“A combinação das fabricantes Renault, Nissan Motors e Mitsubishi Motors cria uma nova força na indústria automobilística global”, disse o presidente e CEO, Carlos Ghosn. “A força dessa parceria inovadora, que começou há 18 anos, permitiu melhorar nossa competitividade, impulsionar nosso crescimento e nos engajarmos na corrida para o veículo do futuro”.
As vendas das marcas que formam a Aliança representaram um em nove carros vendidos no mundo no ano passado. A marca Renault cresceu 13,3% com o total de 3.182.625 veículos em 2016, último ano do plano “Drive the Change”. Isso marcou o quarto ano consecutivo de crescimento de vendas, com um recorde de aumento de 374 mil unidades ano após ano.
As marcas Renault e Dacia tiveram um ano recorde em volumes de vendas enquanto os volumes da Renault Samsung Motors subiram 38,8%. A participação de mercado e os volumes de vendas aumentaram em todas as regiões, com a Renault tornando-se a segunda maior marca na Europa.
A Nissan Motor Co. Ltd. atingiu o recorde de 5.559.902 carros e caminhões em todo o mundo, aumento de 2,5%. Nos EUA e na China a empresa obteve crescimento de 5,4% e 8,4%, respectivamente, estabelecendo novos recordes em ambos os mercados. A marca de luxo Infiniti vendeu mais de 230 mil veículos em 2016, crescimento de 7% sobre 2015. Somente em dezembro, a Infiniti vendeu 27.200 veículos, 18% a mais em relação ao ano anterior.
A Mitsubishi Motors vendeu 934.013 carros em todo o mundo, 13% abaixo. As vendas cresceram nos Estados Unidos e na Austrália, que foram compensadas por menores vendas no Brasil, Rússia e Oriente Médio. As vendas do Japão também foram afetadas pela menor confiança dos consumidores após a questão do consumo de combustível.
Por meio da parceria com a Mitsubishi Motors, a Nissan espera atingir benefícios de sinergia no valor de 24 bilhões de ienes no ano fiscal de 2017, subindo para 60 bilhões de ienes no ano fiscal de 2018 e além. Os ganhos contribuirão para o aumento do lucro por ação, estimado em 4 ienes por ação no ano fiscal de 2017 e 10 ienes por ação no ano fiscal de 2018 – além de qualquer acréscimo de lucros relacionado à participação global da Nissan na Mitsubishi Motors.
A AVTOVAZ, que vende carros sob a marca LADA, vendeu 284.807 unidades. Juntos, a Aliança Renault-Nissan e AVTOVAZ venderam cerca de um em cada três carros na Rússia.
Liderança em veículos elétricos
A Aliança Renault-Nissan, com a Mitsubishi Motors, vendeu cumulativamente 424.797 veículos elétricos até 2016, tornando-se líder incontestável na mobilidade no segmento de zero emissões.
O Nissan LEAF, o primeiro veículo elétrico comercializado em massa, continua sendo o EV mais vendido do mundo, com mais de 250 mil* veículos vendidos desde seu lançamento em dezembro de 2010. Além da LEAF, a Nissan também vende o e-NV200, um veículo comercial vendido principalmente na Europa e no Japão desde 2014.
A Renault já vendeu mais de 112 mil veículos elétricos em todo o mundo desde 2011, incluindo a Renault ZOE, a Kangoo Z.E., a Fluence Z.E., a SM3 Z.E. e o Twizy. A Renault estava no topo do mercado europeu de EV no ano passado, com vendas aumentando 11% e atingindo 25.648 unidades (excluindo Twizy). Enquanto o ZOE liderou o ranking de EVs com 21.735 vendidos. A Renault Pro+ anunciou recentemente a adição de dois novos EVs comerciais à sua linha: o novo Kangoo Z.E. e a Master Z.E.
Em 2016, a Aliança Renault-Nissan, incluindo Mitsubishi Motors i-Miev, vendeu 94.265 EVs, mais de 8% a partir de 2015.
*Incluindo as vendas do Venucia E30 na China. Sem emissões de CO2 e sem poluentes, regulados durante a condução, de acordo com o ciclo de homologação NEDC.
Impulsionar a inovação para o veículo do futuro
Em 2016, a Aliança Renault-Nissan tomou várias medidas para avançar no desenvolvimento de veículos futuros que serão elétricos, autônomos e conectados.
A Aliança planeja lançar pelo menos 10 modelos com funcionalidade de unidade autônoma até 2020. Desenvolvimento e testes de conectividade e tecnologias de unidade autônoma estão em andamento com vários parceiros, incluindo a Microsoft e NASA.
“Nós fomos os primeiros a lançar um carro elétrico acessível em 2010. Outras grandes montadoras agora estão reconhecendo que EVs são a solução mais eficaz de zero emissão”, disse Carlos Ghosn. “Com a direção autônoma e carros e serviços conectados, estamos firmemente empenhados na corrida para o veículo do futuro.”
Os 10 principais mercados da Aliança
País | Volume de Vendas | Participação de Mercado |
EUA | 1,660,690 | 9.47% |
China | 1,472,588 | 5.48% |
França | 738,344 | 30.52% |
Japão | 625,409 | 12.58% |
Rússia* | 494,073 | 34.64% |
México | 449,406 | 28.02% |
Reino Unido | 336,533 | 10.96% |
Alemanha | 319,739 | 8.89% |
Itália | 262,167 | 12.99% |
Espanha | 247,661 | 18.71% |
Os 10 principais mercados do Grupo Renault
País | Volume de Vendas | Participação de Mercado |
França | 651,778 | 26.9% |
Alemanha | 198,609 | 5.5% |
Itália | 190,61 | 9.4% |
Espanha | 170,272 | 12.9% |
Turquia | 169,236 | 17.2% |
Brasil | 149,977 | 7.5% |
Reino Unido | 138,642 | 4.5% |
Índia | 132,235 | 4.0% |
Rússia* | 117,227 | 8.2% |
Coréia do Sul | 111,087 | 6.2% |
Top 10 Mercados da Nissan
País | Volume de Vendas | Participação de Mercado |
EUA | 1,564,423 | 8.9% |
China* | 1,354,552 | 5.0% |
Japão | 534,392 | 10.8% |
México | 403,286 | 25.1% |
Reino Unido | 170,999 | 5.6% |
Canadá | 134,153 | 6.9% |
Rússia | 93,781 | 6.6% |
França | 81,454 | 3.4% |
Alemanha | 80,332 | 2.3% |
Austrália | 67,638 | 5.7% |
Top 10 Mercados Mitsubishi Motors
País | Volume de Vendas | Participação de Mercado |
EUA | 96,267 | 0.5% |
Japão | 85,716 | 1.7% |
China | 82,758 | 0.3% |
Austrália | 73,36 | 6.2% |
Indonésia | 67,397 | 6.3% |
Filipinas | 59,48 | 15.1% |
Tailândia | 55,409 | 7.2% |
Alemanha | 39,089 | 1.1% |
Emirados Árabes Unidos | 29,958 | 9.2% |
Reino Unido | 26,892 | 0.9% |