Esportes radicais para se praticar no litoral
Em um país como o Brasil, conhecido por sua fauna e flora estonteantes, uma das partes mais divulgadas e que geram vontade de se conhecer é a zona litorânea do país.
Para os fãs de esportes radicais, o litoral oferece uma série de possibilidades de atividades interessantes com um jet ski.
Pensando em mar e rio, opções como surf e canoagem estão entre as mais buscadas, e podem ser ainda melhor aproveitadas ao contar com meios que facilitem a locomoção do turista esportista, como o jet ski sea doo ou o sea doo spark.
No Nordeste
O litoral do nordeste, por exemplo, possui locais específicos para a prática de esportes radicais, como o surf e o kitesurf.
Em São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte, exatamente na esquina do Brasil, os ventos alísios garantem que o local seja perfeito para a prática do kitesurf.
No mesmo estado, porém no litoral sul desse estado, a Praia do Amor, em Pipa, reduto de estrangeiros e apreciadores da cultura despojada de uma cidade praiana, campeonatos de surf agitam certas épocas do ano, reunindo fãs da modalidade.
Em ambos os esportes, a utilização de um jet ski faz toda a diferença, já que são práticas realizadas no mar.
Mata Atlântica
Como a zona litorânea ainda abriga o que restou da Mata Atlântica, os fãs das trilhas ecológicas e arvorismo se encantam ao percorrer as matas fechadas, mesmo que dentro dos centros urbanos.
No Rio de Janeiro, por exemplo, a Floresta da Tijuca compreende uma área de cerca de 3.972 hectares, permite que sejam feitas trilhas como a da cachoeira das Almas, que inicia na entrada do Parque, no Alto da Tijuca, e permite se banhar na cachoeira, único local onde o banho é permitido e tem duração de cerca de cinco horas.
Pertencente ao mesmo Parque, a trilha da Pedra Bonita, é leve e tem uma subida de apenas 30 minutos, garantindo uma visão da Zona Sul da capital carioca.
O local possui uma rampa de voo de livre, na qual os visitantes conseguem observar os praticantes de asa delta.
Ilha grande
Além disso, há no estado do RJ um local fabuloso e quase inóspito, destino certo de quem curte o universo radical e gosta de se perder em meio à natureza.
Ilha Grande, local quase isolado no qual só se chega de barco, é um local perfeito para ser explorado com a ajuda do jet ski sea doo, por exemplo.
Eles auxiliam a locomoção e a tornam mais prática e segura, evitando imprevistos no contorno aquático da região.
Já em Paraty, também no Rio de Janeiro, a praia de Saco de Mamanguá permite a realização de trekking e canoagem.
Além disso, há expedições que podem ser feitas de caiaque, e podem contar com a supervisão de um acompanhante em jet ski, por exemplo, para evitar qualquer imprevisto e ser mais ágil na resposta para alguma questão.
É importante também escolher modelos de qualidade para que o que era a solução não se torne o problema.
A calmaria da caminhada
Para os com menos disposição, realizar caminhadas apenas apreciando a natureza e as belezas locais é uma opção muito interessante também.
Há quem goste de correr, tanto na praia quanto na mata fechada, como a Mata Atlântica, por exemplo, caso haja trilha para tal.
Segurança
Alerta-se, no entanto, que atividades radicais devem ser sempre pensadas com calma antes de sua realização, e pedem que a segurança seja elemento primordial na garantia da diversão do passeio e na responsabilidade de cada um.
Independentemente do estilo de esporte radical praticado, deve-se sempre estar atento às medidas de segurança e usar equipamentos que facilitem a vida de todos, e garantam a menor possibilidade de ocorrência de problemas.