Home Noticias Crise: nVidia e TSMC buscam alternativas para produção de chips?

Crise: nVidia e TSMC buscam alternativas para produção de chips?

por Carlos Xandelly

As coisas entre entre TSMC e um dos seus principais parceiros, NVIDIA, não parece ir muito bem, ou seja, ao nosso entender não ir nada bem para a nVidia mesmo, afinal para a TSMC ela pode considerar-se satisfeita, pois tem mais de 150% da sua produção totalmente vendida, o problema é que não tem nem 70% para entregarem.

Alguns dizem que o atrito entre os dois que começaram logo que a TSMC mudou seu modelo de cobrança referente ao chip de wafer em vez de “funcional” cobram por ‘peça’ e como devem ter conhecimento, nem todas estas ‘peças’ são 100% funcionais. Mas nem é este o artigo que veio a tona nos canais hoje, provocando um enorme rebuliço interno no alto escalão da TSM, ficando cristalino e bem claro que a NVIDIA tem manifestado insatisfação com a recente especulação de que a capacidade real de produção da TSMC e já levanta sua questão de avaliar alternativas para a fabricação de seus chips de 28nm.

A questão agora, segundo o Digitimes diz, é que a mensagem ‘mesmo que indireta’ parece ter chegado aos ouvidos do alto escalão da TSMC, uma vez que lançou um novo esforço de política interna para duplo ou triplo turno de jornada de trabalho, com o objetivo de “priorizar” a produção destes chips de 28nm da NVIDIA, que devem ser suficientes para acelerar o fornecimento de chips GeForce até ao final do Q2 2012.

A pergunta que mais vem a tona não somente no Digitime como em outros canais internacionais é de que como será este desfecho, afinal se hoje não possuem uma produção para entrega de 70% das peças vendidas, como esperam entregar os 150% dos chips que já foram comercializados? Um tanto quanto interessante não é mesmo? Qual seria esta tal tripla jornada de trabalho anunciado? Uma sub-tercerização de fabricação de chips?

O jeito mesmo, é não ficar mais encucado ainda, e aguardar para que estes benditos chips saiam rapidamente das esteiras e fornos e que tudo se resolva mais rapidamente possível, mas uma coisa podemos adiantar, e podem escrever, certamente as placas que utilizarem no lançamento um chip de 28nm terão um substancial aumento de preços ! Lei do capitalismo selvagem…. e da tal oferta e procura, fazer o que ! Quem sempre leva o ‘papo’ ao fim de tudo é o consumidor…

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações