O lado azul da vida anda mais azul como nunca. Os parceiros da poderosa Intel receberam um comunicado sobre o lançamento oficial de uma série de novos produtos com suporte ao Thunderbolt logo no primeiro quartil de 2012.
Estes parceiros deverão apresentar a partir de abril, placas mães, notebooks e desktops com entradas deste padrão. As informações foram publicadas pelo site DigiTimes.
Segundo o site, a Intel irá liberar o Thunderbolt para uso público assim que a demanda pela tecnologia crescer razoavelmente. Atualmente, a tecnologia encarece em 20 dólares os produtos, quando comparada ao USB 3.0, por exemplo. Apesar do valor mais elevado, a conexão Thunderbolt possui alta velocidade e conectividade de dois canais, cada uma com capacidade de 10 Gbps bidirecional, ou seja, que enviam e recebem dados simultaneamente. Para efeito de comparação: Uma conexão Firewire envia a 800 Mbps, enquanto o USB 3.0 envia a 5 Gbps.
A tecnologia Thunderbolt foi desenvolvida pela Intel junto com a Apple, e atualmente apenas a “empresa da maçã” oferece suporte à tecnologia utilizada em MacBooks, iMacs e outros produtos. De acordo com a Intel, Austek e Gigabyte são fabricantes que devem produzir produtos com a nova tecnologia a partir de 2012.