A Amazon anunciou ontem a compra da farmácia online PillPack.
A Amazon anunciou ontem, 28 de junho, sua incursão no varejo farmacêutico com a compra da rede online PillPack.
A empresa farmacêutica baseada em Boston (EUA) atua na entrega em domicílio de doses diárias pré-selecionadas de medicamentos prescritos.
De acordo com Jeff Wilke, diretor executivo de consumo mundial da Amazon, a PillPack apresenta uma combinação de experiência em farmácia com foco em tecnologia.
“Nosso objetivo é ajudar a empresa a aperfeiçoar o serviço de modo a reduzir o tempo da entrega dos produtos farmacêuticos”, ressalta.
Aperfeiçoar o sistema
Embora as lojas físicas possam sentir os efeitos da concorrência da Amazon, as maiores batalhas provavelmente serão travadas pelas farmácias que entregam medicamentos por correspondência.
Elas atendem pacientes com doenças cardíacas, que consomem remédios para controle de pressão arterial e colesterol, por exemplo, e são administradas por gestoras de benefícios de medicamentos,como a Express Scripts e a CVS Health .
O valor da operação não foi divulgado, mas fontes consultadas pela agência Bloomberg estimam o negócio em US$ 1 bilhão.
Impactos na concorrência
O anúncio resultou em perdas de US$ 19 bilhões no valor de mercado de grandes grupos atuantes no setor, enquanto a Amazon registrou alta de US$ 5,2 bilhões.
As ações da CVS Health e da Walgreen Boots Alliance caíram, respectivamente, 8% e 10%.
Os impactos estenderam-se para atacadistas de medicamentos, entre as quais McKesson, Cardinal Health e AmerisourceBergen.
O canal farma é complementação do segmento saúde
A aquisição da PillPack é o mais recente esforço da Amazon para avançar no canal farma e no segmento de saúde.
A notícia surge uma semana depois que a joint venture formada pela Amazon, Berkshire Hathaway Inc. e JPMorgan Chase & Co (JPM.N), com o focado voltado para a área saúde e de assistência médica, indicou http://atulgawande.com/ como diretor executivo.
Fonte: Panorama Farmacêutico