O novo Watson AIOps e as novas atualizações de produtos foram criados para automatizar as infra-estruturas de TI e oferecer mais controle, eficiência e continuidade dos negócios
Construído em Red Hat OpenShift, Watson AIOps roda em qualquer nuvem e funciona em colaboração com um ecossistema de parceiros, incluindo Slack e Box
ARMONK, NY – 5 de Maio, 2020: Os desafios enfrentados pelos Chief Information Officers (CIOs) de hoje são mais complicados e críticos do que nunca, já que estão buscando ajudar seus negócios a se recuperar e recomeçar após uma pandemia global. Para isso, a IBM (NYSE: IBM) anuncia agora, durante a conferência Think Digital , uma série de novos recursos e serviços baseados em IA construídos para ajudar os CIOs a automatizar suas infra-estruturas de TI para poderem ser mais resilientes a futuras interrupções e ajudar a reduzir custos.
A empresa de inteligência de mercado IDC prevê que até 2024, as empresas que estão aplicando a IA poderão responder aos clientes, concorrentes, reguladores e parceiros 50% mais rápido do que as que não estão usando a IA.[1]
Para isso, a IBM está lançando o IBM Watson AIOps, uma nova oferta que usa IA para automatizar como as empresas auto detectam, diagnosticam e respondem a anomalias de TI em tempo real. Incidentes e interrupções de TI não previstos podem gerar custos às empresas, tanto em receita, quanto em reputação. A empresa de pesquisa de mercado Aberdeen estima que uma interrupção custe cerca de US$260.000 por hora.
Watson AIOps permite às organizações implementar automação no nível da infraestrutura e foi criado para ajudar os CIOs a prever e moldar melhor os resultados futuros, concentrar os recursos em trabalhos de maior valor e criar redes mais responsivas e inteligentes que possam continuar funcionando por mais tempo.
A nova solução foi construída na versão mais recente de Red Hat OpenShift para correr em ambientes de nuvem híbrida e funciona junto com tecnologias essenciais do ambiente de trabalho distribuído atual, como Slack e Box. Também funciona com fornecedores de soluções tradicionais de monitoramento de TI, como Mattermost e ServiceNow.
Como parte dessa iniciativa, a IBM também está anunciando o Accelerator for Application Modernization with AI, dentro do serviço Cloud Modernization da IBM. Esse novo recurso foi criado para ajudar os clientes a reduzir de maneira geral o esforço e os custos associados à modernização de aplicativos. Ele oferece uma série de ferramentas para otimizar a jornada de modernização de ponta a ponta, acelerando a análise e as recomendações de várias opções de arquitetura e micro serviços. O acelerador conta com aprendizado contínuo e modelos de IA interpretáveis para se adaptar às práticas de engenharia de software preferidas do cliente e permanece atualizado à medida que a tecnologia e as plataformas evoluem.
Muitas das tecnologias incluídas no Watson AIOps e no Accelerator for Application Modernization foram desenvolvidas no laboratório de pesquisas da IBM – IBM Research.
“O maior desafio para as organizações diz respeito a alinhamento. O Slack é mais valioso quando se integra totalmente às outras ferramentas que os clientes usam todos os dias, trazendo informações críticas de negócios para os canais onde podem ser colaboradas pelas equipes”, diz o CEO e co-fundador do Slack, Stewart Butterfield. “Ao usar o Slack com Watson AIOps, os operadores de TI podem colaborar de forma efetiva em soluções de incidentes, podendo usar seu tempo para solucionar problemas, e não para identificá-los”.
“Nesta nova era de trabalho remoto, o compartilhamento e o acesso seguro a arquivos a qualquer momento e em todos os seus aplicativos são mais importantes do que nunca”, diz Aaron Levie, CEO do Box. “Estamos entusiasmados em expandir nossa parceria com a IBM para fornecer conteúdo e colaboração com o Watson AIOps, ajudando as empresas a realizar seu trabalho de forma mais rápida, simples e segura”.
“O que nós aprendemos com empresas de todo o mundo é que existem três fatores principais que determinarão o sucesso da IA nos negócios: linguagem, automação e confiança”, comenta Marcela Vairo, Diretora de Data and AI, IBM América Latina. “A crise da COVID-19 e o aumento da demanda por recursos de trabalho remoto estão impulsionando a necessidade de automação da IA a uma taxa e ritmo sem precedentes. Com a automação, estamos capacitando os CIOs da próxima geração e suas equipes a priorizar o trabalho crucial das empresas digitais de hoje – gerenciar e curar os dados para aplicar insights preditivos que ajudem a gerar resultados de negócios mais impactantes e diminuir custos”.
Em meio ao cenário econômico em mudança, os novos recursos são bem recebidos por clientes de todos os setores.
