Vencedores do Júri Popular serão definidos em votação aberta que termina amanhã; anúncio dos ganhadores acontece no dia 18
A 8ª edição do Solve For Tomorrow no Brasil caminha para o final. O programa global da Samsung desafia alunos e professores da rede pública de ensino a desenvolver soluções inovadoras por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). As 10 equipes finalistas são do Ceará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, e apresentaram projetos voltados para as áreas da saúde, sustentabilidade e segurança pública.
Além dos três vencedores na categoria Júri Popular, haverá uma avaliação de uma Comissão Julgadora composta por representantes da Samsung, Cenpec (responsável pela coordenação geral do evento), especialistas de universidades e profissionais nas áreas de educação, ciências e tecnologia para definir os vencedores nacionais. As votações estão abertas ao público até amanhã (17) pelo link https://respostasparaoamanha.com.br.
Saiba mais sobre os finalistas do Solve For Tomorrow
Extratos vegetais e biofilme orgânico: Uma alternativa sustentável
Os alunos da C E-Ef M Profis, em Toledo, no Paraná, desenvolveram uma alternativa sustentável que usa extratos vegetais e biofilme orgânico para melhorar a qualidade dos alimentos na pré-colheita e evitar o desperdício de frutos.
Desenvolvimento de bioplástico a partir da fibra do caroço da manga
A equipe de estudantes da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, desenvolveu um projeto que usa a fibra do caroço da manga para produzir um bioplástico, ideal para embalar alimentos secos, como verduras e até itens de fast food.
Tubete agrícola de bioplástico a partir de blendas de nanocelulose
Estudantes da Etec Cidade do Livro, na cidade de Lençóis Paulista, interior de São Paulo, criaram um tubete agrícola de bioplástico a partir da mistura de celulose e nanocelulose retiradas da cana-de-açúcar e da borra de café. O protótipo substitui o plástico, tornando o processo de plantio mais ecológico.
Carun-XÔ: Uma alternativa na caatinga para o combate aos carunchos
O projeto dos alunos da Escola Dario Gomes de Lima, na cidade de Flores, Pernambuco, tem o objetivo de eliminar o caruncho, uma praga que causa danos em alimentos em grãos, como arroz, milho e feijão, impactando negativamente a produção de agricultores locais.
Bomba hidrostática: sistema de irrigação alternativo de baixo custo
Os alunos da EEEP Guilherme Teles Gouveia, em Granja, interior do Ceará, desenvolveram um sistema de irrigação alternativo com uma bomba hidrostática de baixo custo para auxiliar os agricultores locais. O equipamento ajuda no combate da escassez de água no período de inverno.
Sistema solar de purificação de água
A equipe de alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, no Campus Crateús, criou um protótipo que usa a radiação solar para purificar a água de poços, por meio dos processos de evaporação e condensação.
Já os estudantes da EEEP Maria Mosa da Silva, em Ocara, Ceará, desenvolveram um protótipo de descastanhador capaz de separar a castanha-de-caju sem danificar o fruto. Dessa forma, o desperdício da fruta é combatido, além de auxiliar na expansão de renda dos produtores da região.
Reabilitação Pulmonar Alternativa de Baixo Custo à Pacientes Curados de SARS-CoV2
O projeto dos alunos da EEB Bom Pastor, em Chapecó, Santa Catarina, é composto por um protótipo que auxilia na reabilitação pulmonar de pacientes que apresentam sequelas respiratórias devido à infecção pelo vírus da Covid-19.
Pulseira alarme – caminhando com segurança
Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, no câmpus de Campinas, interior de São Paulo, desenvolveram um projeto para reforçar a segurança de possíveis vítimas de agressão e assaltos. O protótipo pode ser uma pulseira ou chaveiro com sistema de alarme.
Reaproveitamento de resíduos orgânicos para a produção de Biogás
A equipe da Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha, em São Carlos, interior de São Paulo, criou um projeto para a produção de biogás a partir de resíduos orgânicos. Essa é uma maneira que os estudantes encontraram de combater o desperdício de alimento em ambiente escolar.
Votação e prêmios
As três equipes vencedoras (1º, 2º e 3º lugar) das categorias Júri Popular, bem como os Vencedores Nacionais, definidos por uma avaliação da comissão julgadora, serão anunciadas no dia 18 de novembro, em uma cerimônia de encerramento que será transmitida ao vivo no canal do Youtube da Samsung Brasil e do Prêmio Respostas para o Amanhã, a partir das 11h.
Os projetos vencedores pelo Júri Popular serão contemplados com um Troféu “Projeto Vencedor pelo Júri Popular” e fones de ouvido Samsung Buds+ para cada um dos estudantes e seus respectivos professores orientadores. Já os projetos selecionados como Vencedores Nacionais, serão contemplados com uma Smart TV Samsung para suas respectivas escolas. Além de smartphones (1º lugar), tablets (2º lugar) e smartwatches Samsung (3º lugar) para cada aluno das equipes vencedoras.
Todos os estudantes finalistas já receberam um notebook Samsung, assim como os professores semifinalistas.
Solve for Tomorrow
Programa de Cidadania Corporativa da Samsung, o Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow, está no Brasil desde 2014, envolvendo mais 165 mil estudantes, 22 mil professores e 5 mil escolas públicas em 8.113 projetos inscritos. Mesmo ocorrendo de forma totalmente remota pelo segundo ano consecutivo, a 8ª edição do programa registrou um aumento de 22% na participação de estudantes, 40% na de professores e 52% na de escolas em comparação a 2020.
O programa, que faz parte do conjunto de projetos capitaneado pela visão global da marca “Together for Tomorrow! Enabling People”, busca capacitar futuras gerações para alcançarem seu pleno potencial por meio da Educação. E conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Para mais informações, acesse o site https://respostasparaoamanha.com.br/ ou baixe o aplicativo do Respostas para o Amanhã na Play Store.