Malware e bots geram cliques falsos e transformam investimento de anunciantes em desperdício
A indústria de cliques fraudulentos em
publicidade digital deve causar um prejuízo de US$ 42 bilhões em 2019, de
acordo com a consultoria Juniper Research. O número é 21% maior do que os US$
35 bilhões registrados no ano passado, o que deixa claro como esse filão tem
se tornado sofisticado. Por meio de uma série de técnicas que envolvem desde bots até fazendas de cliques em países
pobres, os criminosos faturam em cima de empresas que veem seu orçamento de
marketing ser desperdiçado.
“O Brasil é um dos principais mercados mundiais na publicidade digital, então é natural que seja um alvo valioso para esse tipo de golpe”, diz Michel Primo da Clickcease, martech israelense especializada na defesa contra ações desse tipo. Não há dados sobre o prejuízo com problemas do tipo no Brasil, mas a estimativa é de que as perdas correspondam a 20% do orçamento total dos anunciantes.
Como os fake cliques acontecem
De modo
geral, as fraudes se dividem em duas categorias. As chamadas Click Frauds envolvem ações que forçam
o anunciante a gastar com cliques que não foram feitos por consumidores reais.
Nesse caso, robôs, por exemplo, clicam de maneira consecutiva em anúncios e
fazem o responsável por ele pagar por visualizações que não atingiram
potenciais clientes verdadeiros – ou seja, não há ganho direto para o
responsável pelo golpe. “É comum que isso seja feito por concorrentes, por
exemplo”, afirma Primo.
Ad Frauds, por outro lado, são estratégias que fazem com
que as empresas paguem por visualizações e interações com anúncios em sites
maliciosos sem obter qualquer retorno publicitário com isso. Um exemplo são
páginas com conteúdo fake que
recebem um volume alto de tráfego por redirecionamento de links automáticos,
mas que não entregam qualquer retorno para o anunciante – aqui sim os
fraudadores lucram.
Segundo a Clickcease, as Click Frauds têm crescido a uma taxa de 50% ao ano. No que tange às Ad Frauds, para se ter uma ideia do quanto eles movimentam, o FBI desmontou em 2017 a quadrilha especializada 3ve, cujo faturamento foi estimado em US$ 250 bilhões. “É um panorama preocupante, que exige de empresas que investem em marketing digital que tenham cuidado e tomem medidas de proteção”, explica Primo.
Entre as
melhores estratégias para evitar golpes na publicidade digital, estão softwares que monitoram o tráfego e
identificam comportamentos anormais, assim como a escolha adequado dos
parceiros que fazem parte do ecossistema de marketing da empresa. Por conta
própria, o problema não irá embora. Ainda de acordo com a Juniper Research, o
prejuízo causado por cliques fraudulentos deve bater a marca dos US$ 100
bilhões anuais em 2023.
Sobre o Clickcease
Martech israelense de proteção a cliques fraudulentos. A partir de uma solução própria que incorpora machine learning e monitoramento de tráfego, o Clickcease identifica cliques inautênticos em anúncios e bloqueia a origem deles, além de contestar e recuperar o valor gasto junto à plataforma de anúncios de Google e Microsoft.
Fonte: https://www.pressworks.com.br/