“Trabalhar com a IBM e aplicar suas tecnologias de IA Watson nos ajudou a acelerar a maneira como usamos a Inteligência Artificial para automatizar processos que resultam em benefícios diretos para os clientes”, diz Juan Carlos del Alcázar, Gerente Geral Adjunto da Financiera Efectiva, do Peru. “Nossa assistente virtual ‘María’ interage com clientes em potencial interessados em realizar um empréstimo e processa suas consultas em tempo real, além de outros serviços (programação de pagamentos, verificação de datas e locais de pagamento, entre outros), atendendo a mais de 25 mil pessoas por mês e reduzindo o tempo de resposta da empresa graças a uma avaliação on-line, automatizada pela IA de Watson”.
“As soluções de AI da IBM nos ajudaram a transformar o gerenciamento de nossa equipe de vendas”, comenta André Oliveira, CTO da Pneubras. “Em parceria com a IBM Garage, criamos a solução batizada de ISA (Intelligent Sales Advisor), uma aplicação cognitiva que integra e automatiza diferentes serviços de gerenciamento de times de vendas. A solução nos permite acompanhar em tempo real e de forma automática o desempenho de toda nossa equipe de vendas, e gera rapidamente recomendações para nos ajudar a aumentar a produtividade dos funcionários e alcançar os melhores resultados de negócios. Um ano após a implementação da ISA percebemos um aumento de 30% nas vendas gerais”.
Além da automatização das operações de TI, a IBM está anunciando uma série de novos recursos e atualizações feitas para ajudar os CIOs a operar neste novo ambiente. Os novos recursos visam ajudar na:
- Automatização do Planejamento de Negócios – IBM Cloud Pak for Data, a plataforma de dados e IA totalmente integrada da IBM foi atualizada com uma série de novos recursos para ajudar os líderes de negócios a automatizar o acesso a dados críticos e prontos para negócios. Por exemplo, foram adicionados à plataforma como extensões: IBM Planning Analytics, criado para os usuários poderem automatizar o planejamento, orçamento e projeções de negócios; e recursos de DataOps, como o IBM InfoSphere Master Data Connect, que permite aos usuários acessar implantações de MDM em ambientes locais.
- Automatização de Operações de Negócios – Uma nova atualização ao IBM Cloud Pak for Automation, software para desenhar, construir e rodar apps de automação, permite aos clientes criar facilmente soluções de automação de “trabalhadores digitais” de IA. Trabalhadores digitais automatizam o trabalho rotineiro e colaboram com colegas humanos. Os novos recursos podem ajudar a simplificar como as organizações digitalizam as habilidades de automação, como captura de dados, automação de tarefas e roteamento de negócios.
- Automatização de Call Centers –IBM Watson Assistant, a plataforma de conversação baseada em IA da IBM, também foi atualizada para ajudar a automatizar, de maneira inteligente, as interações mais complexas e que exigem mais conhecimento, além de aumentar a satisfação do cliente e reduzir os custos operacionais. O Assistant agora possui uma interface pré-criada para o usuário que não requer esforço de desenvolvimento para implementar e foi projetada com as melhores práticas baseadas na experiência do usuário.
- Além disso, novas integrações a algumas das principais plataformas de atendimento ao cliente preservam os investimentos já feitos pelos clientes nesses serviços e permitem que os usuários cheguem aos agentes com facilidade. Finalmente, um novo recurso chamado “autoaprendizagem”, atualmente em desenvolvimento e com lançamento previsto para os próximos meses, aprenderá com o comportamento passado do cliente para fornecer as melhores e mais relevantes respostas às novas perguntas sobre o mesmo tópico. Assim como os agentes humanos melhoram com o tempo, aprendendo com as interações com os clientes, o aprendizado automático agora oferece recursos semelhantes para o assistente virtual.
O anúncio de hoje é uma expansão das soluções de negócios anunciadas recentemente para o cenário da COVID-19 que já estão ajudando as empresas a lidar com a incerteza do ambiente de negócios atual. Empresas e instituições líderes estão recorrendo aos serviços IBM e à nossa liderança em nuvem, dados e soluções de IA para ajudar na recuperação durante esta pandemia.
Sobre o IBM Think Digital
Durante o Think Digital 2020, a IBM irá discutir o estado dos negócios e o papel de tecnologias essenciais, como IA e Cloud, à medida que os clientes aceleram a recuperação e a transformação digital após a COVID-19.
Visite https://www.ibm.com/events/think/watch para ver a agenda completa, o calendário de livestream, e conhecer toda a programação – incluindo a palestra do CEO da IBM Arvind Krishna, “As novas tecnologias essenciais para os negócios,’’ no dia 5 de maio às 11:15 am ET (12:15 horário de Brasília) e 7:15 pm ET (20:15 horário de Brasília).
Siga as conversas no Twitter em #think2020 e @ibmlive. Para mais informações, visite a Newsroom IBM Think 2020 em Português: http://ibm.biz/think2020_br.
[1] IDC FutureScape: Worldwide Digital Transformation 2020 Predictions, Doc # US45569118, Oct 2019