“Conectados pelo Futuro” será realizado em parceria com o Atados, e as ONGs Liga Solidária, Casa José Coltro, Obra do Berço, Instituto Ser+ e Afesu e tem o objetivo de beneficiar jovens que estão se preparando para o mercado de trabalho
A Samsung lança hoje a primeira edição digital de sua iniciativa de voluntariado “Conectados pelo Futuro”, criado com o apoio da ONG Atados. O projeto é um jogo online desenvolvido pela Samsung e que tem como objetivo proporcionar que funcionários da empresa, por meio do voluntariado corporativo, atuem como mentores e criem conteúdos educativos para estimular as competências de jovens que estão se preparando para o mercado de trabalho.
Nesta primeira fase, o “Conectados pelo Futuro” vai envolver 50 voluntários da Samsung, 75 jovens e cinco ONGs: Liga Solidária, Casa José Coltro, Obra do Berço, Instituto Ser+ e Afesu. A plataforma permite que voluntários e jovens estabeleçam uma conexão e formem equipes, que seguirão cinco etapas com missões temáticas.
Primeiro, os voluntários elaboram um desafio em formato digital, para que os jovens de sua equipe possam assimilar o conteúdo proposto e responder ao desafio, tudo isso mediado pela tecnologia. Por fim, os grupos se reúnem em videoconferência para concluir a etapa com aprendizados e planos de próximos passos.
O jogo é colaborativo, com atividades compartilhadas e integradas. E as missões que serão distribuídas para cada equipe passam por temas como “Projeto de Vida”, “Criatividade e Inovação”, “Visão empreendedora”, “Tecnologia” e “Comunicação”. Cada entrega e participação das equipes passará por uma banca avaliadora formada por membros do comitê do Voluntariado Samsung, integrantes da plataforma de voluntariado Atados e convidados. A equipe com melhor desempenho será reconhecida com um tablet para cada jovem, uma TV e um notebook para a ONG parceira.
“A Samsung reforça seu compromisso com educação, capacitação e responsabilidade social, elementos essenciais para a construção de um mundo melhor. Iniciativas como o ‘Conectados pelo Futuro’ promovem o bem, abrem o caminho para o desenvolvimento das pessoas e criam histórias inspiradoras”, afirma Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.
Além do projeto “Conectados pelo Futuro”, a Samsung mantém ativas outras iniciativas de Cidadania Corporativa. Como o Prêmio Respostas para o Amanhã, organizado desde 2014 pela empresa no Brasil e que já atingiu mais de 161 mil estudantes e quase 15 mil professores da rede pública. As inscrições para a sétima edição estão abertas até 10 de agosto pelo site www.respostasparaoamanha.com.br .
O Code IoT, plataforma de capacitação em Internet das Coisas da Samsung, teve a agenda de cursos antecipadas para contemplar o período de distanciamento social e bateu recordes de inscrições. Já são mais de 158 mil inscrições registradas.
Outro programa que incentiva o protagonismo de estudantes no desenvolvimento de tecnologias para a educação é a Maratona UNICEF Samsung. Entre os finalistas estão apps que discutem e promovem acessibilidade e a importância de causas sensíveis, como prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), gestão pública e economia solidária.