Home Noticias Porto Digital apoia projetos de empresas nascentes

Porto Digital apoia projetos de empresas nascentes

por Agência Canal Veiculação

Primeiro ano de programa da Incubadora C.A.I.S. do Porto recebe 12 empreendimentos incubados na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

A utilização das Tecnologias da Informação para solucionar problemas do mercado e a criação de oportunidades de novos negócios. É com este foco que o Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD) faz a gestão de um modelo inovador de incubação que visa, sobretudo, atacar os principais problemas existentes na criação de novos empreendimentos. Tal modelo foi implementado para o desenvolvimento da Incubadora C.A.I.S. do Porto, localizada no Porto Digital, em Recife, que hoje mantém 12 empreendimentos incubados e pretende aumentar sua capacidade em 2012.
A criação da incubadora foi ao encontro das lacunas do cenário nacional, do ponto de vista da empregabilidade dos jovens, já que em março de 2009, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação no Brasil entre os jovens de 16 a 24 anos atingiu o patamar de 21,1%, o maior constatado desde os 21,7% de agosto de 2007. Soma-se a isso, o interesse de muitos brasileiros abrirem o próprio negócio e não conseguirem manter a sustentabilidade da empresa nos primeiros anos de vida, aumentando ainda mais o alto índice de mortalidade das micro e pequenas empresas (PMEs).
Para Francisco Saboya, presidente do Porto Digital, as atividades da incubadora, que há mais de dois anos visa estimular o empreendedorismo na região, têm sua importância ancorada na necessidade das empresas. “A Incubadora C.A.I.S. do Porto atende uma demanda latente, de modo a promover um desenvolvimento mais sólido e equilibrado da economia, não somente do Recife, mas do Estado de Pernambuco e da região Nordeste”, avalia Saboya.
Solução para os Arranjos Produtivos Locais
Considerado o principal “viveiro” de conhecimento e desenvolvimento de aplicações de TIC em Pernambuco, o Porto Digital (PD) implementa, através do uso dessas tecnologias, políticas públicas para o desenvolvimento econômico do Estado, revitalização urbana, inclusão social, fortalecimento do pólo de TIC e de outras aglomerações de empresas com a mesma especialização produtiva e que se localizam em um mesmo espaço geográfico, chamadas de Arranjos Produtivos Locais (APLs).
Nesse contexto, a atuação da incubadora do Porto Digital a coloca como uma iniciativa que busca promover o desenvolvimento econômico e social dos APLs através do fortalecimento e aumento da competitividade, por meio da geração de empreendimentos inovadores de TIC voltados para solucionar os problemas reais existentes. A incubação de empresas consiste em apoiar e auxiliar projetos inovadores de serviços e produtos na sua fase inicial. Trata-se de um dos mais eficazes mecanismos para o desenvolvimento de empreendimentos inovadores, competitivos, auto-sustentáveis e com potencial de crescimento.
Atualmente, os empreendimentos, cujo processo de incubação pode chegar a dois anos, já atendem os APLs de Gesso, Confecção e Fruticultura Irrigada/Vitivinicultura. A demanda por tecnologia nesses setores foi identificada conforme pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), desenvolvida por meio do Projeto de Inserção Digital das Micro e Pequenas Empresas e realizada em abril de 2007, com os empresários.

Sobre o Porto Digital

Criado em 2000 por cinco empresas e 54 funcionários, o Porto Digital é um Arranjo Produtivo Local (APL), que tem como objetivo promover o desenvolvimento de Pernambuco, por meio da produção de conhecimento localmente para a exportação de serviços com valor agregado para o mundo. Considerado um dos maiores Polos de Tecnologia do Brasil, o Porto Digital abriga atualmente 191 empresas, entre elas 147 na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), duas incubadoras, uma instituição de ensino e quatro entidades de classe. Situado no porto do Antigo Bairro do Recife, que foi completamente restaurado, o Porto Digital possui mais de 6 mil funcionários trabalhando direta ou indiretamente e um faturamento que chega a R$1 bilhão de reais.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações