Existem vários motivos que podem levar um consumidor a optar por uma compra online, desde a conveniência e a praticidade até o valor do item que ele está pensando em adquirir. Uma pesquisa realizada pelo NZN Intelligence em 2019 mostrou que 74% dos consumidores brasileiros preferem comprar online. O percentual é significativo, e ao que tudo indica é provável que continue crescendo.
Comprar pela internet é ótimo até o produto demorar dias, semanas para chegar e, quando chega, o usuário não está em casa e o condomínio não aceita receber mercadorias. Se for feita uma pesquisa hoje nos principais sites de e-commerce do país, pode-se observar uma tendência interessante que tem crescido nos últimos anos: a possibilidade do cliente comprar na internet e retirar no locker do estabelecimento.
As redes de farmácia já aderiram a esta facilidade que auxilia quem quer poupar tempo e dinheiro. O serviço “retire no locker” permite ao consumidor escolher os produtos no site ou no aplicativo, fechar a compra na plataforma digital ou pelo telefone e buscar no locker Clique & Retire mais perto de casa ou do trabalho do cliente sem fila no balcão ou no caixa. A vantagem em relação ao delivery é que o serviço é oferecido de graça.
Um levantamento mundial realizado pela Adobe, por exemplo, indicou que a compra de produtos médicos e cirúrgicos de proteção, como máscaras e luvas, aumentou em mais de 800% – seguido pelo aumento de 217% nos medicamentos para gripe e resfriado e o assustador aumento na compra de papel higiênico.
Segundo Anderson Rover, Diretor de Inovação dos Armários Inteligentes by Biccateca, “Os lockers Clique e Retire, além de evitar os problemas de entrega são uma alternativa para quem mora em local de difícil acesso e uma opção para os turistas que estão de passagem pela cidade sem tempo para esperar uma entrega no modelo tradicional”.
Após realizar a compra o cliente recebe um SMS ou e-mail com a confirmação de que o produto está disponível, o usuário precisa comparecer ao local escolhido e retirar a mercadoria, para isso, é necessário ter em mãos o código ou qRCode recebido.
As farmácias registraram um crescimento de 7,74% nas vendas do primeiro semestre de 2020, em comparação com o mesmo período do ano passado. As lojas do setor movimentaram R$ 27,4 bilhões entre janeiro e junho, contra os R$ 25,4 bilhões de 2019. Os dados foram compilados pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP).
Márcio Dias, Gerente de Desenvolvimento de Software dos Armário Inteligentes by Biccateca, afirma que “o serviço tem como objetivo oferecer ao cliente uma experiência de compra agradável e que corresponda à comodidade que o cliente procura”.
Website: http://www.armariosinteligentes.com.br