Certificação dos soldadores de tubos e conexões de polietileno garante qualidade de serviços na construção civil
Diante de um mercado de trabalho cada vez mais exigente, e que prioriza pela qualidade, produtividade, técnica e segurança, a capacitação da mão de obra e certificação dos soldadores é um indicador essencial para a garantia da excelência de serviços na construção civil.
Por isso, a certificação dos soldadores de tubos e conexões de polietileno, é requisito indispensável aos profissionais que manuseiam os produtos.
De acordo com o especialista em PEAD e parceiro da Associação Brasileira de Tubos Poliolefínicos e Sistemas (ABPE), Carlos do Amaral C. Bratfisch, atualmente, existe escassez de mão de obra desses profissionais.
Em sua opinião, esses soldadores desempenham uma das mais importantes funções nas obras de implantação.
“Tanto é que foi desenvolvido, pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro, um reconhecimento formal das habilidades técnicas e competências do trabalhador, e definido em termos de padrões ou normas”, esclarece o especialista.
O requisito é indispensável aos profissionais que manuseiam os produtos
Ainda, segundo Bratfisch, existem no mercado treinamentos específicos para o aprendizado do soldador em polietileno. Entre eles, está o curso do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-SP), preparado para capacitar e certificar os profissionais que desejam atuar com o material.
A coordenadora do SENAI-SP, Vânia Caneschi, explica que, hoje em dia, o curso de Soldador de Tubos e Conexões de Polietileno tem a duração de 56 horas.
O objetivo é o desenvolvimento de competências relativas à montagem e à soldagem do PEAD por eletrofusão e por topo (termofusão), de acordo com os padrões de qualidade e normas técnicas, ambientais, de saúde e de segurança do trabalho.
Teoria e prática juntas no curso
As aulas são desenvolvidas com 35% teóricas e 65% práticas, em média.
Vânia relata, ainda que, após o curso, o soldador pode candidatar-se ao processo de Certificação de Pessoas, que reconhece formalmente as suas competências, conforme as Normas Brasileiras de Ocupação da Associação Brasileira de Normas Técnica (ABNT), NBR 16302.
“O candidato passa pelas avaliações teórica e prática.
Sendo certificado, ele precisará renovar sua certificação após dois anos e as supervisões a cada seis meses”, esclarece Vânia.
A coordenadora do SENAI-SP pontua também que em São Paulo, além do curso, a certificação é exigida para soldadores de empresas prestadoras de serviços de companhias como a COMGÁS e a SABESP.
“Como essas empresas estão sempre envolvidas em muitas obras, o mercado de trabalho nesta área é sempre bem aquecido.
Essa é uma profissão de grande responsabilidade que requer técnica, ética e profissionalismo”, evidencia Vânia. Ela ressalta ainda que, além dos soldadores habilitados para o trabalho, é muito importante que as empresas prestadoras de serviços nessa área, tenham também os demais profissionais capacitados sobre soldas de PEAD. Outras informações sobre o curso do SENAI-SP no link: https://construcaocivil.sp.senai.br/curso/71506/111/soldador-de-tubos-e-conexoes-de-polietileno
Na opinião de Bratfisch, a certificação profissional favorece que o técnico seja inserido e permaneça no mercado de trabalho, e assegura, também, que as empresas tenham especialistas qualificados para um desempenho eficiente e eficaz e, consequentemente, produtos e serviços da melhor qualidade.
SOBRE A ABPE
Associação Brasileira de Tubos Poliolefínicos e Sistemas – ABPE foi fundada em setembro de 1994 com o objetivo de divulgar e intensificar o uso de tubos e conexões plásticas em polietileno e polipropileno, assim como ordená-los normativamente em função de suas inúmeras aplicações.
Tem a participação de integrantes da cadeia produtiva do segmento, desde os produtores de matéria-prima (resina e compostos), fabricantes de tubos e conexões, projetistas, prestadores de serviços, instaladores, laboratórios de ensaios, e usuários do sistema.
A associação mantém um abrangente Programa de Garantia da Qualidade, com a finalidade de assegurar padrões rígidos de qualidade e orientar os interessados quanto ao uso adequado desses materiais.
SOBRE O SENAI
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial foi fundado em 22 de janeiro de 1942.
Trata-se de uma entidade privada mantida e administrada com contribuições das indústrias.
Em São Paulo, a entidade iniciou suas atividades em 28 de agosto de 1942, com a missão de promover educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria brasileira e produtividade do trabalhador da indústria.
A visão da entidade é ser referência nacional em educação profissional e tecnológica e reconhecido como indutor da inovação e da transferência de tecnologias para a indústria brasileira, apoiando o desenvolvimento econômico sustentado.