Apex-Brasil promove edição do Brasil Tecnológico, com realização de palestras e rodadas de negócios, em Moscou
Seminários realizados em parceria com entidades abordarão temas como nanotecnologia, petróleo e gás, sistema de pagamento e tecnologia agrícola
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) realiza, nos dias 1º e 2 de novembro, em Moscou, o Brasil Tecnológico 2011 – Rússia, que contará com a participação de 13 empresas brasileiras que têm na tecnologia um forte diferencial. Além de criar oportunidades de negócios, o Brasil Tecnológico promove seminários para apresentar as soluções tecnológicas brasileiras em diversas áreas. Essa ação de posicionamento e imagem tem como objetivo melhorar a percepção internacional dos produtos e serviços, facilitar o acesso das empresas brasileiras a mercados no exterior e prospectar oportunidades de negócios de exportação.
A Apex-Brasil já organizou outras quatro edições do Brasil Tecnológico (México, África do Sul, Colômbia e Peru) com a participação de 179 empresas brasileiras e a realização de quase dois mil contatos comerciais. De acordo com o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges, nessa edição na Rússia, o intuito é levar a tecnologia brasileira para um país que conhece muito pouco das potencialidades do Brasil, mas que tem muito interesse em utilizar novas tecnologias. “A região é uma das grandes compradoras dos nossos produtos agrícolas e tem potencial para ser uma grande compradora de produtos manufaturados, pois passa por um processo de modernização em setores em que o Brasil já se tornou referência”, afirma Borges.
O evento promovido da Apex-Brasil inclui setores sinérgicos nas áreas de tecnologia, saúde e máquinas e equipamentos. Nas rodadas de negócios, as empresas russas terão oportunidade de se reunir com empresários brasileiros. Já os seminários estarão centrados em alguns temas de interesse dos compradores russos, como nanotecnologia, petróleo e gás, sistema de pagamento e tecnologia agrícola. O evento também é aberto a jornalistas, formadores de opinião e representantes de universidades e do governo russo.
O Brasil Tecnológico é uma iniciativa da Apex-Brasil em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a Embaixada do Brasil em Moscou, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO), a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (SINDIPEÇAS) e a Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX).
Relação Brasil-Rússia
Desde 2010, a Apex-Brasil possui um Centro de Negócios em Moscou (Rússia) para promover a internacionalização das empresas brasileiras, estimular as exportações dos serviços e produtos nacionais para o Leste Europeu e atrair investimentos estrangeiros diretos para o Brasil.
A Rússia é o 10º principal parceiro comercial do Brasil. Em 2010, as exportações brasileiras para a Rússia chegaram a US$ 4,1 bilhões, sendo US$ 1,8 bilhão em produtos industrializados. Até agosto deste ano, o Brasil já exportou US$ 3,5 bilhões, sendo US$ 1,9 bilhão em produtos industrializados. Entre os bens mais comercializados estão peças de aviões, máquinas agrícolas, autopeças e motores.
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