Cansado de eternas discussões com seus amigos programadores, sobre qual software, linguagem de programação e frameworks são os mais usados, Antonio Inteligen, mineiro de Ipatinga, resolveu por si só acabar com essa dúvida.
Ele passou um mês filtrando dados e reuniu quase 2 terabytes de informações a respeito de downloads e instalações de frameworks. Os dados foram encontrados principalmente nos repositórios das linguagens.
“Montei uma planilha gigante com todos os dados e depois usei um software para criar a animação de corrida. O trabalho mais árduo foi de colher e organizar as informações, pois estavam espalhadas pela internet.”
O vídeo com a animação pode ser conferida no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=YxBhgFgcDwg
Em programação de computadores frameworks são como templates que contém diversos recursos que podem ser reutilizados pelo desenvolvedor. Seu maior benefício é trazer mais agilidade e padronização para os projetos.
Segundo Antonio uma das grandes dúvidas que o profissional dessa área tem é sobre qual tecnologia utilizar, essa escolha normalmente é baseada na quantidade de pessoas que adotam a ferramenta e na curva de aprendizado.
“Hoje em dia contamos com uma enorme quantidade de informações, não precisamos tomar decisões com base na intuição. Existem bases de dados gigantes a nossa disposição e simplesmente ignoramos.”
Um framework usado por muitas pessoas pode indicar maturidade, sinal de mais recursos e menos bugs no código, dando mais tranquilidade ao programador e a empresa contratante. “Com essa lista em mãos a comunidade de desenvolvedores de software pode ter uma noção do que está sendo praticado no mundo e visualizar algumas tendências desse mercado.”
O programador mineiro conta que criou um canal recentemente no YouTube para dar dicas a outros desenvolvedores e empresas sobre programação.
https://www.youtube.com/channel/UC6gatzkDjvETDhOLJfG0Z0A
Website: https://www.youtube.com/channel/UC6gatzkDjvETDhOLJfG0Z0A