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Com foco em sustentabilidade, Secretaria do Paraná adota soluções green da Furukawa

por admin

O prédio antigo, em Curitiba, que abriga a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) do Paraná ganhou recentemente uma nova – e moderna – infraestrutura de comunicações, preparada para atender às necessidades atuais e futuras dos seus usuários. Com esse objetivo, o projeto de modernização buscou as melhores soluções em conectividade disponíveis no mercado e, de quebra, apostou em sustentabilidade com a linha de produtos green da Furukawa.

“O foco da Secretaria é o desenvolvimento com sustentabilidade e esse conceito foi aplicado na substituição da antiga rede de comunicação por uma infraestrutura moderna, de qualidade, e preparada para durar um longo prazo”, afirma José Anisio Salazar, da Diretoria de Desenvolvimento e Inovação da Sedest. O projeto, executado em parceria com a Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná), foi implantado pela Perfect Tecnologia, solution provider Furukawa, que propôs o cabeamento com a linha GigaLan Green – uma solução inovadora que possui revestimento em polietileno verde à base de etanol extraído da cana-de-açúcar, 100% reciclável.

“Trata-se de um produto de alta qualidade e que ainda atende a questões de sustentabilidade; portanto, perfeitamente alinhado ao foco da Sedest”, observa Simone Pegoretti, da Perfect. Para a implantação da nova infraestrutura de rede de comunicação dessa Secretaria do governo paranaense, foram utilizados 14,8 quilômetros de cabos GigaLan Green, além de conectores, patch cords e outros acessórios da linha green da Furukawa. Com isso, deixaram de ser consumidos 98 kg de composto derivado de petróleo – que foram substituídos por 51 kg de composto derivado da cana-de-açúcar – e a atmosfera teve 143 kg de CO2 capturados e fixados, o que contribuiu para a redução do efeito estufa e a sustentabilidade do meio ambiente.

Além de substituir a infraestrutura existente, o projeto incluiu a ampliação do número de pontos de rede no prédio da Sedest – que praticamente dobrou. “Hoje temos uma rede com 300 pontos para atender os usuários, além de dar suporte às soluções de telefonia IP e de rede Wi-Fi”, conta Salazar.

Segundo ele, a nova infraestrutura vem permitindo atender ao aumento da demanda por conectividade, decorrente do home office dos funcionários determinado pela pandemia de Covid-19. “O home office intensificou o uso de recursos de rede, seja para reuniões por videoconferência ou para a troca constante de informações com regionais e outros órgãos ligados à Secretaria”, afirma. “Com a nova rede de comunicação, estamos conseguindo dar conta da demanda e, ainda, temos uma conexão melhor com esses locais espalhados pelo estado”, conclui Salazar.

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