Quando a Samsung Electronics revelou seu primeiro protótipo de tela flexível em 2011, poucas pessoas perceberam que este era um vislumbre do futuro da indústria móvel. Agora, uma década depois, a Samsung vendeu 4 vezes mais dispositivos dobráveis em 2021 do que em 2020, excedendo o crescimento do mercado três vezes do que era previsto por analistas1.
O entusiasmo do consumidor pelos dobráveis Samsung é exemplificado pelo sucesso da série Galaxy Z. No primeiro mês desde o lançamento, o Galaxy Z Fold3 5G* e Galaxy Z Flip3 5G* excederam as vendas acumuladas totais de dispositivos dobráveis Samsung em 2020.
Com as remessas de smartphones dobráveis previstas para crescer dez vezes até 20232, vamos dar uma olhada nos momentos-chave, nas principais inovações e nas parcerias importantes que ajudaram a tornar os dispositivos dobráveis em um grande sucesso.
Levando os dobráveis para consumidores de todo o mundo
A Samsung pode ter introduzido o conceito de telas dobráveis em 2011, mas seria necessário mais de uma década para trazer os dispositivos dobráveis aos consumidores em todo o mundo.
O próximo marco veio em 2019, quando a Samsung finalmente trouxe sua visão dobrável à realidade com o Galaxy Fold, o primeiro dispositivo dobrável da companhia. Logo depois veio o Galaxy Z Flip. O elegante design de concha – um retorno aos telefones flip do passado – fez do Galaxy Z Flip um ícone instantâneo.
Após uma década de progresso e três gerações de inovação, o Galaxy Z Fold3 5G e Galaxy Z Flip3 5G trouxeram mais durabilidade e uma experiência de usuário aprimorada para dobráveis. Eles não apenas estabeleceram um novo padrão na indústria, mas também reacenderam o interesse do consumidor pelos smartphones em geral.
Inovações por trás da tecnologia
Desde a criação de novos materiais e métodos até a superação de desafios mecânicos, a criação da categoria dobrável exigiu que a Samsung reimaginasse o smartphone de dentro para fora.
Desde o início, os engenheiros da Samsung entenderam que a chave para a criação de uma nova categoria seria inventar uma gama de novas tecnologias para garantir que os dispositivos atendessem às expectativas dos consumidores globais.
O display Infinity Flex e o vidro ultrafino da Samsung, por exemplo, habilitaram o primeiro visor de vidro dobrável do mundo. Embora sua tela possa ser uma peça contínua de vidro, o corpo de um dobrável apresenta dois componentes distintos. Essa estrutura única significava que, para manter um design fino o suficiente para o uso diário, os engenheiros teriam que repensar completamente o posicionamento dos componentes internos. Esse desafio incluiu projetar um novo sistema de resfriamento interno, bem como um sistema de bateria dupla com tecnologia que otimiza várias fontes de energia como uma.
Para garantir que os dispositivos seriam capazes de resistir a centenas de milhares de dobras, a dobradiça foi projetada com a tecnologia Sweeper para ajudar a impedir a entrada de poeira e partículas de sujeira. Ela também adicionou uma nova camada de funcionalidade aos dobráveis Samsung, permitindo que eles fiquem parados por conta própria, tornando-os perfeitos para assistir conteúdo, fazer chamadas de vídeo ou tirar selfies com as mãos livres3.
A dedicação da Samsung em criar inovações dobráveis permitiu que ela atingisse outro marco importante em 2021 com o lançamento do Galaxy Z Fold3 5G e Galaxy Z Flip3 5G – os primeiros dobráveis a receber uma classificação de resistência à água IPX84.
Mas os recursos que diferenciam os dobráveis Samsung não estão todos escondidos sob a superfície. Como a Interface do Usuário responsiva que oferece transições perfeitas entre os modos dobrado e desdobrado, e recursos como Multijanelas5 e Modo Flex3, os dobráveis Samsung desbloquearam novas maneiras de trabalhar, jogar e nos expressar.
Impulsionando a demanda por dispositivos dobráveis
Esse impulso sem precedentes na inovação gerou uma demanda crescente por dispositivos dobráveis, trazendo mais usuários para a família Galaxy do que nunca. Em comparação com o Galaxy Note20, a Samsung observou um aumento de 150%6 nos consumidores que trocaram de marcas de smartphones pelo Galaxy Z Flip3 5G, e um aumento de 140% em comparação com o Galaxy S21.
Uma explicação simples para esse aumento considerável é que ambos os dispositivos da série Galaxy Z oferecem recursos distintos que atraem grupos de clientes específicos de uma forma que nenhum outro smartphone teve antes.
Uma pesquisa de compradores conduzida pela Samsung revelou que um design elegante, portabilidade e um formato dobrável inovador foram os principais motivadores por trás da compra do Galaxy Z Flip3 5G. A possibilidade de usar a tela externa sem abrir o aparelho foi outro fator importante para quem valoriza a privacidade, assim como para quem deseja regular seu tempo de tela para administrar sua saúde mental. Os compradores do Galaxy Z Fold3 5G, por sua vez, relataram ter sido atraídos pela imersiva tela para visualização de conteúdo, recursos multitarefa³ e recursos de produtividade, incluindo a compatibilidade com a S Pen7. Por conta disso, está claro que ambos os dispositivos entregam aos consumidores mais incentivos do que nunca para mudar para um dobrável, mesmo que isso signifique mudar de marca ou sistema operacional.
Pioneirismo no futuro dobrável
A medida que mais consumidores compreendem o incrível potencial dos dobráveis, o interesse na categoria continuará a crescer. Com uma variedade de inovações definidas para chegar aos consumidores nos próximos anos, a Samsung continuará a liderar a categoria dobrável com tecnologia ainda mais pioneira.
Para atingir esse objetivo, a Samsung está investindo pesadamente em pesquisa e desenvolvimento, ao mesmo tempo que colabora abertamente com desenvolvedores de aplicativos e parceiros da indústria, como o Google.
Durante anos, a Samsung e o Google têm colaborado para tornar a experiência dobrável adaptável, fornecendo aos desenvolvedores Android a estrutura e os recursos necessários. Em 2021, as empresas anunciaram diretrizes para a criação de aplicativos para telas grandes e dispositivos dobráveis, com base no trabalho do Google para otimizar seus aplicativos mais populares – como Gmail, YouTube, Duo e Maps – para formatos dobráveis. No futuro, a Samsung continuará a trabalhar com parceiros e desenvolvedores para produzir tecnologias que direcionarão o futuro da indústria móvel.
Ao estabelecer uma categoria de dispositivos móveis inteiramente nova há uma década, a Samsung elevou o padrão da inovação móvel. Enquanto olha para a próxima década e além, a empresa continuará a reinventar a experiência móvel para mudá-la enquanto ela se desdobra.