seus colaboradores como clientes”, afirma Simão.
O diretor da Medallia enfatiza que o estudo mostra, ainda, que está acontecendo um aumento acentuado na adoção de análise da experiência digital de clientes e colaboradores e que essa tendência está ligada à escassez de talentos para determinados setores e funções.
Um estudo da Decibel realizado em colaboração com a consultoria Econsultancy confirma essa tendência, ao destacar como a implementação de técnicas avançadas aumentou nos últimos anos, demonstrando claramente que cada vez mais empresas estão reconhecendo a correlação entre qualidade da experiência digital e resultados do negócio.
Para o executivo da Medallia Brasil, o ano de 2022 será o momento de reforçar o lado humano da equação e de tornar a experiência do colaborador tão importante quanto a do cliente. Para ele, isso levará as empresas a repensar todo o quebra-cabeça liderança, poder, política, estrutura, cultura, inclusão, remuneração, pessoas, desenvolvimento, empoderamento e capacitação. “Os vencedores serão aqueles que conseguirem contratar, fortalecer e reter as melhores equipes”, alerta Vitor Simão.