A produção de qualquer material gráfico requer cuidados desde a criação do conteúdo e layout até ao tipo de impressão e acabamento indicado para aquele produto.
E, para que esse processo ocorra de forma natural, é necessária a contratação de profissionais e/ou empresas especializados que auxiliarão em todas essas etapas até o produto final.
Ademais, com os avanços tecnológicos da indústria gráfica permitiram que profissionais e empresas de diversos setores produzissem facilmente seus;
Materiais impressos como livros e apostilas para consumo em seus projetos de pequeno e médio por porte.
A partir disso, muitos desses profissionais e empresas deparam-se em um novo empate, como administrar e distribuir os materiais gráficos para chegar até o destino final?
Eis que surgi duas novas etapas:
A administração de materiais e a logística que garante a eficiência e sucesso na produção, no controle;
Na armazenagem e na distribuição dentro do time e quantidade exata.
Administração de material gráfico x logística: como fazer e vantagens
Para evitar o extravio e deterioração dos impressos é fundamental armazená-los em um local apropriado, seguro e que preserve a qualidade.
A administração e armazenamento do material podem ser feita por você ou – o que é o mais indicado – contratar uma empresa especializada.
E, para que um local de armazenamento esteja adequado para receber os impressos, deve conter algumas das seguintes características:
- Embalo de livros em polipropileno biorientado;
- A limpeza do piso deve ser realizada apenas com aspirador de pó;
- Caixas devem ser estocadas em pallets de madeira e sem saliências;
- No máximo 6 caixas empilhadas;
- A temperatura do local deve ser mantida entre 20 e 25ºC, com a umidade do ar entre 35 e 55%.
Essas são alguns pontos importantes para manter a qualidade dos impressos.
Contudo, para ganhar dinheiro com seus impressos é preciso entregá-los aos clientes e, a partir disso;
É aplicado à logística, sendo que uma logística eficiente deve ser observada como o prazo de entrega, o custo e a qualidade (extravio ou perda de livros) são organizados para atender as demandas da empresa e exigências do mercado.
Administração de materiais e logística: o sucesso do negócio
O processo de correta administração de materiais e logística eficiente é complexo e exige sistema de informação;
Catalogação dos materiais, ambiente próprio para armazenagem, estudo de rotas, frotas, funcionários e entre muitos outros fatores.
É fácil perceber quanto o alto investimento financeiro envolvido na administração de materiais gráficos e logística que poderiam ser aplicados na produção dos impressos, captação de clientes, marketing e vendas, fatores que gerariam receita para o negócio.
Por isso, muitas empresas afirmam que terceirização desses processos é o sucesso do negócio.
Abaixo, listamos as principais vantagens da contratação de uma empresa de administração de matérias gráficos e logística:
- Ambiente adequado para armazenamento dos materiais impressos;
- Redução de despesas de funcionários;
- Compartilhamento e redução de custo;
- Profissionais especializados;
- Qualidade e Cumprimento dos prazos de entrega.
O que achou deste conteúdo sobre administração e logística de materiais impressos e como podem influenciar no sucesso de um negócio?
Compartilhe com seus amigos.