Dicas para treinar o inglês do seu filho em casa
Aprender inglês ainda na infância é importante para facilitar a fluência na língua na fase adulta para ele .
Pesquisas apontam que crianças são propensas a aprender mais rápido e também absorvem mais conhecimento, o que faz do ensino do inglês na infância um investimento estratégico para o futuro.
Todos querem que seus filhos sejam capazes de falar um bom inglês na vida adulta e quem sabe até obter certificados de fluência.
Porém, crianças não vislumbram o futuro de forma tão clara e objetiva quanto os adultos e a maioria não compreende a necessidade de se dedicar para aprender uma segunda língua.
O estudo pode ser mais estimulante se os pais criarem meios para que os filhos tenham contato com o idioma fora da sala de aula.
De forma geral, o ensino deve ser tratado como algo prazeroso.
Entre as dicas, inserir o inglês no dia a dia, em atividades de que a criança gosta, gera os melhores resultados.
Mostre interesse e estimule
Perguntar à criança o que ela aprendeu no dia da aula é uma forma de mostrar interesse.
Não é preciso ter fluência no idioma para repassar a lição do dia com seu filho.
A dica é utilizar sempre palavras de incentivo para que os pequenos fiquem animados em aprender mais. Fazer um teste de nivelamento de inglês dá mais confiança para o pai e a mãe que querem ajudar no aprendizado dos filhos.
Praticar inglês em casa durante alguns momentos também pode ser uma boa estratégia, principalmente se for abordado o conteúdo da última aula.
Isso pode ser feito no momento de chamar para as refeições, ou no pedido para recolher os brinquedos ou livros espalhados.
O objetivo desse exercício é tentar levar para o dia a dia o uso da língua estrangeira, mostrando que é possível aproveitar o vocabulário em atividades rotineiras.
Os pais também podem criar uma hora do inglês, uma espécie de jogo em que só é permitido falar inglês durante um tempo.
Mesmo que o pai ou a mãe não seja fluente, será algo divertido para ambos.
Crie uma rotina de estudos de inglês
Crianças que têm uma rotina de estudos se dão bem em qualquer disciplina, incluindo inglês.
Quem aprende uma língua estrangeira deve estudar em casa pelo menos duas vezes por semana. Criando uma rotina com revisão das lições e solução das tarefas para casa, o aprendizado fluirá melhor e os avanços serão rapidamente notados.
Estudar com a criança ou acompanhar de perto como ela se desenvolve com o inglês é importante para valorizar os progressos.
Jogos, filmes, livros e músicas em inglês
Crianças adoram produtos culturais diversos como jogos, filmes, livros e músicas, que podem ser grandes aliados no aprendizado da língua inglesa.
Jogos eletrônicos permitem configurar a língua inglesa como idioma padrão e a criança logo vai aprender que “jump” significa “pular”, “left” é “esquerda” e “right” é “direita”, por exemplo.
Assistir a filmes e séries em inglês também é uma boa opção.
No começo, a criança pode ficar um pouco incomodada em ver todo um filme em outra língua, mas é importante tentar, pois isso ajuda a tornar o idioma mais familiar.
Cantar em inglês também é excelente para fixar e aumentar o vocabulário.
Músicas infantis ou de letras simples, com refrões repetitivos costumam ser bem aceitas.
Tente Yellow Submarine dos Beatles.
Os pequenos vão adorar!
Substituir livros em português por suas versões em inglês auxilia principalmente na leitura, mas também ajuda a enriquecer o vocabulário escrito e a ortografia.
É fácil encontrar Peter Pan ou Alice no País das Maravilhas em outros idiomas, por exemplo o árabe.
Evite traduções
É animador ver que a criança já sabe todas as cores na lingua e fazê-la repetir parece ser um bom exercício e na real éerrado.
Mas evite pedir que os pequeninos traduzam palavras, pois essa atividade tende a bloquear o aprendizado de uma segunda língua.
Se a criança disser que a cor da cadeira é “red”, não responda que é “vermelha”.
Com essas dicas, estimular a língua inglesa ainda na infância se torna uma tarefa fácil e divertida tanto para os pais quanto para os filhos.