Home Mídia Corporativa Tablets são uma nova oportunidade para gerar rendimentos para jornais e revistas

Tablets são uma nova oportunidade para gerar rendimentos para jornais e revistas

por Agência Canal Veiculação
Os jornais e revistas que estavam acostumados a ver suas bases de assinantes diminuírem, perceberam a oportunidade de conquistar novos leitores com a chegada do iPad e em seguida de diversos outros tablets. Só em 2010 foram vendidos 18 milhões de tablets no mundo. No Brasil, a estimativa é de terminar este ano com a venda de 1 milhão de itens.
A corrida para ocupar um espaço, inicialmente, na App Store fez com que muitos editores se mobilizassem para ter suas publicações disponíveis nessas lojas o quanto antes. Em todo o mundo, a App Store tem disponível 450 mil aplicativos diversos, que vão desde games a jornais e revistas. O novo mercado oferece a oportunidade de mudar a rentabilidade dos jornais e revistas com uma nova base de assinaturas e publicidade digital.
No fim da década de 90, quando a internet comercial dava os primeiros passos no Brasil, os banners em sites de jornais e revistas eram oferecidos como brindes. O mercado se acostumou a não reconhecer a mídia online com prestígio e isso reflete nos investimentos até hoje. “Definitivamente, esta parece não ser uma boa referência de modelos de negócios. Temos a oportunidade de olhar para os tablets, de uma maneira muito revolucionária e inusitada”, diz Youssef Mourad, CEO da Digital Pages, empresa especializada em publicações digitais em multiplataformas.
A publicidade online não gera rentabilidade suficiente ou satisfatória para os jornais e revistas. As vendas de espaços publicitários nas versões impressas geram receitas superiores aos números de venda de banners por CPM (Custo Por Mil impressões). Mas é fato que as ações em mídia digital vêm ganhando peso. Só no mês de março deste ano, 4,64% do bolo publicitário foi destinado à mídia digital, enquanto no meio impresso, os jornais alcançaram 12,9% e as revistas 6%. No entanto, a participação dos jornais caiu de 21,2% em 2001 para 12,4% em 2010, enquanto a internet saltou de 1,5% para 4,6% no período de 2001 a 2010. Um Estudo da PriceWaterHouseCoopers apresentou um faturamento de US$ 150 milhões em versões digitais de jornais na América do Norte, em 2010.
A publicidade na mídia digital cresce ano a ano. Mas para não cair no mesmo erro das vendas de banners, o aplicativo precisa ser planejado e bem definida sua verdadeira vocação. Se o aplicativo for entregar a edição fac-similar da versão impressa, vale considerar que este modelo preserva o conceito papel/tablet, seguindo a edição de começo, meio, fim e data. Neste caso, a edição é passível de cobrança como exemplar avulso, ou assinatura e a publicidade pode ser explorada pela mesma prática da versão impressa do jornal ou revista.
No entanto, se o aplicativo apenas entregar o conteúdo do site, jornais e revistas devem ter a consciência de que o objetivo de negócio passa a maximizar audiência e explorar espaços publicitários na lógica dos banners vendidos por volume de impressões. “Como o iPad também tem o Safári onde o site pode ser acessado, oferecer dois caminhos para o mesmo lugar no dispositivo, acaba gerando redundância de esforço e confusão para o leitor.” ressalta Mourad.
Digital Pages
Há mais de 10 anos no mercado, a Digital Pages é pioneira e líder brasileira especializada em publicações digitais em multiplataformas. A empresa é provedora das melhores soluções em editoração, organização, enriquecimento, comercialização, distribuição e leitura de publicações em meios digitais como desktop, tablets, smartphones ou TVs. Sua atuação consultiva no modelo de negócios com foco na rentabilidade de cada perfil de publicação, garante à Digital Pages grandes clientes como: Editora Abril, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, O Globo, Valor Econômico, Abril educação, Pearson Educations, Avon, entre outros. É responsável pelo desenvolvimento dos acervos das revistas Veja, Quatro Rodas e do jornal Folha de S. Paulo. Revistas, jornais, livros, catálogos e relatórios são perfis de publicações contemplados pela plataforma.
www.digitalpages.com.br

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações