Não, nós não cansamos de avisar e chegamos algumas vezes a parecermos ‘chatos’ de tanto mencionar que o Google ainda vai dominar o mundo. E se você pensa que estamos nos referindo ao mundo virtual, está é muito enganado.
Desta vez, uma entrevista acabou vazando pela WEB através de um canal italiano, onde Eric Schmidt, presidente do conselho da Google, revelou os planos da companhia para o mercado de tablets durante entrevista ao italiano “Corriere della Sera“.
De acordo com o executivo, “nos próximos seis meses a companhia pretende comercializar um tablet de alta qualidade”. Já no mercado de smartphones “veremos uma concorrência brutal entre a Apple e o Android, da Google. É o capitalismo”, justificou.
Além de revelar os planos de um tablet próprio, o executivo falou sobre a concorrência com a Apple no setor de celulares e deixou claro que não pretende recuar, vendo também algo de positivo na disputa.
– Essas são as regras do mercado, e elas geram benefícios ao consumidor. Eu não sei na Europa, mas aqui nos EUA, graças a concorrência, agora você pode ter os melhores smartphones por apenas US$ 100 – disse.
Sem dar muitos detalhes, Schmidt rasgou elogios ao falecido Steve Jobs – cofundador da Apple e criador do iPad – responsável direto pela febre dos tablets que roda o mundo todo e agita o setor de tecnologia.
– Ele (Jobs) foi o Michelangelo do nosso tempo. Um amigo com um carácter único, capaz de combinar criatividade e seu gênio visionário com uma capacidade de engenharia extraordinária. Às vezes você encontra pessoas com uma coisa ou outra. Mas não as duas ao mesmo tempo – disse.
– Steve percebeu o potencial revolucionário do tablet e criou um produto incrível, o iPad – completou.
Sem obter muito êxito no setor de hardware, a Google já teve suas primeiras experiências produzindo smartphones em parceria com a HTC e a Samsung. A última delas deu origem ao Galaxy Nexus que já foi homologado pela Anatel e chega ao Brasil no primeiro trimestre de 2012.
A reportagem perguntou ainda sobre o Google X, o recém-descoberto “laboratório secreto” da Google revelado pelo “The New York Times”. Schmidt não abriu o jogo sobre inovações no setor de internet mas falou sobre carros inteligentes.
– Esse artigo (do ‘NYT’) é baseado em vazamentos e não comentamos sobre rumores. Mas posso dizer que a coisa mais importante em que “X” trabalha é o carro que dispensa motorista – disse.
Schmidt disse também que haverá longa espera até que produtos como esse cheguem ao mercado. Anos talvez, “ou mesmo uma década”. O executivo aponta que há questões com órgãos reguladores e de segurança a tratar. Algo como um piloto automático é mais razoável a curto prazo, defende.
Para o YouTube os planos permanecem os mesmos: ajudar as pessoas a ganhar dinheiro com o conteúdo que é produzido e distribuído de forma independente na internet.
– O site será mais rentável porque terá mais publicidade. Mas não será como na televisão. O modelo de negócios do YouTube é diferente – disse.
– Temos também uma estratégia para permitir ao usuário combinar TV e YouTube que, atrelada à Google TV, deve chegar na Europa no primeiro semestre de 2012.
Schmidt falou ainda sobre capitalismo, crise europeia e outros assuntos mais gerais mostrando sua habilidade em política econômica reconhecida também pela Casa Branca, nos Estados Unidos.
Em síntese, se pensou que ao longo deste ano o GOOGLE poderia deixar a oportunidade de golpear o mercado com anúncios sorrateiros,ficou é na mão, afinal faltando menos de 10 dias para a virada de 2011, um dos maiores gonglomerados mercantis do mundo vem e revela que nos próximos meses, anos e décadas, os investimentos caminham para 90% do mercado mundial de investimentos em bens, produtos de consumo e eletro-eletrônicos !
Este é o Poderoso GOOGLE que conhecemos ! Quem viver verá…
Parte deste artigo é traduzido por Agencia SBE CNN BR
Colaboração Editorial