Cada vez mais atualizações e novas formas de aprendizado surgem no cotidiano das pessoas. A relação trabalho-estudo tem se transformado tanto que hoje não é difícil encontrar empresas que estão mudando sua forma de avaliar candidatos. Organizações como a Google, Apple, IBM, Hilton, Starbucks, Whole Foods, entre tantas outras, não estão mais exigindo uma formação acadêmica como critério prioritário na hora de avaliar novas pessoas. E esse é só um dos fatores para refletir sobre como a transformação digital tem impactado pessoas e negócios.
Empresas como as mencionadas acima são parte de um grupo de companhias que já entendem que as pessoas talentosas, qualificadas e com conhecimento técnico não precisam necessariamente possuir um diploma de graduação em mãos. Isso vem de encontro com a tendência da Geração Z, atualmente conhecida por não dar a mesma importância à graduação superior como as gerações anteriores faziam. Além disso, essas novas gerações estão inseridas em um universo conectado que as permite ter mais independência para aprender de forma autônoma através de tutoriais no YouTube, mais flexibilidade para gerir seu tempo e fazer home offices, e até mesmo novo senso de empreendedorismo, sendo a geração com maior número de projetos pessoais na internet, por exemplo.
Hoje em dia, a capacitação técnica pode ser facilmente encontrada em plataformas digitais via cursos de aprimoramento e extensões, mas mesmo assim, a transformação digital não está madura o suficiente na sociedade. Fato é que, ainda hoje, de acordo com um levantamento da PwC, 8 em cada 10 CEOs não encontram candidatos qualificados para as vagas que estão em aberto.
Uma forma efetiva de driblar a escassez de profissionais com sabedoria, é investir em pessoas cheias de vontade para fazer acontecer e produzir uma cultura de aprendizado e capacitação. Grandes empresas já têm apostado nessa nova forma de pensar e, para isso, cada vez mais investem em tecnologias acessíveis e colaborativas, permitindo também maior flexibilidade, autonomia e mobilidade para os seus colaboradores.
Plataformas como o Google G Suite têm alavancado a conexão, comunicação e colaboração em mais de 5 milhões de empresas ao redor do mundo. Com bastante visibilidade no mundo consumidor – a partir do Gmail e Agenda Google – a solução corporativa ganha cada vez mais espaço e tem sido escolhida como uma solução rápida e inteligente para criar espaços de inovação e capacitação em empresas no processo de transformação digital.
Empresas que tomam esse passo de promover qualificação garantem maior sucesso frente à crise de escassez de profissionais preparados no mercado, desenvolve maiores competências profissionais em todos os colaboradores da sua organização (com diplomas ou não) e gera também um espaço maior de identificação do colaborador com a empresa, como uma companhia focada em inovação para os usuários que já são habituados com essas tecnologias no mundo consumidor.
Para inovar neste processo, a Gentrop auxilia as empresas a encararem e investirem nesse processo de transformação digital. Mais do que uma plataforma inovadora, a Gentrop desenha um plano de inovação, trazendo o foco em pessoas durante todo o processo de mudança. Do colaborador ao processo mais estratégico, tudo é pensado e estruturado para que a adaptação da tecnologia seja um grande sucesso nas empresas.
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