Aparelho auditivo Livio AI com inteligência artificial chega ao Brasil
Quem tem idosos em casa sabe que uma das maiores preocupações é em relação as quedas.
O equilíbrio corporal é mantido por diversos órgãos e sistemas, tendo o labirinto, um dos principais sensores, responsável pelo equilíbrio e a audição.
Pensando nisso e também em melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência auditiva, estudiosos desenvolveram um novo aparelho que utiliza de sensores integrados e da inteligência artificial para otimizar a experiência auditiva.
O Livio AI, como foi batizado, foi apresentado em Foz do Iguaçu, pela Starkey Hearing Technologies, líder mundial em soluções auditivas.
Livio AI traduz até 27 idiomas em áudio e texto; emite alerta caso a pessoa caia e faz análise cognitiva de bem-estar (corpo e cérebro)
O Livio AI tem a capacidade de detectar quedas.
Por exemplo, se a pessoa vir a cair, o dispositivo identifica o impacto e um alerta é mandado imediatamente para o celular do familiar cadastrado.
Ela ainda pode cancelar esse alerta caso consiga se levantar.
O aparelho ainda traduz rapidamente uma conversa em 27 idiomas em áudio e texto, e se conecta a um aplicativo de smartphone (Thrive – disponível para iOS e Android) que monitora a capacidade física e mental do usuário para diminuir possíveis danos relacionados à perda auditiva.
Dados da OMS
Segundo estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS), até o ano de 2050, cerca de 900 milhões de pessoas em todo o mundo poderão vir a ter surdez.
O Livio AI vem com um processador com maior qualidade sonora e conta com uma programação remota, permitindo com que o usuário não precise se deslocar até uma clínica para programar o aparelho.
Por fim, como forma de avaliação, o aplicativo fornece três tipos de pontuações: corpo, cérebro e bem-estar.
A pontuação corporal é baseada no número de passos que o usuário tenha feito, quanto tempo passou fazendo algum exercício ou ficou em movimento.
A pontuação do cérebro mostra os benefícios de usar um aparelho auditivo e fatores de quanto tempo está em uso, seja ouvindo ativamente ou interagindo com outras pessoas.
No final, o aplicativo combina essas informações com a pontuação corporal para medir o bem-estar total.
Inteligência artificial e Inovação
De acordo com Camila Quintino, Fonoaudióloga da Starkey, tudo é possível devido a esse ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar e resolver problemas, enfim, a capacidade de ser inteligente.
Com objetivo de melhorar a experiência dos usuários de aparelhos auditivos em todo o mundo, a Starkey Hearing Technologies estabeleceu um centro avançado de P&D em Tel Aviv, Israel.
Uma decisão projetada para expandir a presença global da empresa.
A equipe israelense, que complementará o time que fica na sede da empresa, em Minnesota (EUA), ficará focada na tecnologia de biossensores, desenvolvimento de algoritmos e pesquisa de processamento de sinais.
Amit Shahar dirigirá centro tecnológico em Israel
Amit Shahar, contratado pela empresa para ser o novo vice-presidente de desenvolvimento avançado, dirigirá o centro em Tel Aviv.
Antes de ingressar na Starkey, Shahar foi diretor sênior do Systems Innovations Group da Intel e agora se reportará diretamente a Achin Bhowmik, que também é ex-executivo da Intel.
“Israel é, hoje, o país que mais investe em Pesquisa e Desenvolvimento no mundo!
E nós não poderíamos ignorar esse fato.
Continuamos no caminho de não fazer tecnologia a favor da tecnologia, mas, sim, em favor dos nossos pacientes”, afirma Camila.
Sobre a Starkey do Brasil
A Starkey do Brasil tem sede em Campinas-SP e oferece soluções auditivas inovadoras e exclusivas, com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida às pessoas, por meio da recuperação do prazer de ouvir.
Presente no Brasil há 15 anos, a empresa americana é líder mundial em design, desenvolvimento e distribuição de soluções auditivas.
É referência em inovação e qualidade de um vasto portfólio de produtos, inclusive personalizados, além de ser pioneira no desenvolvimento do aparelho auditivo intracanal, que é menor e menos perceptível do que os aparelhos tradicionais, e, ainda, soluções invisíveis, que permanecem na segunda curva do canal auditivo, sendo praticamente imperceptíveis.
Saiba Mais
A Starkey do Brasil faz parte da Starkey Hearing Technologies, que engloba, também, as marcas Starkey, NuEar, MicroTech AudioSync, além da Starkey Hearing Foundation, dedicada a promover missões globais com o objetivo de levar mais de 1 milhão de aparelhos auditivos para pessoas necessitadas