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Futuro 3D: Holodeck na prática: visualização 3D com holografia eletrônica

por Agência Canal Veiculação

Já imaginou entrar literalmente na tela de um game ou fazer parte do seu cenário ao redor do jogo? Isso não é mais fantasia e muito menos temas de filmes de ficção ! Estamos a pequenos passos de toda esta tecnologia futurística se tornar realidade.

Comunicação ultra-realística

”]Um grupo de cinco pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologias de
Informações e Comunicações, do Japão, construiu o mais completo sistema
holográfico já visto até o momento.

Kenji Yamamoto e seus colegas reuniram uma série de tecnologias, incluindo a
holografia eletrônica e sensores de mapeamento de raios de luz, para construir
um sistema visual 3D completo em ambiente natural.

O experimento é um passo significativo para a demonstração das capacidades
das comunicações ultra-realísticas à distância, levando a chamada telepresença a outro nível – um
nível mais próximo das imagens holográficas e outros “holodecks” visto em filmes
de ficção científica.

A holografia tradicional é uma
tecnologia que reconstrói a luz de forma a simular a presença do objeto a ser
mostrado, projetando as imagens em uma tela holográfica.

Já a holografia eletrônica usa um sistema informatizado para simular cada
parte da projeção holográfica. Isto a torna muito mais intensiva em recursos
computacionais, mas sem maiores entraves tecnológicos.

 

Holografia eletrônica

”]O novo protótipo de holografia eletrônica avança em várias áreas, incluindo a
eliminação das interrupções de luz, o aumento do campo de visão e a captura dos
dados para construção do holograma em luz natural.

A câmara holográfica construída pelos pesquisadores japoneses usa um conjunto
de nada menos do que 300 câmeras digitais, dispostas com um intervalo de 1,22°
(pouco mais de 3 centímetros uma da outra) em um círculo de três metros de
diâmetro.

São essas câmeras, todas apontando para o centro da câmara, que capturam as
informações do objeto a ser “holografado”.

No primeiro experimento, os cientistas usaram uma boneca, uma vez que um
objeto estático ajuda a refinar seus algoritmos de tratamento de imagens. No
próximo passo, eles pretendem apresentar resultados com uma pessoa em
movimento.

Informações dos raios de luz

Os dados de todas as câmeras precisam ser adequadamente mesclados e
interpolados por meio de processamento de sinais, produzindo o que os
pesquisadores chamam de “rede superdensa de informação dos raios de luz”.

”]Segundo eles, esta é a primeira vez que se obtém um resultado com grande
“redução de erros visíveis” nesse tipo de processamento.

Uma solução interessante para a geração da imagem 3D real a partir das
câmeras 2D foi encontrada na chamada “transformação projetiva”: a profundidade é
tratada como um plano. “Esta estimativa não é apropriada, mas a qualidade da
imagem foi sem nenhuma dúvida decente,” escrevem os pesquisadores.

Mas eles não se mostraram satisfeitos com a qualidade do holograma.

Segundo os pesquisadores, com a quantidade de informações disponíveis na sua
“malha superdensa de informações de raios de luz” há potencial para
melhorias.

“A qualidade da imagem sintetizada foi decente, mas a reconstrução 3D do
holograma não foi. Nossa pesquisa futura pretende superar essas limitações,”
afirmam.

Bibliografia:

3D visual system using
electronic holography

Kenji Yamamoto, Yasuyuki Ichihashi, Takanori Senoh,
Ryutaro Oi, Taiichiro Kurita
SPIE
24 August 2011
DOI:
10.1117/2.1201108.003779

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