5 técnicas AntiSpam para a sua empresa
E-mails spam são um problema que afetam todas as pessoas e empresas, lotando a caixa com mensagens indesejadas e que podem acabar com a sua produtividade.
Essas mensagens podem ser desde propagandas não-autorizadas a iscas para contaminar a máquina com vírus ou para obter informações sigilosas como dados de contas bancárias e senhas.
Porém, há algumas técnicas AntiSpam que as empresas podem adotar para minimizar o problema.
São elas:
Filtro de verificação
Uma das principais armas AntiSpam, o filtro de verificação consegue detectar e criar um banco de dados que reúne pontos em comum entre as mensagens spam.
Com esses dados, o filtro reconhece as possíveis ameaças e sinalizam a possibilidade da mensagem ser um spam.
Filtro por DNS e países
O recurso conhecido por “blacklist” registra os servidores que enviam spams.
Sempre que a sua empresa receber uma mensagem, o filtro vai checar se o remetente não está cadastrado nessa lista.
Esse método AntiSpam também permite o bloqueio por países conhecidos pela prática.
Autenticação
Outra técnica muito utilizada é a autenticação, que só permite o recebimento de mensagens enviadas por remetentes autenticados.
Essa autenticação é feita por DNS, julgando que a mensagem tem menor chance de ser spam.
Filtro híbrido
O filtro híbrido tem verificação de diversos fatores, como a presença de palavras bloqueadas, o DNS emissor, o país de origem, entre vários aspectos aos quais são atribuídos pontos.
Quando a mensagem alcança uma certa pontuação, é barrada pelo filtro.
Filtro baseado em relatos
Esse filtro funciona com base na experiência dos funcionários. O sistema avalia a interação dos usuários com as mensagens para determinar se o e-mail é spam ou não. Todas as mensagens marcadas como spam serão automaticamente encaminhadas para essa pasta.
O Cloudmark é uma excelente alternativa para aumentar a segurança dos dados da sua empresa, pois funciona como AntiSpam e também como antivirus para e-mail, evitando a invasão e vazamento de informações.