Crianças do Brasil passam 50% de tempo a mais na internet do que a média global
Enquanto enciclopédia de acesso fácil e repleta de informações constantemente atualizadas, a internet pode ser uma ferramenta muito útil para o aprendizado de crianças e adolescentes nos mais variados âmbitos.
Segundo levantamento feito pela Viacom em 2017, crianças brasileiras entre 2 e 5 anos passam 50% a mais de tempo semanal na internet do que a média global.
As consequências de começar a usar a internet tão cedo se refletem nas preocupações dos pais quanto à formação que seus filhos terão e ao tipo de informação que eles têm acesso.
Enquanto a média mundial é de 21 horas semanais, as crianças brasileiras passam 42 horas navegando na internet
De acordo com o CGI, Comitê Gestor da Internet no Brasil, só no ano passado 25 milhões de crianças, entre 9 e 17 anos, tiveram acesso à internet, mais de 90% disseram visualizar conteúdo no celular e, mais de 70% afirmou utilizar mais de uma vez por dia.
Entretanto, há disparidades sociais e econômicas quanto ao acesso nas diferentes regiões do país.
Na região Sul, por exemplo, 93% das crianças têm acesso à internet, enquanto na região Norte esse número é de apenas 77%. Esses dados referem-se especificamente ao acesso em casa.
O Cuponation, plataforma de descontos pertencente à alemã Global Savings Group, compilou num infográfico interativo o ranking de acesso das crianças por região do país.
42 horas semanais
São aproximadamente 42 horas por semana em frente as telas.
A pergunta que fica é: o que eles fazem enquanto navegam na rede?
A pesquisa TIC Kids Online Brasil apontou dados da usabilidade dos pequenos.
51% dos jovens utilizam a rede para se inteirar das notícias e manterem-se atualizados.
Esse dado aponta um aumento de 17% em comparação com 2013, quando apenas 34% usavam a internet para esse fim.
Entretenimento
No campo do entretenimento, 8 em cada 10 crianças afirmaram usar seus dispositivos para envio de mensagens instantâneas.
Mais de 70% usa o tempo navegando em plataformas de vídeo, música e outras redes sociais.
Para além das redes de comunicação e de notícias, 76% dos entrevistados disseram usar a internet para realização de pesquisas para trabalhos escolares.
Confira o infográfico interativo com a lista das principais atividades realizadas online.
Este uso com fim educativo relaciona-se com o posicionamento dos pais brasileiros.
Pesquisa Viacom
No levantamento da Viacom, 66% afirmaram que seus filhos são muito propensos a utilizar plataformas como o Youtube para consumir conteúdo pedagógico.
72% dos pais entrevistados acreditam que a internet pode tornar seus filhos mais inteligentes.
Na pesquisa do CGI, 70% dos pais disseram acreditar que as crianças têm um acesso com segurança. Todavia, esta percepção pode se dar porque eles próprios não sabem como usar a rede.
Um monitoramento adequado pode proporcionar à criança ou ao jovem mais aprendizado, além de um espaço mais democrático para exposição de seus ideais.
No levantamento da Cetic, 40% dos entrevistados declararam se conectar para conversar sobre assuntos como cultura.
E 36% desses participam de grupos para discussão de temas assim.