Home Noticias Solve For Tomorrow 2021: Alunas de Novo Hamburgo (RS) vencem programa com bioplástico criado a partir da manga

Solve For Tomorrow 2021: Alunas de Novo Hamburgo (RS) vencem programa com bioplástico criado a partir da manga

por admin

Com bioplástico desenvolvido a partir do caroço da manga, estudantes ficaram entre as equipes mais votadas pelo Júri Popular em programa da Samsung

Embalagens de alimentos de bioplástico criadas por alunas vencedoras do Solve For Tomorrow

 
Um grupo de alunas da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, ficou entre os mais votados na categoria Júri Popular na 8ª edição do Solve For Tomorrow. O programa global da Samsung, que no Brasil tem coordenação geral do Cenpec, premiou as estudantes por seu protótipo de bioplástico desenvolvido a partir do caroço da manga. As votações aconteceram entre os dias 12 e 17 de novembro pelo site do programa e a cerimônia de premiação foi transmitida ao vivo pelo canal da Samsung Brasil no YouTube no dia 18.

 
Ao descobrir que o caroço da manga é rico em fibras, as alunas perceberam que essa seria uma solução inteligente e sustentável para as embalagens descartáveis de alimentos, bastante utilizadas em serviços de delivery. Dessa forma, elas iniciaram um processo de lavagem, secagem, trituração e mistura do caroço da manga com amido termoplástico. A partir disso, foram criadas embalagens para facilitar o transporte de alimentos secos.

 
“As alunas estão radiantes! Tenho observado na equipe uma sensação de dever cumprido e, principalmente, de reconhecimento e gratidão. Elas estão realmente muito gratas por todas as pessoas que votaram e apoiaram o projeto. Além disso, estão fazendo propaganda do Prêmio na escola para incentivar os demais alunos a participarem das próximas edições. Conversando com elas, concluímos que foi um projeto que deu bastante trabalho, mas valeu a pena”, afirma Schana Andréia da Silva, professora de química e orientadora do grupo.

 
Para apresentar projetos consistentes e inovadores, os alunos contaram com mentorias oferecidas pela equipe do programa, de forma a guia-los no processo de desenvolvimento de seus protótipos e alcançar o máximo potencial por meio do conhecimento adquirido em sala de aula. Além da equipe de Novo Hamburgo (RS), também foram premiados alunos do Ceará, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo, além de uma menção honrosa aos participantes da cidade de Toledo, no Paraná.

 
“Estamos muito orgulhosos dos avanços que observamos nos alunos participantes do Solve For Tomorrow. Com essa iniciativa, nosso objetivo principal é unir educação e tecnologia para um mundo cada vez melhor, e isso só está sendo possível graças à dedicação de equipes como a de Novo Hamburgo, que desenvolveram soluções criativas e inovadores para as comunidades onde vivem”, afirma Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

 
“É fundamental valorizar a ciência, principalmente num momento de pouco investimento, como o atual. Promover a pesquisa e a investigação científica não só contribui para a aprendizagem, como também para a comunidade. Ver um projeto como este, nos mostra que estamos no caminho certo, de investir na educação e reconhecer a importância do conhecimento científico para a melhoria da sociedade”, afirma Ana Cecília Arruda, coordenadora de programas e projetos do Cenpec.

 

Premiação Solve For Tomorrow

 
Os projetos vencedores pelo Júri Popular foram contemplados com o Troféu “Projeto Vencedor pelo Júri Popular” e fones de ouvido Samsung Buds+ para cada um dos estudantes e seus respectivos professores orientadores.

 
Já os projetos selecionados como Vencedores Nacionais foram contemplados com uma Smart TV Samsung para suas respectivas escolas, além de smartphones (1º lugar), tablets (2º lugar) e smartwaches (3º lugar) para cada aluno das equipes vencedoras. Além disso, todos os estudantes finalistas receberam um notebook Samsung, assim como os professores semifinalistas.

 
No Brasil desde 2014, o Solve For Tomorrow é um programa global da Samsung que desafia alunos e professores da rede pública de ensino a desenvolverem soluções com experimentação científica e/ou tecnológica por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). A iniciativa já envolveu mais 165 mil estudantes, 22 mil professores e 5 mil escolas públicas em 8.113 projetos inscritos, e a 8ª edição, que também foi a segunda a acontecer de forma totalmente remota por conta da pandemia, registrou um aumento de 22% na participação de estudantes, como também em 40% na de professores e 52% na de escolas.

 
O programa busca capacitar futuras gerações para alcançarem seu pleno potencial por meio da Educação e conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

 
Para mais informações, acesse o site https://respostasparaoamanha.com.br/ ou baixe o aplicativo do Respostas para o Amanhã na Play Store.

Fonte: https://news.samsung.com/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações