Clickcease usa inteligência artificial e monitoramento de tráfego para bloquear fraudes fake cliques em publicidade digital; golpes correspondem a 20% de acessos em anúncios
Responsáveis por prejuízos de US$ 35 bilhões em 2018, segundo a Juniper Research, as fraudes na publicidade digital são uma dor de cabeça para os anunciantes.
Para atacar esse problema, a martech israelense Clickcease, que acaba de chegar ao Brasil, desenvolveu um produto que identifica e bloqueia tráfego inautêntico do tipo fake cliques no Google Ads e Bing.
De acordo com
análises da empresa, até 20% dos cliques em anúncios de texto na internet são
falsos, por terem sido feitos por robôs, usuários que não têm interesse real
por aquele conteúdo e concorrentes da empresa anunciante.
Para evitar
que esse tipo de golpe pese no orçamento da empresa responsável pela
propaganda, a Clickcease usa machine
learning para estabelecer quais acessos não são espontâneos. Isso significa
medir quanto tempo a pessoa se mantém no site depois de acessá-lo a partir de
um ad, assim como estabelecer padrões
de comportamento que denotam fraudes.
“A partir daí, temos a capacidade de bloquear esses IPs e fazer uma abertura de reembolso junto ao Google, por exemplo”, diz Michel Primo da martech.
Ele ressalta, no entanto, que este não é um processo estático:
“As pessoas que operam este tipo de golpe estão sempre mudando os canais de acesso, então a defesa precisa ser constante, porque novos IPs serão utilizados”.
Na avaliação do executivo da Clickcease, o Brasil é um mercado especialmente vulnerável nesse sentido.
Isso porque ainda não há no país uma consciência estabelecida sobre o potencial de prejuízo que problemas do tipo podem causar. “No melhor dos casos, notamos que um quinto do orçamento de marketing digital vai para o ralo por conta de fake cliques”, afirma.
A Clickcease atende tanto empresas quanto agências que produzem e intermedeiam campanhas para terceiros.
Para demonstrar o quanto esses ads são explorados, há um demo grátis de 14 dias.
No Brasil desde meados de 2019, a expectativa da martech é chegar ao fim do ano com mais de mil clientes.
Sobre o Clickcease
Martech israelense de proteção a cliques fraudulentos (fake cliques).
A partir de uma solução própria que incorpora machine learning e monitoramento de tráfego, o Clickcease identifica cliques inautênticos em anúncios e bloqueia a origem deles, além de contestar e recuperar o valor gasto junto à plataforma de anúncios de Google e Microsoft.
Fonte: https://www.pressworks.com.br/