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Chatbots é tendência para comodidade no comércio

por Paulo Fernandes Maciel
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Chatbots: a tendência para experiências de compra mais cômodas e customizadas.

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Com opção de pagamento embutida, chatbots acabam com a necessidade de sair do aplicativo de mensagem para conseguir completar a compra.
A forma como uma marca deve se comunicar e interagir com seus clientes mudou muito ao longo dos últimos anos, especialmente por conta das redes sociais.

De acordo com a consultoria de pesquisa Luth Research, 47% das pessoas pertencentes à geração Y,;

Com idades entre 18 e 34 anos, utilizam as mídias sociais inclusive como parte de sua jornada de compras online.

Além de uma experiência mais intuitiva, rápida e dinâmica, as empresas precisam e procuram oferecer a seus clientes métodos de tornar o vínculo mais íntimo.

Canais de acesso rápido são primordiais para tornar a experiência do consumidor mais dinâmica;

Reduzindo a quantidade de etapas no ciclo do comércio eletrônico e, ao mesmo tempo;

Estreitam o relacionamento estabelecido entre cliente e marca.

Buscando atender essas duas questões, além de agilizar e automatizar a comunicação, a ferramenta que conquista cada vez mais terreno nos negócios são os chatbots.

Especialmente os integrados ao varejo, sem necessidade de acessar um segundo aplicativo para efetuar uma compra na Internet.

Este serviço é positivo para as empresas, pois com os pagamentos incorporados diretamente nos bots;

Os consumidores não precisam sair do aplicativo de mensagem para conseguir completar a compra;

Resultando muitas vezes em maiores taxas de conversão de vendas online.

Como funciona o chabot na prática?

 

Por meio do chatbot, o usuário consegue não apenas tirar dúvidas ou fazer consultas, mas tomar conhecimento de serviços extras de uma marca.

A experiência é a mais próxima possível de uma troca de mensagens com uma pessoa real.

O desenvolvimento dos bots é baseado em regras que são definidas por fluxogramas, ou seja;

Dependendo do tipo de resposta dada pelo usuário, o chatbot segue por um determinado caminho ou outro.

A maioria dos bots apresentam sugestões de respostas para quem os utiliza. Assim, eles conseguem seguir o fluxograma à risca.

Quando uma resposta dada pelo usuário não está prevista na programação, os chatbots tendem a recomeçar o processo ou informam que não compreenderam a mensagem enviada e pedem que outra resposta seja dada.

Assista ao vídeo que simula uma compra por meio de chatbot, clicando no link. do Youtube.

 

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https://www.youtube.com/watch?v=6xsjGoV-jOY

Graças à Inteligência Artificial (IA), os chatbots têm a capacidade de aprender com perguntas ou respostas fornecidas pelos usuários, de forma que, no futuro, o serviço esteja ainda mais adaptado e completo.

Assim, as empresas economizam tempo e podem otimizar o atendimento aos clientes;

Ativado por 24 horas se necessário, o que torna a satisfação do usuário ainda maior.

 

Várias empresas já utilizam

A companhia aérea KLM, por exemplo, oferece atendimento via chatbot aos passageiros.

A partir do momento da compra, toda a documentação da viagem, check-in, aviso de atraso de voo;

Pedido de troca de assento e cartão de embarque são disponibilizados dentro do chatbot;

E o passageiro ainda pode tirar qualquer dúvida que tiver por meio de mensagens, pois o bot faz atendimento 24/7.

Os chatbots também podem atender pontualmente as grandes datas do varejo.

Na Black Friday de 2016, a Casas Bahia acionou seu bot no Facebook Messenger para, primeiramente;

Coletar dados dos consumidores interessados em aproveitar os descontos e identificar quais suas categorias de interesse.

O segundo passo foi disparar as ofertas através do chatbot e permitir a realização das compras no mesmo canal.

A ação registrou a troca de 1,93 milhão de mensagens durante os dias de promoção.

Solução para pagamentos em chatbots

Pensando exatamente na utilização da IA aplicada ao comércio eletrônico e nos pagamentos incorporados aos chatbots;

O Ingenico Group, líder global em pagamento integrado, investiu na Joinedapp, start-up norte-americana;

Cuja tecnologia de chatbot foi testada por meses pela Ingenico.

Por este motivo, a disponibilidade para uso da ferramenta é imediata, inclusive em países da América Latina, como Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru.

A IA da Joinedapp permite uma solução de comércio eletrônico de ponta a ponta e sem atrito:

O chamado comércio conversacional.

Os consumidores conseguem se conectar, navegar e pagar, tudo isso dentro do aplicativo de mensagens.

A solução é compatível com todos os principais aplicativos de mensagens;

Como Facebook Messenger, Line, Telegram, Kik, Skype, Slack e WeChat, permitindo que lojistas criem uma experiência de usuário para o bot de mensagens e;

Em seguida, a implementem em todas as redes.

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